Conheça tudo sobre a Cachoeira Cariocas – Chapada dos Veadeiros – GO

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça tudo sobre a Cachoeira Cariocas - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

A Cachoeira das Cariocas é um dos atrativos da Trilha dos Cânions, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, coração do Brasil. Ela fica na continuação do Rio Preto, que ao longo de sua extensão possui várias quedas d’água muito procuradas por turistas e até praticantes de esportes radicais.


Neste artigo, você vai ver as principais informações para colocá-la na sua lista de lugares a visitar quando for à Chapada. Acompanhe!

Como chegar?

Como chegar na Cachoeira da Capivara - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

A entrada do Parque está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km de Alto Paraíso de Goiás.

Saindo de Brasília, você deverá percorrer 260 km até a entrada do Parque. Vá pela BR-020, em direção à Formosa-GO. No trevo, pegue a BR-010, sentido Alto Paraíso.

Após cruzar a divisa do DF com Goiás, a BR-010 passa a se chamar GO-118. Chegando a Alto Paraíso, vire no trevo à esquerda em direção a São Jorge e siga pela GO-239 por cerca de 22 km de rodovia asfaltada e 14 km em estrada de terra.

De São Jorge até a entrada do Parque são cerca de 1 km, que você pode percorrer caminhando ou de bicicleta. O mais aconselhável é deixar o carro em São Jorge.

Chegando lá, para fazer a Trilha dos Cânions e visitar a Cachoeira das Cariocas, é obrigatório contratar um guia local.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que é uma reserva ecológica abrange uma área de 65 514 hectares dos municípios de Cavalcante (60%) e Alto Paraíso de Goiás (40%), foi listado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001.

Ele está dentro da chamada Chapada dos Veadeiros, que é uma região de Cerrado localizada no Brasil Central, especificamente no centro-oeste de Goiás. Um destino procurado por milhões de turistas brasileiros e estrangeiros que vão em busca de aventura e um contato mais íntimo com as riquezas naturais do local.

Os visitantes podem percorrer quatro trilhas para chegar aos atrativos do Parque Nacional: Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos, Trilha da Seriema e Trilha dos Cânions. A entrada é franca.

Mesma trilha dos Cânions

Bifurcação na trilha da Cachoeira Cariocas - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

A Cachoeira das Cariocas é, como dissemos, uma das atrações da famosa Trilha dos Cânions, localizada na Vila de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás-GO.

Chegando na Cachoeira Cariocas - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Esta trilha possui cerca de 6 km de extensão e é considerada de nível médio — há alguns alguns declives, mas nada que deva preocupar.

— Saiba mais neste artigo: Conheça tudo sobre os Cânions – Chapada dos Veadeiros – GO.

A Cachoeira das Cariocas

A Cachoeira Cariocas - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Considerada uma das melhores cachoeiras da Trilha dos Cânions, a Cachoeira das Cariocas está a cerca de 2 horas da entrada do Parque. Tem duas quedas d’água imponentes e belas que se espalham para os lados, formando um aspecto espumante muito bonito de se ver.

Piscinas Naturais da Cachoeira Cariocas - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Aos seus pés e nos arredores se formam grandes piscinas naturais, que não são muito profundas e são muito convidativas para um banho nas águas geladas. Nelsas, nadam muitos peixinhos coloridos, o que pode ser considerado uma espécie de “aquário natural”.

Arredores da Cachoeira Cariocas - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Em volta da cachoeira, o Rio Preto, suas corredeiras ferozes e a mata completam a paisagem.  

Por que ela recebeu este nome?

Reza a lenda que a cachoeira recebeu esse nome devido a um casal de namoradas, que eram cariocas. Elas se distanciaram do seu grupo e foram “namorar” nesta cachoeira que até então não era muito conhecida na região, e acabaram pegando elas no flagra. Não sei até que ponto ela é verídica, mas foi o que me disseram por lá.

Confira o vídeo desta trilha:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *