Conheça tudo sobre os Geysers del Tatio – Deserto de Atacama – Chile

Tempo de leitura: 9 minutos

Conheça tudo sobre os Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

A curiosa formação natural dos Geysers del Tatio constitui uma atração turística muito popular no deserto do Atacama.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Os Geysers são um dos programas mais visitados da localidade; os turistas geralmente ficam impressionados com a força e magnitude da natureza presente no local, ao manifestar-se em diversas formas sob às vistas de quem passa por ali.

E quando dizemos sobre manifestar-se sobre os olhos, nos referimos ao espetáculo natural que ocorre em função das características climáticas do local, formando enormes colunas de vapor sobre as terras do deserto criando uma atração em meio às terras salgadas do Atacama.

Com a gente aqui do Vamos Trilhar não foi diferente. Estivemos na região do Atacama em janeiro de 2020, viagem essa que foi feita em parceria com a Fui Gostei Trips — confira, ao final, mais detalhes e aproveite nosso cupom de descontos.

Nós ficamos realmente muito impressionados com a beleza ímpar do deserto do Atacama. Tanto que registramos tudo em nosso Instagram e também no YouTube; confira.

No post de hoje, vamos lhe mostrar o que você precisa saber sobre o passeio dos Geysers del Tatio antes de embarcar para o Atacama. Confira a seguir!

Como foi nosso passeio aos Geysers del Tatio

Em nossa estadia em San Pedro de Atacama, acordamos bem cedo para essa aventura. Às 5h30, o pessoal da agência já havia nos buscado no Hostel e estávamos na van a caminho dos Geysers del Tatio.

Chegada nos geysers

Chegando aos Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Depois de uma longa jornada (quase 1h30) na estrada, chegamos em uma primeira parada para ir ao banheiro e pagar a entrada para o atrativo. Naquele momento, (janeiro de 2020), pagamos 10 mil pesos chilenos por pessoa — ver cotação do dia aqui!

Em seguida, fomos ver as águas vulcânicas brotando diretamente da terra com temperaturas de cerca de 87 graus em alguns pontos.

Estava frio (+1°), mas geralmente a temperatura é bem mais baixa, demos sorte. De qualquer forma, dava pra ver muito bem a água evaporando.

A diversidade encontrada nos Geysers del Tatio

Diversidade nos Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O parque, que é basicamente mantido pela indústria do turismo, também é um local onde habitam inúmeras espécies de plantas e animais. 

Animais no passeio do Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Desta forma, nem só de vapor vivem os Geysers del Tatio. A região também abriga uma série de raposas, aves andinas e vegetações típicas de locais com esta formação natural bem rara de se encontrar.

Além disso, toda a região possui a identidade dos povos nativos que ali residem, sendo esta uma razão de estar em contato com a cultura local em função das comunidades atacamenhas.

El Assassino

El Assassino - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O grande atrativo foi o Geyser “El Assasino”, que recebeu esse nome por muitas pessoas já terem se machucado nele. Curiosamente, era o geyser que estava soltando mais fumaça no dia que visitamos. 

Principal Geyser El Assassino - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O guia local nos contou que, antigamente, eles colocavam ovos para cozinhar nas águas dos geysers e depois comiam. Hoje, já sabem que não é bom fazer isso devido ao enxofre presente nela.

Tipos de Geysers

Caminhamos por mais de 1 hora pelo local e pudemos contemplar vários tipos diferentes de Geysers (fumaceiro, de barro e manancial). 

Em alguns era muita fumaça, em outros um pouquinho menos e com mais lama. 

O cenário é muito exótico e único, totalmente diferente do que a gente já havia visto antes.

Geyser Fumaceiro

Geyser Fumaceiro - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Geyser de Barro

Geyser Manancial

Como se formam as colunas de vapor

Como se formam as colunas de vapor - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Esta formação natural é originada por um acontecimento natural na região. Em função de fissuras que se encontram na formação da base do solo desta localidade, o encontro dos rios subterrâneos em alta temperatura com as paredes que estão em temperaturas negativas podendo atingir mais de vinte e três graus negativos forma as enormes colunas de vapor que são vistas de cima, desde o Geysers del Tatio. 

Por conta desta formação natural com efeitos que encantam aos turistas, os visitantes podem passear e contemplar esta manifestação da natureza neste lugar também conhecido como um paraíso geotérmico.

Mais de um campo de geysers

Mais de um campo de Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

No local existem dois lados. O lado norte tem cerca de 200 geysers, logo é bem mais visitado por dezenas de pessoas. 

Nós ficamos em outra parte, que só possui 15 geysers; é um pouco mais privado, dá pra aproveitar com mais calma e tem piscina térmica.

Café da Manhã

Café da manhã nos Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Após apreciarmos os geysers, voltamos para o nosso veículo para tomar café da manhã. Estávamos com muita fome. 

Uma dica: como o passeio começa muito cedo, leve um lanchinho também. Vai dar uma enganada no estômago até o momento do café.

No café da manhã tinha disponível ovos mexidos, pães, panqueca de doce de leite ou manjar (como falam por lá), queijo, presunto, frutas, sucos, chás, e muito mais.

Piscina com água dos geysers

Piscina natural dos Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

No fim do passeio, resolvemos encarar com muita coragem o frio. Colocamos nossas roupas de banho e entramos na piscina natural com água de um geyser.

Em alguns pontos, a temperatura chega a 40°C e em outros 20°C. 

Tomando banho na piscina natural dos Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O guia nos disse que só se pode tomar banho ali no máximo por 20 minutos. Mais que isso, a pressão baixa e pode dar dor de cabeça. 

Para sair da água foi um sacrifício, mas o roupão foi fundamental.

Mirante do Rio Putana

Mirante do Rio Putana - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Voltamos para a estrada e fizemos uma parada no Mirante do Rio Putana, onde é possível ver o Vulcão Putana que ainda está ativo, inclusive saindo fumaça.

Este mirante fica às margens de um desfiladeiro, e de lá, é possível ver a antiga trilha inca que segue lado a lado com o Rio Putana. 

É uma experiência bastante inusitada. 

Povoado Machuca

Lagoa com Flamingos - Povoado Machuca - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Em seguida, paramos para apreciar os flamingos em um lago e depois paramos no Povoado Machuca, onde experimentamos espetinho de lhama. Na saída, conseguimos ver uma raposa!!

Comendo espetinho de lhama no Povoado Machuca - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O Pueblo Machuca  é uma pequena aldeia andina com uma vila de mais ou menos 20 casas. Está localizado no altiplano andino, a poucos quilômetros de San Pedro de Atacama.

Ali, a sensação de se estar em um tempo remoto é bastante presente. As casinhas são construídas em um estilo bem simples, com pedras e telhado revestido por uma espécie de palha, ou vegetação seca. 

No alto da vila existe uma igreja de adobe, que é o que mais chama a atenção. Nos telhados das casas e da igreja podem-se ver cruzes enfeitadas com fios coloridos.

Placa do Povoado Machuca - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Uma curiosidade interessante: Machuca é uma cidadezinha matriarcal. Ali, as mulheres ficam muitos meses cuidando da casa, do gado, etc., enquanto os homens vão trabalhar em outras localidades.

Além da experiência de contemplação, os visitantes podem adquirir artigos artesanais construídos com lã de ovelhas, lhamas e alpacas. 

Cactos gigantes de Guatin

Parada em Guatin - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Por último, paramos em Guatin, próximo onde fizemos o Trekking de Guatin e visitamos as Termas de Puritama, para apreciar os cactos bem grandes da região. Todos protegidos e numerados — um mais bonito que o outro.

Cactos gigantes de Guatin - Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

A espécie de cactus presente ali é chamada Cardón. Ela é considerada gigante, pois pode medir até 8 metros de altura e, impressionantemente, viver até 500 anos.

Além disso, também ficamos maravilhados com a vegetação inóspita nas proximidades. Nela, destacam-se as colas de zorro (rabo-de-raposa), folhagens típicas da região, que formam um grande “tapete” na entrada do cânion.

Como chegar aos Geysers del Tatio

A localização com o fenômeno natural se encontra a aproximadamente 90 quilômetros de distância partindo de São Pedro de Atacama. 

Apesar de estar entre um dos passeios mais realizados pelos visitantes, o local está a quase 4400 metros de altitude acima do nível do mar. Portanto, esteja sabendo: o ar é bastante rarefeito e o passeio deve ser realizado com cautela.

Qual o melhor horário para visitar os Geysers del Tatio

Qual o melhor horário para visitar os Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Para aproveitar as famosas cortinas de fumaça em dimensões estratosféricas é necessário sair cedo da cama.

Isso porque o auge das baixas temperaturas no local ocorrem por volta das 5 da manhã indo até 7h30. Ou seja, para a realização deste passeio é necessário se programar com antecedência para aproveitar todas as surpresas e a paisagem inesperada que se formará a cada contato das águas ferventes com as rochas praticamente congeladas.

Dicas para resistir aos mais de 4000 metros de altura

Dicas para resistir à altitude do Geysers del Tatio - Deserto de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Considerando a altitude expressiva do local, é necessário após uma boa noite de sono e estar completamente disposto para caminhar. Apesar de não ser um trecho muito longo, qualquer passo que você dá na altitude é mais cansativo. Logo, a dica é ser bem cuidadoso com seus movimentos e passos para evitar que o soroche apareça.

Neste sentido, é indicado que no dia anterior, refeições leves tenham prioridade no cardápio. Isso ajuda a evitar qualquer mal estar em um lugar que tem tudo para lhe surpreender, não comprometendo a sua passagem por um dos pontos mais cobiçados do Atacama.

Por fim, indicamos fortemente que você e sua turma visitem os Geysers del Tatio acompanhados por um guia local. Isso reduz as preocupações, além das informações preciosas que os profissionais especializados conseguem fornecer sobre as maravilhas do Atacama.

Viajando para o deserto do Atacama com a Fui Gostei Trips

Como você viu, os Geysers del Tatio são realmente impressionantes; nenhum aventureiro pode deixar de visitá-los em sua viagem pelo Atacama. Talvez você esteja se perguntando como pode organizar sua trip para essa que é uma das áreas mais emblemáticas da América do Sul.

Nós fizemos este passeio na modalidade VIP, em meio período, na parte da manhã. O roupão fornecido nesta modalidade, foi muito importante para dar aquele conforto e empurrão final na coragem para entrar na piscina aquecida.

Sugerimos que você faça como a gente aqui do Vamos Trilhar: viaje com a Fui Gostei Trips. Ao escolher a Fui Gostei Trips para sua aventura, você vai contar com roteiros escolhidos a dedo; além disso, a equipe atende em português e dá todo o suporte que os viajantes merecem.

Não importa se você vai sozinho, em dupla ou em grupo; visite o site da Fui Gostei Trips e solicite um orçamento para o pacote de viagens dos seus sonhos. Nós recomendamos muito!

→ Use o cupom de desconto VAMOSTRILHAR10

Que tal, você vai incluir os Geysers del Tatio em seu roteiro de aventura pelo deserto de Atacama? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *