Roteiro de 6 dias de viagem pelo Jalapão – TO

Tempo de leitura: 4 minutos

Roteiro de 6 dias de viagem pelo Jalapão - TO - Vamos Trilhar

Recentemente fiz uma viagem ao Jalapão e achei aquele lugar incrível. Eu gostei bastante de todos os lugares que eu fui, não deixaria de ir em nenhum e ainda iria em outros que não deu tempo para visitar e também devido a fatores climáticos que atrapalharam um pouquinho alguns dos nossos planos. Falando dia a dia, confira as atrações que conheci:


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Primeiro dia – Chegando em Palmas

Primeiro dia no Jalapão - Chegando em Palmas - Vamos Trilhar

No primeiro dia, em Palmas, eu conheci a Praça dos Girassóis, a Praia da Graciosa e UPA. Sim, o hospital, você não entendeu errado, um amigo meu foi mordido por uma piranha na Praia da Graciosa. Portanto, se você estiver por lá, tome muito cuidado. Lá eu também gostaria de ter feito o passeio de barco para a Ilha da Canela e ter conhecido a Praia Preta.

Segundo dia – A Porta de entrada para o Jalapão

Segundo dia no Jalapão - A Porta de entrada para o Jalapão - Vamos Trilhar

No segundo dia, no caminho para o Jalapão, em Taquaruçu. Conheci duas cachoeiras, a Escorrega Macaco e a Roncadeira, que tem um rapel irado de 70 metros de altura. Vale muito a pena fazer. Depois partimos para Ponte Alta do Tocantins, onde fomos ao Cânion Sussuapara e depois para ver o pôr do sol na Pedra Furada.

Terceiro dia – Principais cartões postais

Terceiro dia no Jalapão - Principais cartões postais - Vamos Trilhar

No terceiro dia, fui conhecer os principais cartões postais do Jalapão, no caminho para Mateiros. Primeiro chegamos a uma antiga fazenda do Pablo Escobar e dali partimos para a Cachoeira da Velha. Depois de tirar várias fotos na cachoeira, fomos para a Prainha do Rio Novo, infelizmente tinha chovido e a água não estava muito cristalina. Mas ainda assim não tira a beleza do lugar. Depois, fomos conhecer o Deserto do Jalapão, ou como é conhecido, Deserto das Águas. As areias são muito avermelhadas e tem água pra tudo quanto é lado, parece um oásis gigante.

Quarto dia – Fervedouros e a cachoeira mais linda de todas

Quarto dia no Jalapão - Fervedouros e a cachoeira mais linda de todas - Vamos Trilhar

No quarto dia, eu ia acordar de madrugada para ver o nascer do sol na Serra do Espírito Santo. Já vi fotos e é incrível, pois você tem a vista do Deserto com o sol batendo na areia deixando ela mais avermelhada ainda. Infelizmente, estava chovendo muito e tive que adiar para uma próxima vez. Que pena, vou ter que voltar lá!

Ainda no quarto dia, fomos conhecer o quilombo Mumbuca, onde as pessoas vivem de artesanato do Capim Dourado. E depois fomos conhecer os fervedouros Dona Glorinha e do Rio Sono. É uma sensação muito estranha, você não consegue afundar pois a força da água da nascente é muito intensa. Passamos a manhã inteira só nos fervedouros e na parte da tarde, fomos conhecer a Cachoeira do Formiga, a mais linda que já fui em toda minha vida.

Quinto dia – Mais fervedouros e Morro Vermelho

Quinto dia no Jalapão - Mais fervedouros e Morro Vermelho - Vamos Trilhar

No quinto dia e último no Jalapão, fomos fazer o caminho de volta para Palmas e no meio do caminho paramos em algumas atrações. Fomos aos Fervedouros Buriti e Bela Vista, porém estava chovendo e a água não estava cristalina como de costume. Seguindo viagem, tinha a opção de fazer rafting, mas ninguém do meu grupo animou até porque achamos muito caro. Depois paramos no Morro do Gorgulho (Vermelho) onde fiz uma trilha até o seu topo e pude ver uma paisagem bem diferente. A partir desse ponto pegamos uma estrada que parecia que não ia ter fim até Palmas.

Sexto dia – A volta

Sexto dia no Jalapão - A volta - Vamos Trilhar

No sexto e último dia, pegamos o avião e voltamos para o Rio de Janeiro. Todos de coração partido e com vontade de ficar mais tempo.

Quer saber mais sobre o Jalapão? Veja os artigos que escrevi sobre a minha viagem por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *