Roteiro da trilha do Morro Caixa de Fósforo – Três Picos – RJ

Tempo de leitura: 6 minutos

Roteiro da trilha do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

A trilha do Morro Caixa de Fósforo é uma entre as tantas disponíveis no Parque Estadual dos Três Picos, que abrange partes dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Nova Friburgo, Silva Jardim, e Guapimirim, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Neste artigo, você vai conhecer detalhes sobre essa aventura e também ter dicas de como desfrutar dessa trilha com máximo proveito. Continue lendo!

O Parque Estadual dos Três Picos

Parque Estadual dos Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Com uma área aproximada de 65.113 hectares, o parque Estadual dos Três Picos é o maior parque estadual do Rio de Janeiro. Ele recebeu esse nome por abrigar o mais imponente conjunto de montanhas graníticas da região. 

O topo mais alto dos Três Picos eleva-se a 2.366 metros acima do nível do mar, sendo o ponto culminante de toda a Serra do Mar.

No Parque Estadual dos Três Picos também encontra-se um dos mais elevados índices de biodiversidade do Rio de Janeiro, sendo considerado pelos estudiosos como o lugar com maior variedade de espécies animais e vegetais do estado. 

O Parque Estadual dos Três Picos também também é conhecido pelo ecoturismo, já que oferece muitas possibilidades de trilhas, escaladas e cachoeiras para aventureiros iniciantes, experimentados e profissionais. 

O Morro Caixa de Fósforo

O Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Com uma altitude estimada em 1803 metros, o Morro Caixa de Fósforo recebeu esse nome porque a pedra que está em seu cume realmente lembra uma caixa de fósforo. 

A pedra, de aproximadamente 10 metros de altura, está equilibrada em uma base fina, desafiando a gravidade. Se vista de certos ângulos, ela se mostra maior do que sua base e ainda fora de centro. 

Do Morro Caixa de Fósforo, o visitante tem uma das vistas mais privilegiadas da região. Ele consegue visualizar o Pico Cabeça de Dragão e outras formações montanhosas do Parque Estadual Três Picos dos Três Picos.

A trilha para o Morro Caixa de Fósforo

A trilha do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

A trilha para o Morro da Caixa de Fósforo começa no Camping do Vale dos Deuses, uma localidade situada na base da Serra do Mar.

Ela exige caminhada de 40 minutos saindo do Camping, entre trechos mais planos, por dentro do Vale dos Deuses, e trechos mais íngremes, que requerem maior preparo para chegar à base da rocha. 

O caminho permite observar de perto a singular formação, além do Vale dos Frades, de um ângulo único. Alguns dados importantes a se saber antes de fazer a trilha do Morro Cabeça de Dragão:

  • Altitude: 2.075 metros
  • Clima: tropical de altitude com temperaturas amenas, com muitas chuvas durante o verão e a primavera
  • Carta Topográfica: Teresópolis e Friburgo.
  • Duração: de duas a 3 horas.
  • Nível: Caminhada leve superior.
  • Atração: Paisagem.

Saindo do camping do Vale dos Deuses

Camping dos Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Para acampar no Camping do Vale dos Deuses, é só continuar subindo mais ou menos 25 minutos pela mesma estradinha até outra porteira que normalmente fica fechada com uma placa “Vale dos Deuses – Propriedade Privada”. Fique tranquilo, é só acompanhar a cerca para baixo até avistar outra porteira menor, que está sempre aberta. 

Passando pela porteira, siga para noroeste pelos caminhos dos bois. Tenha sempre como referência o Capacete (do seu lado esquerdo) e a Cabeça de Dragão à sua frente até chegar ao camping.

A trilha para a Caixa de Fósforos começa ali no Vale dos Deuses. Ela segue para oeste e cruza todo o Vale. É agradável e bonita. 

Andando pelo Vale dos Deuses - trilha do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Depois de uns trinta minutos de caminhada, você vai cruzar um pequeno riacho e continuar no sentido oeste. Cinco minutos depois de passar umas pedras, a trilha dá uma quebrada para sudoeste. 

Caminhada pela trilha do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Nessa altura já é possível avistar a Caixa de Fósforos lá longe. Até ali, a caminhada se dá apenas em campos abertos. A partir dali, a vegetação fica um pouco mais fechada. 

Vista da trilha do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

A trilha continua bem marcada, mas em um determinado ponto ela fica parecendo com uma estradinha ladeada de árvores. Mais alguns minutos e você vai passar por um mata-burro e, depois, por mais um riacho — último ponto do percurso. 

Bifurcação na trilha do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Caminhe nessa estradinha até o início da subida para a Caixa, que é bem fácil de identificar. A entrada é à esquerda. Preste atenção na placa indicando a subida. 

Subida íngreme na trilha do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Beba água, pois a partir dali subida é bem íngreme e pode ser cansativa — inclinação entre sessenta e setenta graus. 

Mirante na trilha do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Após uns dez minutos subindo, você vai ver uma bifurcação para a direita que vai direto para as vias de escalada exatamente debaixo da Caixa de Fósforo. Não entre nela, continue subindo. 

Subida final com corrente na trilha do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Mais uns dez minutos e você vai perceber que a trilha fica ainda mais íngreme. Use a corrente que foi colocada ali para apoiar. Dois minutinhos depois dessa corrente, você vai se encontrar em uma laje bem próxima da Caixa — o melhor visual da caminhada. 

Vista do alto do Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

O visual é de 270 graus. Em primeiro plano está o Capacete e bem ao lado uma visão inusitada dos Três Picos. Bem à esquerda, está a Caixa de Fósforos se equilibrando em sua base, e, mais ao fundo, você vai ver a Cabeça de Dragão.

Morro Caixa de Fósforo - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Dessa laje — aproximadamente 1.780 metros de altitude — até a base da Caixa de Fósforos, é só continuar pelo mesmo caminho. Não tem como errar.

Como chegar ao Parque Estadual dos Três Picos, saindo do Rio

Para chegar ao Parque Estadual dos Três Picos, saindo da capital fluminense, tome a estrada Rio/Teresópolis e, depois, a estrada Teresópolis/Nova Friburgo (RJ-130). Nesta estrada, pouco antes do “Mercado Produtor da Região Serrana”, siga a direção para São Lourenço acompanhando a placa do Colégio IBELGA que fica localizado na entrada do vale Três Picos. Após o IBELGA siga em estrada de terra por 3,5 Km. 

O endereço preciso é: Estrada Teresópolis-Friburgo km 44 — acesso pelo km 46,5 da RJ-130 — Nova Friburgo/RJ. 

O mais indicado é pernoitar por lá, para aproveitar a região em, no mínimo, três dias. Existem diversos refúgios que oferecem dormitório ou área para camping na região.

Como Chegar ao Morro Caixa de Fósforo

→ Saindo de Teresópolis

Pegue a RJ 130 (Terê-Fri) e depois de passar por Bonsucesso e Vieira, no km 46, antes do Mercado do Produtor Rural, entre à direita e siga a indicação das placas Pesagro Rio/Ibelga.  Continue seguindo a placa em direção ao Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga). 

Quando passar pelo Posto dos Amigos tome a esquerda. Mais 4,3 km e você já estará no povoado mais próximo, de onde se avista os Três Picos. Peça informações para chegar até o camping do Vale dos Deuses — ou indicação de pousadas nas proximidades.

→ Saindo de Nova Friburgo

Pegue também a RJ 130 (Terê-Fri) e siga sempre em frente. Você vai passar pelo Campo do Coelho, depois pela Queijaria Escola Suíça e Conquista. Pouco mais de 1 km à frente, à esquerda, vai avistar o Mercado do Produtor Rural. 

Neste ponto, um pouco à frente, entre à esquerda, saindo da rodovia, e daí por diante sega as mesmas orientações citadas acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *