Roteiro da trilha do Morro Cabeça de Dragão – Três Picos – RJ

Tempo de leitura: 5 minutos

Roteiro da trilha do Morro Cabeça de Dragão - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

O Morro Cabeça de Dragão é uma montanha de 2.080 metros, situada no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro. A trilha para chegar até lá, saindo do Camping, não é difícil. 


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

A caminhada é de cerca de uma hora para chegar até o seu cume. Ao longo do caminho, algumas partes fechadas são fechadas para visitação, mas a maior parte do tempo a trilha é aberta. Mais para o final, o visitante enfrenta uma subida bem íngreme até o topo, onde pode assinar o livro do cume.

Neste artigo, você vai ver todos os detalhes para fazer essa aventura. Continue lendo para ver um pouca da história e também dicas para aproveitar essa trilha!

O Parque Estadual dos Três Picos

O Parque Estadual dos Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Com uma área aproximada de 65.113 hectares, o parque Estadual dos Três Picos é o maior parque estadual do Rio de Janeiro. Ele abrange porções dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Nova Friburgo, Silva Jardim, e Guapimirim.

Sua localização se dá na na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Recebeu esse nome pois um imponente conjunto de montanhas graníticas, os Três Picos, estão dentro dele. Essa formação montanhosa eleva-se a 2.366 metros acima do nível do mar, e é o ponto culminante de toda a Serra do Mar.

As densas matas do Parque Estadual dos Três Picos possui elevados índices de biodiversidade, sendo considerado o lugar com maior variedade de espécies animais e vegetais. Por isso, a região é considerada pelos especialistas de elevada prioridade em termos de conservação.

O Parque Estadual dos Três Picos também representa um forte estímulo ao desenvolvimento econômico regional. Ele favorece o turismo em todas as suas formas, em especial o ecoturismo, já que oferece muitas possibilidades de trilhas, escaladas e cachoeiras. 

Como chegar ao Parque Estadual Três Picos, saindo do Rio

Saindo da capital fluminense, tome a estrada Rio/Teresópolis e, depois, a estrada Teresópolis/Nova Friburgo (RJ-130). Nesta estrada, pouco antes do “Mercado Produtor da Região Serrana”, siga a direção para São Lourenço acompanhando a placa do Colégio IBELGA que fica localizado na entrada do vale Três Picos. Após o IBELGA siga em estrada de terra por 3,5 Km. 

O endereço preciso é: Estrada Teresópolis-Friburgo km 44 — acesso pelo km 46,5 da RJ-130 — Nova Friburgo/RJ. 

O Morro Cabeça de Dragão 

Subindo o Morro Cabeça de Dragão - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Dentro do Parque Estadual dos Três Picos encontra-se a Pedra Cabeça do Dragão. Ela é, na verdade uma montanha que está situada no chamado Vale dos Deuses. Ela recebeu esse nome porque, vista da Caixa de Fósforo, lembra o rosto de um Dragão com focinho, olhos e tudo mais. 

Topo do Morro Cabeça de Dragão - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

O cume da Cabeça do Dragão está a uma altitude de 2.075 metros e de lá os visitantes têm uma visão incrível. Podem avistar em primeiro plano todas as montanhas do Vale dos Deuses, mais a oeste as montanhas do Vale dos Frades, e a norte a Ronca-Pedra, entre outras. 

Não são poucos os turistas que dizem que do Morro Cabeça de Dragão é possível ter a melhor vista de todo o Parque Estadual dos Três Picos, mas não fomos agraciados com ela pois as nuvens taparam. 

Trilha no Morro Cabeça de Dragão

Placa da trilha do Morro Cabeça de Dragão - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Além das escaladas, para acessar o cume do Morro Cabeça de Dragão existe uma caminhada que é considerada leve superior passando por algumas lajes de pedras de onde se tem uma vista privilegiada de todo Vale dos Deuses.

Visual do Morro Cabeça de Dragão - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

A trilha para chegar até lá, saindo do Camping, não é difícil. Levamos cerca de uma hora para chegar até o seu cume. Ao longo do caminho, haviam partes fechadas, mas a maior parte do tempo a trilha é aberta. Mais para o final, você vai enfrentar uma subida bem íngreme até o topo, onde poderá assinar o livro do cume.

O Morro Cabeça de Dragão - Três Picos - RJ - Vamos Trilhar-min

Alguns dados importantes a se saber antes de fazer a trilha do Morro Cabeça de Dragão:

  • Altitude: 2.075 metros
  • Carta Topográfica: Teresópolis e Friburgo.
  • Duração da caminhada: aproximadamente 1 hora, saindo do campinha, para ir e 1 hora para voltar;
  • Nível: Caminhada leve/superior;
  • Principal atração: a paisagem.

Saindo da sub-sede do Parque, em Salinas

Salinas é um bairro de Friburgo. Dali saem a maioria dos trilheiros que vão ao cume do Morro Cabeça de Dragão. Ali está uma sub-sede do Parque Estadual dos Três Picos. 

Os trilheiros costumam ficar no Camping Vale dos Deuses e partir de manhã bem cedo. 

Como chegar ao Morro Cabeça de Dragão

Saindo de Teresópolis, pegue a rodovia RJ 130 e depois de passar por Bonsucesso e Vieira, no km 46 mais ou menos, antes do Mercado do Produtor Rural, entre à direita e sega a indicação das placas Pesagro Rio/Ibelga. 

Continue seguindo a placa em direção ao Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga). Quando passar pelo Posto dos Amigos tome a esquerda. Mais 4,3 km e você estará no povoado mais próximo, de onde se avista os Três Picos. Ali é possível obter informações sobre as pousadas locais.

Saindo de Nova Friburgo, pegue também a RJ 130 e siga sempre em frente, passando pelo Campo do Coelho, depois pela Queijaria Escola Suíça e Conquista. Pouco mais de 1 km à frente, à esquerda, você vai ver o Mercado do Produtor Rural. Nesse ponto, um pouco à frente, entre à esquerda, saindo da rodovia, e siga as mesmas orientações acima.

2 Comentários


  1. Boa tarde!!! Assisto sempre seu vídeos no canal, tudo bem? Queria tirar uma dúvida por favor, para chegar ao parque estadual dos tres picos, pra chegar ao Vale dos Deuses, precisa de cario 4 X 4 ou qualquer carro comum consegue chegar?

    Responder

    1. Oi Silvio, nós fomos de carro até uma determinada parte, mas depois subimos a pé mesmo. Lembro que quando visitamos, estava fechada a entrada para carros.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *