Conheça tudo sobre o Passeio ao Povoado Tapuio – Lençóis Maranhenses

Tempo de leitura: 6 minutos

Conheça tudo sobre o Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharHá algum tempo temos publicado aqui no blog diversos conteúdos sobre os Lençóis Maranhenses. Essa série é resultado de uma viagem pela Rota das Emoções que nós fizemos durante 11 dias em Agosto de 2019. Está tudo registrado nos stories e no feed do nosso perfil no Instagram e também em nosso canal no YouTube — confira!

Hoje, queremos lhe mostrar todos os detalhes sobre o passeio ao Povoado Tapuio, uma localidade com muita beleza natural e muitas histórias interessantes. 


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

A aventura ao Povoado Tapuio foi realizada durante uma manhã. Nesta programação, fomos ao encontro dos segredos, digamos, um pouco mais profundos dos Lençóis Maranhenses

Confira!

Sobre os Lençóis Maranhenses

Conheça tudo sobre o passeio de Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos TrilharParque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O nome deste parque remete às suas imensas extensões de dunas, que se parecem mesmo com lençóis espalhados por toda a paisagem; eles se estendem por 70 km ao longo da costa e até 50 km para o interior. 

Localizado a meio caminho entre São Luís e a fronteira com o Piauí, é um lugar espetacular, principalmente entre maio e setembro, quando a chuva filtrada pela areia forma milhares de piscinas e lagos cristalinos entre as dunas. 

Andando por essa paisagem, você sente que está sonhando. É realmente uma maravilha da natureza. As piscinas são criadas pelas chuvas anuais transportadas do rio Amazonas nas proximidades e por zonas úmidas do interior. 

As chuvas varrem as dunas, rolam e se acumulam nas bacias, sendo filtradas e deixando água fresca incrivelmente clara. Esse acúmulo de água da chuva é realmente bastante normal, mas o fato de acontecer sobre dunas de areia a torna única.

Como chegar nos Lençóis Maranhenses

Partindo desde a capital São Luís, o transporte pode ser realizado via ônibus, visto que os terminais rodoviários oferecem inúmeras opções de ônibus até a localidade com saídas diárias, ideal para os visitantes que desejam realizar os passeios por conta própria. 

Outra opção para quem desembarcou em São Luís, é o aluguel de automóveis que permite aos visitantes uma visita com maior liberdade para explorar a região e as belezas naturais presentes no trajeto entre a capital e os Lençóis Maranhenses. 

Barreirinhas

Conhecido como o principal ponto de parada, Barreirinhas impressiona em tudo. A infraestrutura do local apresenta pontos positivos, as opções de transporte e empresas que oferecem serviços para os diversos pontos turísticos também oferecem uma gama de opções aos visitantes e está próxima aos principais lugares que você precisa conhecer.

Povoado Tapuio

Sobre o Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharO trajeto realizado sobre as águas do Rio Preguiças conduz os visitantes a muitas surpresas. 

Entre as belezas pelo caminho, encontramos o famoso povoado do Tapuio, uma região situada às margens do rio que preserva inúmeras traduções. 

Entre os costumes ainda vivos no povoado, nos deparamos com mulheres lavando roupas à beira do rio, águas que também servem de entretenimento para a maioria das famílias que residem ali.

É um lugar bucólico e bastante bonito. Vale a pena conhecer!

Sobre o passeio ao Povoado Tapuio

Saindo de Barreirinhas - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharAssim como no passeio do Rio Preguiças, fomos até o cais da Beira Rio para pegar o barco que nos levou até o Povoado Tapuio. Dessa vez fomos no sentido contrário do rio.

Na lancha do Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharO passeio ocorreu numa manhã e nos apresentou aos costumes ainda preservados desta comunidade que vive a cerca de apenas 30 km de Barreirinhas e muito tem para impressionar aos que vivem ali. Levamos cerca de 10 minutos para chegar até o local, em um passeio bem agradável por belas paisagens.

Casa de Farinha

Vista do Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharEntre as surpresas que o local reserva, a comunidade é muito conhecida pela produção artesanal de farinha de mandioca, processo que os visitantes podem conhecer em detalhes durante a visita à Casa da Farinha, um dos principais pontos de visita no local.

Recepção do José Maria no Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharAssim que chegamos fomos muito bem recebidos pelo José Maria e já fomos para a Casa de Farinha para receber uma verdadeira aula sobre como é feita a preparação da farinha de mandioca. Ficamos encantados com todo o conhecimento passado e na facilidade de entendimento com a explicação.

 

Casa de Farinha - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharNa Casa da Farinha, o curioso é ver as técnicas de produção herdadas dos índios Tapuio, os nativos da região. É um processo manual, onde eles cortam a mandioca em pequenos pedaços e a esfregam sobre uma espécie de peneira de metal. Os produtores são bastante receptivos e contam a história e fazem demonstração da técnica. 

Descascando mandioca - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharA primeira etapa do processo é descascar as mandiocas, logo em seguida leva para o Catibu pra ralar, depois põe na tapiti para desidratar toda a massa e tirar a goma da tapioca.

Produção da Farinha - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharDepois a massa será peneirada e, por último, levada ao forno para ser transformada em farinha. Ainda tivemos a oportunidade de provar a farinha assim que ela ficou pronta, uma delícia.

Farinha no forno - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharNo local você ainda pode tomar banho de rio e relaxar bastante antes de voltar para Barreirinhas, foi o que fizemos. Ainda desfrutamos de um delicioso almoço feito pelo pessoal da Casa de Farinha e compramos alguns doces diferentes preparados por eles.

Comidas e artesanatos - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharSe você quiser ir até o local você pode ir até o cais da Beira Rio e conversar com um barqueiro para ele te levar, entrar em contato com o Zé Maria ou até falar com a agência que você está fazendo os passeios pela região.

Quanto tempo dura o passeio ao Povoado Tapuio e o que levar

Banho de rio - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharO trajeto pode ser realizado durante uma manhã. Dependendo da sua disponibilidade e programação, um dia completo pode ser uma boa maneira de explorar tudo o que esta região tem a oferecer.

O passeio pelo Rio Preguiças pode ser mais confortável se os visitantes levarem itens a serem consumidos e água, visto que muitas localidades não possuem restaurantes ou locais para compra de alimentação.

Qual a melhor época para ir aos Lençóis e fazer o passeio ao Povoado Tapuio

 

Poster da Casa de Farinha - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharDurante o segundo semestre do ano, a partir de julho indo até meados de setembro, a baixa de chuvas é ideal para a visitação, visto que as lagoas armazenam água durante o período chuvoso e os turistas podem aproveitar a região com o bom tempo com a mudança da estação.

Preços

O passeio tem preços que variam de R$ 60,00 a R$80,00 dependendo da altura da visitação. 

Lembrando que em função das alta temporada no segundo semestre do ano, os preços vale a pena conferir as ofertas com antecedência a fim de evitar valores muito elevados para a realização das programações.

Que tal, ficou com vontade de fazer o passeio ao povoado Tapuio em sua viagem para os Lençóis Maranhenses? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *