O que vestir para fazer uma trilha a pé de curta duração?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que vestir para fazer uma trilha a pé de curta duração - Vamos Trilhar

Partes deste post foram tirados do nosso e-book – Trilhas a pé: Guia básico para trilheiros iniciantes. que você pode baixar aqui!

Está aí uma preocupação que você deve ter quando for trilhar: o que vestir. A roupa é importante, pois contribui muito com seu bem-estar ao mesmo tempo em que te protege no caminho. E tem mais: roupas e calçados além de funcionais precisam ser bonitos, afinal você vai querer sair bem na foto para mostrar suas aventuras nas redes sociais, não é mesmo?

Aqui vão algumas dicas legais para não errar na vestimenta de trilheiro. Acompanhe!

1) Manga curta ou comprida?

Considere a estação do ano em que está, a temperatura média do local para onde vai na hora de decidir pela manga curta ou comprida. De qualquer forma, é sempre bom ter uma manga comprida na mochila, pois as temperaturas mudam e você também pode utilizá-la para se proteger do sol ou de arranhões de plantas e pedras.

2) Shorts ou calças?

Os shorts (bermudas) dão liberdade de movimentos, é verdade, mas ao mesmo tempo não protegem da vegetação rasteira. Utilize-os se for fazer uma trilha em local quente e que não exija passagem por locais com muito mato.

Já as calças retém mais calor, portanto, devem ser de tecidos leves e de secagem rápida (especialmente se a aventura requerer passagens por dentro de pequenos rios e cachoeiras). São indicadas para locais onde haja queda de temperatura ou onde pode haver contato com plantas (alérgicas, inclusive).

Atenção: calças muito apertadas costumam limitar um pouco os movimentos — daí a importância de considerar o tipo de trilha a ser percorrido.

Tenha uma peça de cada na mochila sempre. Se as condições do local exigirem uma mudança, você não estará desprevenido.

Fique ligado no tipo de tecido das suas roupas

As melhores roupas para caminhadas em geral são feitas de materiais sintéticos – Poliéster, por exemplo – que, ao mesmo tempo que são confortáveis, ajudam manter o suor sob controle. Evite camisetas de algodão, pois elas intensificam o calor, ou, quando você estiver trilhando no inverno, fazem com que o suor acumule e te deixe com mais frio.

3) Calçados

Em trilhas a pé, o calçado é, antes de tudo, um equipamento de segurança! Prefira as botas especiais para trilhas e aventuras. Certifique-se sempre de que seu calçado de caminhada é durável, confortável e adequado para as condições das trilhas que quer percorrer (secas, molhadas, lamacentas etc.).

Não esqueça de usar meias que lhe ajudem a deixar o pé confortável e ajustado, evitando calos ou incômodos (pares extras na mochila também são recomendados). As meias feitas de lã ou materiais sintéticos que secam rápido e deixam seus pés e dedos do pé respirar fazem toda a diferença.

4) Chapéus, bonés e óculos de sol

Chapéu e boné também é roupa, certo? No mundo das trilhas, chapéus e bonés são também equipamentos de segurança! Eles protegem o rosto e os olhos, duas áreas sensíveis do corpo, dos raios nocivos do sol.

Prefira bonés de material sintético para não elevar a temperatura da cabeça e também chapéus de abas longas. Combine com bons óculos de sol para ficar ainda mais estiloso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *