Cachoeiras do Quilombo Kalunga (Cavalcante): O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #93

Tempo de leitura: 6 minutos

youtube-chapada-dos-veadeiros-quilombo-kalunga-vamos-trilhar

No nosso quinto dia de viagem pela Chapada dos Veadeiros conhecemos as cachoeiras do Quilombo Kalunga, que fica na região de Cavalcante.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Pegamos estrada bem cedinho para conseguir pegar o nascer do sol no Mirante Nova Aurora, que já é bem perto do Quilombo. São quase 2 horas de estrada de Alto Paraíso até Cavalcante, então tivemos que madrugar para conhecer as 3 cachoeiras: Santa Bárbara, Candaru e Capivara.

Outro motivo de irmos bem cedo, é que a Cachoeira Santa Bárbara é extremamente concorrida. Nessa época do ano, 10h da manhã não tem mais vaga para visitá-la para o resto do dia, então queríamos garantir logo a nossa.

Chegamos no Quilombo Kalunga por volta das 08h Cada cachoeira tem sua própria taxa de entrada.

  • Santa Bárbara = 20 reais por pessoa
  • Candaru = 10 reais por pessoa
  • Capivara = 10 reais por pessoa

Ainda tivemos que pagar a diária – 150 reais – do guia local para nos acompanhar nas cachoeiras (é obrigatório) e mais 30 reais por pessoa para o almoço (tem que pagar antes de ir para as cachoeiras).

A primeira cachoeira que visitamos foi a Santa Bárbara. A parte mais difícil é logo no início que você precisa atravessar um rio. Ela é muito bem marcada e você estará com guia local. Sem chances de ficar perdido.

Cerca de 20 minutos de caminhada você chegará na Santa Barbarinha, que é uma versão miniatura da Santa Bárbara. Nós passamos direto pois queríamos aproveitar a Santa Bárbara por mais tempo vazia. Vale lembrar que só pode ficar nela durante 1 hora.

Logo depois, a gente pegou a estrada de volta ao CAT e de lá seguimos em outra estrada para a Cachoeira Candaru.

No caminho existe um ponto em que você é obrigado a estacionar o seu carro se não estiver de 4×4, pois é uma descida bem íngreme em estrada de terra com muitos buracos. Se descer com carro normal, corre o risco de não subir.

A trilha para chegar na cachoeira é bem curtinha, são apenas 300 metros de extensão a partir do ponto que a 4×4 nos deixou, não tem dificuldade. Em pouco tempo você chega na cachoeira.

Confesso que não esperava que ela fosse tão bonita quanto é. A água é verde esmeralda, bem transparente e ela possui dois poços e duas quedas bem grandes. É possível ir embaixo das duas quedas, mas saiba que a força da água é muito grande, portanto tome cuidado.

Depois de aproveitar bastante, pegamos a trilha de volta para o CAT e partimos em direção à Cachoeira da Capivara.

Pegamos a estrada de terra de cerca de 2km até chegar ao estacionamento para o início da trilha. O caminho é bem curto, são apenas 200 metros de extensão até chegar aos primeiros poços.

Como estávamos perto do pôr do sol, queríamos aproveitar a queda principal ainda com o sol batendo nela, então passamos direto por todos os outros poços e descemos direto até ela.

A cachoeira estava bem cheia neste horário, mas deu pra aproveitar muito bem. Como já havíamos visitado essa cachoeira em época de cheia, deu pra perceber muito a diferença. Agora a água estava verde esmeralda, bem cristalina. Antes ela era bem escura e mais turva.

Finalizamos a trilha voltando para o estacionamento, onde pegamos o carro e voltamos para o CAT para almoçar uma comida bem gostosa do Quilombo.

Na volta, ainda deu tempo de dar uma paradinha no Mirante da Cachoeira Ave Maria e apreciar sua bela queda d’água. Ótimo para se despedir de Cavalcante e se preparar para pegar a estrada de volta para Alto Paraíso.

Confira o vídeo:

? MEU BLOG:
https://www.vamostrilhar.com.br/

? MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar
Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar

? GRUPO DO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/groups/700736483347493/

? SE INSCREVE AQUI NO CANAL: http://bit.ly/24Q5stg

Confira nossos conteúdos sobre a Chapada dos Veadeiros:

Artigos

Vídeos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *