Conheça tudo sobre o Santuário Raizama – Chapada dos Veadeiros – GO

Tempo de leitura: 6 minutos

Conheça tudo sobre o Raizama - Chapada dos Veadeiros – GO - Vamos Trilhar

Entre as paradas imperdíveis da Chapada dos Veadeiros, o Raizama se apresenta como um dos destinos mais procurados por quem deseja conhecer as belezas naturais do Cerrado brasileiro.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Sobre ele vamos conversar ao longo deste artigo. Continue lendo para conhecer todos os detalhes e colocar esse atrativo em sua lista de lugares a visitar na Chapada!

Sobre o Raizama

Sobre o Raizama - Chapada dos Veadeiros – GO - Vamos Trilhar

O Raizama é uma localidade bastante famosa por ter uma queda de água sobre um cânion. Ele é um cartão de visitas para os amantes da natureza, sem contar as belezas do parque onde tudo está localizado.

Antes de prosseguir trilha adentro em busca das aventuras oferecidas pelo roteiro, há um ponto de encontro para os admiradores de arte, um palco onde diversos shows e festas ocorrem nas altas temporadas.

Assim, o Raizama, que pertence a uma propriedade particular, tem a oferecer inúmeras atrações aos visitantes, como cultura, natureza e aventura.

Já imaginou tudo isso reunido em um só lugar?

A proposta é exatamente esta, seja muito bem vindo ao Raizama, um lugar onde tudo isso é possível.

Prepare-se para conhecer, a seguir, dicas sobre um lugar com potencial para não sair da sua memória.

Desbravando o Raizama

A trilha do Raizama - Chapada dos Veadeiros – GO - Vamos Trilhar

Com distância aproximada de 5 km da Vila de São Jorge, o Raizama se encontra no Sítio Espaço Infinito, lugar que reserva uma energia especial aos apreciadores da música e da natureza.

Confira, nos tópicos que seguem, o básico que você precisa saber antes de partir para explorar o Raizama.

Acesso

O acesso à cachoeira é bastante facilitado e por não apresentar trajeto com grandes inclinações nem rochas escorregadias ou áreas de risco, não é necessário acompanhamento de guia turístico, portanto é um programa ideal para ser feito com toda a família.

Trajeto

Durante o caminho, uma imensidão de flores invade a trilha com as cores características típicas da região, fazendo desta uma das trilhas mais tranquilas e românticas da Chapada.

Em direção à cachoeira, também é possível aproveitar as piscinas naturais formadas pelo encontro dos rios Raizama e São Miguel originando as famosas piscinas naturais de hidromassagem causadas pela movimentação da água entre as pedras.

Córrego

Córrego São Miguel - Raizama - Chapada dos Veadeiros – GO - Vamos Trilhar

Em direção ao Córrego do Raizama também há mirantes com vistas privilegiadas sobre as cachoeiras, o Rio São Miguel e a belíssima e preservada natureza deste lugar. Entre os pontos mais marcantes da trilha, destaca-se o trecho em que o Rio São Miguel vai em direção a uma garganta de pedras formada pelos cânions, um verdadeiro espetáculo da natureza. Ele lembra muito o Vale da Lua, com a mesma formação rochosa e o mesmo rio.

O que esperar após a trilha

Pontos para banho no Raizama - Chapada dos Veadeiros – GO - Vamos Trilhar

Como todo esforço na Chapada é muito bem recompensado, aqui não ocorre de maneira diferente.

Cascatas no Raizama - Chapada dos Veadeiros – GO - Vamos Trilhar

Você também pode encontrar diversas cascatas pelo caminho formadas pela presença dos rios.

Com vários pontos para mergulho antes e após a trilha, por estar cercada por pedras, muitas vezes o sol se esconde com facilidade na cachoeira, o que não compromete em nada a beleza do lugar.

Quando ir

Mirante no Raizama - Chapada dos Veadeiros – GO - Vamos Trilhar

Para uma melhor experiência durante a passagem pelo paraíso do Raizama, dê preferência para a visita durante os meses de menos chuva Cerrado, como, por exemplo, de Maio a Outubro.  

Como neste período há baixo fluxo de chuva mas ainda não iniciaram-se as épocas de seca, o volume de água nas cachoeiras, cascatas e rios não fica comprometido. Agora que já demos várias razões para conhecer este lugar incrível, só basta fazer as malas e cair na estrada. Boa viagem!

E aí, você ficou curioso para aproveitar as belezas do Raizama? Deixe seu comentário!

Confira nossos conteúdos sobre a Chapada dos Veadeiros:

Artigos

Vídeos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *