Conheça tudo sobre o Vale das Borboletas – São Thomé das Letras – MG

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça tudo sobre o Vale das Borboletas - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

O Vale das Borboletas é um lugar maravilhoso com águas abundantes, natureza que renova as energias e com fácil acesso. Um atrativo imperdível para qualquer visitante e turista de São Tomé das Letras


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Desde longe da cachoeira podemos reparar a beleza do vale que a forma; um cenário encantador. Na alta temporada o Vale das Borboletas é muito requisitado e há funcionários de apoio e uma lanchonete com refeições, lanches e banheiro. Seguem dicas para programar sua visita da melhor maneira.

Continue lendo para saber todos os detalhes!

Como chegar ao Vale das Borboletas, em São Thomé das Letras

O Vale das Borboletas está localizado a mais de 3 km do Centro de São Tomé das Letras, seguindo pela rodovia que leva ao município de Três Corações, em Minas Gerais.

Metade desse caminho é em estrada de terra, com grande estacionamento no final. Depois seguimos por trilha de 200 metros bem sinalizada com placas até a cachoeira.

A trilha é curta, porém deve-se estar atento às pedras e partes escorregadias para evitar acidentes. É também indicada para amantes de mountain bike e motocross.

Não há cobrança de entrada para a cachoeira do Vale da Borboleta. 

Sobre o Vale das Borboletas

Sobre o Vale das Borboletas - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

São duas quedas com águas cristalinas e geladas que somam 6 metros de altura na cachoeira do Vale das Borboletas. Esse conjunto forma um lago na parte superior, onde podemos nadar, e outro inferior, com areia e pedras em volta. Os poços são rasos, porém esteja atento, pois tem partes mais fundas.

Queda d'água do Vale das Borboletas - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Podemos nos acomodar em vários pontos próximos da cachoeira, formando uma praia indicada para toda a família. Alguns se reúnem para fazer lanches e reuniões, tornando a cachoeira do Vale das Borboletas um point bem agitado e muito frequentado.

 

Em época seca o Vale das Borboletas se destaca com o chuveiro natural, que fica muito forte em épocas de chuva. Quando bate mais sol, o show de borboletas de cores diferentes completa a magnífica paisagem. Em janeiro, as borboletas azuis são as mais esperadas.

As samambaias encobrem as rochas, inclusive as entradas de tocas que existem nessas formações, criando um visual incomparável do Vale das Borboletas.

Tomando banho no Vale das Borboletas - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

Os adeptos ao misticismo se encontram nas pilhas de pedras, como em outros atrativos de São Tomé das Letras, reforçando o equilíbrio de energia tão procurado pelos visitantes e turistas.

Após curtir a cachoeira do Vale das Borboletas uma opção é continuar subindo a trilha para a cachoeira da Garganta, ou descer para o Poço dos Gnomos, onde há uma piscina de águas cristalinas e um escorregador natural formado pela força do rio que vem do Vale das Borboletas.

A Cachoeira da Garganta do Diabo

São 30 minutos de caminhada desde o Vale das Borboletas à cachoeira da Garganta do Diabo. Como não há sinalização do caminho, os aventureiros desatentos podem não conseguir chegar nessa cachoeira. Uma solução é contar com guias turísticos da região.

Parte de cima do Vale das Borboletas - São Thomé das Letras - MG - Vamos Trilhar

A trilha continua pela parte de cima da cachoeira do Vale das Borboletas, além da opção de seguir pelo rio. Passa por pequenos córregos, com uma pequena queda d’água no meio do caminho, indicada para descanso.

Em 15 minutos chegamos na bifurcação se seguir para esquerda há uma parede de rocha que temos que “escalaminhar” para chegar no topo, onde há vista para a Cachoeira do Diabo.

Para a direita seguimos em direção à queda d’água, depois subindo o rio entre as pedras até uma pequena praia com vista para os 30 metros de queda d’água da Cachoeira Garganta do Diabo.

Essa queda segue entre a rocha, parece um chuveiro gigante que impressiona todos os visitantes e explica o nome da cachoeira, por parecer uma garganta que faz um barulho imponente. É um dos principais pontos indicados para a prática de rapel em São Tomé das Letras.

Essa é uma alternativa muito mais tranquila que a cachoeira principal desse vale, pois o acesso é mais difícil, que limita a quantidade de visitantes. Por isso, a Cachoeira Garganta do Diabo é muito procurada para meditação e contemplação da natureza.

Dicas para aproveitar ao máximo o Vale das Borboletas em São Thomé das Letras

Programe bem sua visita ao Vale das Borboletas, pois esse é um dos atrativos turísticos mais requisitados de São Tomé das Letras. Costuma ficar muito cheio no verão, especialmente próximo do meio dia. A Cachoeira Garganta do Diabo é uma boa alternativa para aqueles que buscam uma visita mais tranquila com privacidade.

Há diversas opções de hospedagem para os variados públicos tanto no centro de São Tomé das Letras, com empresas especializadas em turismo de natureza, cultura e esportes, que podem apresentar mais sobre esses e outros atrativos da região.

Outras dicas que servem para qualquer visita à cachoeiras e áreas naturais: não esqueça do repelente, recolha seu lixo, evite contaminar as águas e margens, e eduque quem te acompanha a fazer o mesmo.

→ No vídeo a seguir, confira como foi nossa aventura por São Thomé das Letras, que é a cidade mais mística e energizada do Brasil, sendo a 4ª cidade mais alta de todo país. Um lugar doido, onde um carro parado no ponto morto em uma ladeira sobe, e igualmente belo! https://youtu.be/J8a-6uXIGSg 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *