Conheça tudo sobre o Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros – GO

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça tudo sobre o Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Que tal viajar à lua? Tudo bem, isso com toda certeza não é algo que você possa fazer nesta vida. Mas, com um pouco de imaginação, qualquer um pode viajar para onde quiser. Não é mesmo?


Pois bem, você pode unir seu espírito aventureiro ao desejo de pisar no único satélite natural da terra, sem sair do território natural. Isso mesmo, você pode conhecer o Vale da Lua, situado no Brasil central, mais precisamente no estado de Goiás.

Ficou curioso? Continue lendo para ter o máximo de informações e ver algumas excelentes imagens deste que é um dos principais atrativos da Chapada!

O Vale da Lua

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Vale da Lua é como é conhecido o conjunto de formações angulares cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel. O local é assim chamado por conta do seu, digamos, “design” que lembra o solo lunar.

Crateras do Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Ele fica fora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, apesar de estar bem próximo. Sua localização exata é a Serra da Boa Vista, um vale imenso que pode se tornar perigoso nos períodos chuvosos, especialmente por conta das trombas d’água que vêm de repente.

A trilha para o Vale da Lua

Mirante do Vale do Segredo na trilha do Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Para chegar ao local exato, é necessário fazer uma trilha de cerca de 600 metros (fácil acesso). A caminhada que, apesar de não ser longa, impressiona e pode muito bem ser considerada como uma aventura.

Margens do Rio São Miguel na trilha do Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Uma vez estando no Vale, você pode caminhar pelas margens do rio São Miguel e, assim, conferir as centenas de crateras que formam o “solo lunar” acinzentado — rende excelentes fotos.

Para entrar lá é preciso pagar uma pequena taxa na entrada, mas, ao contrário de alguns outros pontos da Chapada, não é necessário contratar guias locais.

Piscinas do Vale da Lua

Piscinas Naturais do Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Outro ponto alto do Vale da Lua são as piscinas naturais. Como as roxas exóticas contém quartzo, areia e argila, as águas geladas que correm entre elas tem uma cor de esmeralda.

Tomando banho nas piscinas naturais do Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Em alguns locais formam-se bolsões d’água que lembram piscinas. Algumas mais profundas, outras mais rasas. Mais precisamente, são três os locais que podem ser chamados de piscinas, mas tudo depende da época do ano, pois, quando chove muito, outros pocinhos são gerados.  

Placa proibido tomar banho nu nas piscinas naturais do Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

→ Curiosidade: a minissérie Felizes Para Sempre, da TV Globo, teve locações no Vale da Lua. Mesmo não sendo permitido o banho nu, a emissora aproveitou o local para ambientar uma cena protagonizada pelos atores Paolla Oliveira e Enrique Diaz, em que seus personagens tinham um encontro “hot” e ao mesmo tempo refrescante em uma das piscinas do Vale da Lua. Veja aqui. Mas, atenção: não tente fazer igual, pois você pode ser pego pela fiscalização! (° ͜ʖ ͡°)

Estrutura local

Logo na entrada do Vale da Lua há uma área de estacionamento. O acesso ao local é controlado e, logo depois de estacionar, é preciso preencher um cadastro.

O local também conta com um restaurante (comida caseira e alguns lanches industrializados) e banheiros.

Como chegar?

Como chegar no Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

O Vale da Lua situa-se em Alto Paraíso de Goiás, a 11 km de São Jorge e pode ser acessado pela rodovia GO-239, a partir de uma estrada de terra do lado oposto ao Parque Nacional.

Confira o vídeo desta trilha:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *