Conheça tudo sobre o Jardim Maytrea e Morro da Baleia — Chapada dos Veadeiros — GO

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça tudo sobre o Jardim Maytrea e Morro da Baleia — Chapada dos Veadeiros — GO - Vamos Trilhar

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, abrange inúmeros municípios e é uma região de Cerrado em uma altitude que ultrapassa 1600 metros. Situe-se: estamos falando do Brasil central.


É nesta região que fica o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, hoje um patrimônio natural mundial. E é dentro deste parque que ficam os dois atrativos que você vai conhecer hoje: o Jardim Maytrea e o Morro da Baleia, dois locais considerados místicos.

Role a página para ter os detalhes mais importantes e também imagens que, com toda certeza, vão deixar seu espírito trilheiro com muita vontade de viajar para lá!

CONFIRA O VÍDEO DO JARDIM MAYTREA!

O Jardim Maytrea: exuberância natural e misticismo

O Jardim Maytrea exuberância natural e misticismo - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

O Jardim de Maytrea é um lugar considerado sagrado para os praticantes de diversas correntes de misticismo. O próprio nome MayTrea significa Jesus para os adeptos do cristianismo, Buda para outros os budistas e Krishna para quem segue a religião hindu.

O Jardim Maytrea - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Em 1980, quando Alto Paraíso tinha apenas 600 habitantes, foi realizado ali um festival de rock bem ao estilo WoodStock. Depois que a festa acabou, inúmeros hippies, encantados com tanta beleza e magia, preferiram ficar.

Vista do Jardim Maytrea - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Muitas pessoas, de diversas partes do mundo, que se diziam sensitivas, ao observarem as fotos do jardim disseram ter visto um “Templo no Plano Etéreo”. Todos pertenciam a um grupo chamado Cavaleiros de Maytrea, de onde nasceu o nome Jardim de Maytrea.

A ciência busca respostas…

Curiosamente, quando os satélites da Nasa sobrevoaram a órbita da Terra, eles identificaram um brilho forte vindo da Chapada dos Veadeiros. Há muitos cientistas que afirmam que isso se dá pelo fato de haver no subsolo da região uma grande placa de cristal.

O cristal gigante estaria entre os paralelos 14 e 15, que compreendem Alto Paraíso e Brasília, respectivamente. Para os místicos, a placa atua como uma espécie de catalisador que transfere energia para as pessoas.

Seja como for, muitas das pessoas que passam pelo Jardim Maytrea dizem sentir na pele o misticismo do lugar. Ali, sem sombra de dúvidas, é um local excelente para relaxar e se sintonizar com a natureza — também com o além, caso você acredite nisso.

O Morro da Baleia

Morro da Baleia - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Há muitos anos atrás, o Morro da Baleia era conhecido como Morro do Ferro de Engomar. O rebatismo se deu, seguramente, pelo fato que esta montanha, quando vista de longe, lembra muito uma baleia — anteriormente, os nativos viam um ferro de engomar daqueles de ferro onde se inserem brasas para esquentar.  

Com seus cerca de 1.501 metros de altura, ele é o principal cartão postal do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Pode ser visto por quem passa pela GO-239, estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge (GO-239).

Trilha do Morro da Baleia

O acesso mais fácil é pelo mirante do “rabo da baleia”. A trilha de 3km começa na casa do ‘Seu Chico Preto’, possui trechos íngremes que podem ser percorridos a pé em cerca de uma hora e meia.

Do alto, é possível avistar as Sete Lagoas, boa parte da cidade de Alto Paraíso e vários morros no horizonte, o que torna o passeio um belo exercício de contemplação da exuberante natureza local.

Aos pés da serra fica o Jardim de Maitreya, que, visto do alto, se revela um campo úmido onde várias nascentes formam o córrego Riacho Fundo, um afluente do rio Preto.

É aconselhável que, ao subir o Morro da Baleia, você vá acompanhado de um guia credenciado. Isso para não se perder e também para que o profissional explique o que está sendo contemplado.

Apesar de ser uma trilha que exige um certo esforço, chegar ao cume e visualizar todos os outros morros da Chapada num ângulo de 360º é bastante compensador.

Acampar aos pés do Morro da Baleia

Uma dica que pode ser bem legal é acampar aos pés do Morro da Baleia. Você pode optar, por exemplo, pelo Camping Pacha Mama, que oferece boas instalações (estacionamento, banheiros, cozinha coletiva), além da oportunidade de conhecer outros trilheiros, trocar ideias e até fazer novas amizades.

Como chegar?

Como chegar no Jardim Maytrea - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Desde Brasília, o caminho até Alto Paraíso de Goiás (a 230 km de Brasília-DF e a 412 km de Goiânia) é pela GO-118, uma estrada com bom estado de conservação e bem sinalizada.

A partir de São João D’Aliança, no entanto, é preciso ficar atento, pois há pouca sinalização (pista simples e sem iluminação, o que faz do dia a melhor escolha).

A partir de Alto Paraíso de Goiás , é preciso pegar a estrada que vai para São Jorge para chegar à Chapada.   

Confira o vídeo desta trilha:

2 Comentários


    1. Oi Agatha,

      Esse atrativo do Jardim Maytrea é só Mirante na estrada, então pode levar cão sim. Mas a trilha para o Morro da Baleia, não sei se é permitido.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *