Qual é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

Tempo de leitura: 6 minutos

Lagoa no Circuito Lagoa Azul - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharEntre os destinos mais cobiçados do Brasil, os Lençóis Maranhenses localizam-se no coração do Maranhão. O local que já foi tema de inúmeras produções artísticas, do cinema à TV, e ainda preserva uma beleza única, chamando a atenção dos brasileiros e também de turistas de outras nacionalidades. 

Por apresentar uma formação natural inusitada através da combinação de inúmeros oásis entre um mar de areia, os Lençóis Maranhenses fazem parte do Parque Nacional presente no litoral do estado. 


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Agora, quando é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses? Em que época é mais movimentado? Em quais meses do ano é mais tranquilo viajar para lá?

Neste artigo, nós buscamos responder a todas essas perguntas.

Continue lendo nossas preciosas dicas sobre como este lugar tem potencial para transformar sua visita em uma experiência inesquecível!

O que são os Lençóis Maranhenses?

Lagoas de Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos TrilharOcupando uma área de cerca de 1.555 quilômetros quadrados, os Lençóis Maranhenses estão localizados no estado do Maranhão, no norte do Brasil, e ficam mais ou menos a 4h30 da capital do estado, São Luís (de carro). 

A área que compõe os Lençóis Maranhenses é formada por dunas que dividem espaços com lagoas que convidam os turistas a um mergulho nas águas doces em meio à imensidão desértica. Os “lençóis” se formam em função do acúmulo das águas da chuva durante os primeiros meses do ano. 

Dentro desta região fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, formado por dunas de areia, lagoas de água doce e manguezais. Ele foi criado em 1980 com o intuito de proteger a área e assegurar a conservação desta formação natural que constitui um bioma raríssimo de se encontrar em outras regiões.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque “está inserido no Cerrado mas apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes 3 biomas. Em seus 155 mil hectares, abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal, e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade”.

Portanto, quando falamos dos Lençóis Maranhenses estamos falando de algo bem maior que apenas um lugar paradisíaco. Eles são um patrimônio do Maranhão e do Brasil, que deve ser mais que admirado, fotografado e adora; precisa ser preservado por todos como a jóia rara que é! 

Onde ficam os Lençóis Maranhenses?

Lagoa do Bode Velho - Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos TrilharOs Lençóis Maranhenses estão localizados na cidade de Barreirinhas, situada a aproximadamente 250 km da capital do Maranhão. 

A infraestrutura do local oferece preparo para o bom recebimento dos visitantes, inclusive, o fluxo turístico nesta zona é bastante intenso, razão pela qual os serviços turísticos do local são conhecidos pela qualidade e boa receptividade aos visitantes de várias partes do Brasil e do exterior.

Para se ter uma ideia, em 2018 (último ano em que os dados foram divulgados) os Lençóis Maranhenses receberam mais de 107 mil visitantes. E isso é 43% a mais do que em 2017, quando a região deu as boas-vindas a cerca de 73 mil turistas — estatísticas do Ministério do Turismo

Como chegar aos Lençóis Maranhenses?

Conheça tudo sobre o passeio de Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos TrilharExistem dois principais pontos de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses : Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão. 

O aeroporto de Barreirinhas é o único aeroporto da região e recebe apenas vôos fretados, que são extremamente caros. 

A melhor maneira de chegar ao parque é primeiro voar para o Aeroporto Internacional de São Luís e, a partir daí, seguir para Barreirinhas ou Santo Amaro do Maranhão, com um carro alugado (você pode alugar um no aeroporto), ônibus ou van particular.

A rota mais fácil é ir a Barreirinhas. O transporte — seja uma van, carro ou ônibus — pode ser organizado diretamente no Aeroporto Internacional de São Luís e a viagem leva cerca de quatro horas. 

Viajar de ônibus será a opção mais barata e existem várias empresas de ônibus no aeroporto que são seguras, respeitáveis ​​e acessíveis.

Portanto, partindo desde a capital São Luís, os terminais rodoviários oferecem inúmeras opções de ônibus até a localidade com saídas diárias, ideal para os visitantes que desejam realizar os passeios por conta própria. 

Outra opção para quem desembarcou em São Luís, é o aluguel de automóveis que permite aos visitantes uma visita com maior liberdade para explorar a região e as belezas naturais presentes no trajeto entre a capital e os Lençóis Maranhenses. 

Qual a melhor e a pior época para visitar os Lençóis Maranhenses?

Lagoa Azul - Circuito Lagoa Azul - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharPara aproveitar ao máximo esta atração, prefira sempre a visita logo após a temporada de chuvas, especialmente durante o fim do primeiro semestre do ano. Assim, as lagoas estarão sempre abastecidas e a vista do local será exuberante. 

Já a pior época para ir aos Lençóis Maranhenses é o início do primeiro semestre. 

No princípio do ano as chuvas são intensas, época em que as lagoas são formadas acumulando toda a água. 

Além disso, neste período em função do tempo fechado, não será possível admirar a região sobre céu ensolarado da região.

Quando é alta temporada nos Lençóis Maranhenses?

O que levar no passeio de Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos TrilharConforme já apontamos, durante os seis últimos meses do ano a região está sempre cheia de turistas. 

Em função das chuvas intensas no período anterior, ruas, hotéis e até mesmo o Parque Nacional estão repletos de visitantes, o que sugere organização antecipada para aproveitar ao máximo esta programação.

Quando chove nos Lençóis Maranhenses?

Conheça tudo sobre o Circuito Lagoa Azul - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharDe janeiro a julho a chuva é garantida, o que faz com que as lagoas estejam sempre cheias e os turistas possam deliciar-se em refrescantes banhos no local. 

Entretanto, se você pretende visitar mais para o fim do ano, muitas lagoas podem desaparecer em função da drenagem da água e da falta de chuva, desta forma, podendo optar, programe-se para conhecer este maravilhoso local até setembro e esteja preparado para surpreender-se com um dos cenários mais bonitos do Brasil.

Que tal, nós sanamos suas dúvidas sobre a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *