O que levar na mala para o Atacama e Salar de Uyuni

Tempo de leitura: 11 minutos

youtube-como-arrumar-as-malas-para-o-atacama-no-verão-vamos-trilhar

Na hora de fazer as malas para ir a um deserto salgado e congelado, quais os segredos e os cuidados necessários? A palavra “deserto” pode passar a impressão de lugares extremamente quentes e cheios de areia, a ideia mais comum a qual está associada. 


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Mas para se preparar para uma viagem que combina o deserto do Atacama e o Salar de Uyuni, levar roupas de verão apenas esperando um sol escaldante não seria nada apropriado. 

Além do mais, as elevadas altitudes chilenas e bolivianas necessitam de um cuidado ainda mais especial na hora de preparar tudo com cuidado para que nenhum imprevisto possa tirar a beleza deste roteiro. 

→ Recentemente, nós fizemos uma parceria com a Fui Gostei Trips, uma agência incrível que foi criada por brasileiros apaixonados pela América do Sul, para curtir o Atacama e o Salar de Uyuni em alto estilo. Ao final deste artigo, saiba mais detalhes e também aproveite nosso cupom de descontos para planejar sua próxima aventura em alto estilo! 

Confira, a seguir, nossas dicas e prepare-se para não deixar nada passar despercebido na hora de preparar a mala para ir ao Atacama e ao Salar de Uyuni!

Conhecendo as particularidades dos locais

Caminhar no deserto não significa necessariamente caminhar na areia fofa, muito menos esperar as tempestades de vento com areia no rosto. É necessário desconstruir esta ideia. 

Vamos começar por entender as particularidades de Atacama, no Chile, e depois do Salar de Uyuni, na Bolívia!

Atacama

Centro de San Pedro de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O deserto de Atacama faz parte da região árida do Pacífico da América do Sul. O clima seco criado pela célula de alta pressão do Pacífico Sul faz do deserto uma das regiões mais secas do mundo. Ao longo da costa, a aridez é também uma consequência da Corrente do Peru (Humboldt), caracterizada por ressurgência (o movimento ascendente da água fria das profundezas do oceano); a água fria resultante na superfície causa uma inversão térmica — ar frio ao nível do mar e ar quente e estável mais alto. Essa condição produz nuvens de nevoeiro e stratus, mas não chove. Chuvas caem em determinadas áreas somente quando poderosas frentes do sul entram na área de subsidência. 

Em outras palavras, o Atacama é uma região fria que em muito se difere do clima brasileiro. As temperaturas são relativamente baixas em comparação com as de latitudes semelhantes em outros lugares. A temperatura média do verão em Iquique é de apenas 19 ° C, e em Antofagasta  é de 18°C — para citar uma de suas icônicas localidades.

Em lugares de altitude mais elevada, chegando aos mais de 4 mil metros de altitude acima do nível do mar, a temperatura pode chegar na casa dos 14 graus negativos. 

Portanto, todo cuidado é pouco para não passar frio e não deixar que a temperatura e as condições do local sejam impeditivos de aproveitar este roteiro.

A região do Atacama pode ser visitada durante todo o ano. Entretanto, existem dois períodos do ano que são considerados de alta temporada: julho e agosto e de final de novembro a janeiro. Isso porque são períodos de férias. Em fevereiro, geralmente é o período de chuvas na região.

Salar de Uyuni

Segunda parada no Salar de Uyuni - Dia 3 - Bolívia - Vamos Trilhar

Ocupando uma área de mais de 10.000 quilômetros quadrados e movimentando cerca de 11 bilhões de toneladas de sal, o Salar de Uyuni é o maior salar do mundo. Ele foi formado quando o Lago Minchin — um lago pré-histórico que cobria a maior parte do sudoeste da  Bolívia — secou. 

Sob a espessa crosta de sal, há enormes reservas de salmoura rica em lítio; de fato, cerca de 70% do lítio do mundo é extraído dali. Ao redor do Salar existem outras maravilhas naturais do Altiplano — vulcões fumegantes, fontes termais e montanhas cobertas de neve. As paisagens surreais e escassamente povoadas da região se tornaram um dos maiores cartões de visita da Bolívia, atraindo centenas de milhares de visitantes todos os anos.

No que tange ao clima e temperatura, Uyuni fica a 3672 metros acima do nível do mar. A temperatura média anual na região é 10.1°C.

Há, contudo, variações climáticas ao longo do ano. Confira, a seguir, como geralmente são as distribuídas as temperaturas anuais:

  • Junho, julho e agosto: são os meses mais gelados no Salar de Uyuni. As temperaturas podem chegar a -15°C, com médias que variam entre 3 e 4°C. Durante esse período, as chuvas são bastante raras.
  • Dezembro, janeiro, fevereiro e março: são os meses com temperaturas mais amenas. As mínimas variam entre 5 e 6°C; e as máximas podem chegar a até 21°C entre o meio-dia e às 16h. Este é o período chuvoso e que o salar está espelhado.
  • Abril, maio, setembro, outubro e novembro: são os meses de “meio de estação”, quando as temperaturas variam entre mínimas de 0 a 4°C e máximas de 18 a 20°C. Neste período, as chuvas também são raras, ainda que possam ocorrer ocasionalmente.

Qual o tipo de roupa necessária para uma viagem pelo Atacama e pelo Salar de Uyuni?

Por que visitar o Valle del Arcoiris - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Como dissemos, as baixas temperaturas podem deixar de ser um problema se você estiver muito bem preparado. Para isso, existe a opção de calças térmicas que podem ser utilizadas debaixo das roupas a fim de manter a temperatura sempre aquecida. 

Além disso, a sobreposição de roupas pode ser um problema caso seja feita com tecidos que não possuem características térmicas. 

Neste roteiro, o típico look de verão brasileiro não é recomendado, pois roupas curtas ou mesmo com o corpo à mostra certamente farão você passar bastante frio e o passeio pode ficar comprometido em função disso. 

Além das roupas, acessórios como luvas, cachecóis e toucas são muito bem vindos. Caso seja verão ou primavera é suposto que as temperaturas estejam um pouco mais elevadas, mas não se esqueça sempre de itens necessários para deixar o corpo bastante agasalhado independentemente da época a qual você irá.

Acessórios e cuidados necessários aos dois destinos

Não é difícil encontrar lojas, farmácias ou mesmo restaurantes no Atacama. Já em Uyuni é um pouco mais complicado. Pensando nisso, a organização da mala tanto para viajar quanto para sair durante os passeios precisa ser milimetricamente pensada. 

Imagine sair para caminhar e sentir sede, ou ressecamento na pele, ou mesmo mal estar em função das elevadas altitudes que possuem ar rarefeito. Você não gostaria de passar por isso, não é mesmo? 

Pensando nisso, é sempre bom estar muito bem acompanhado de água, um bom hidratante para a pele e para os lábios, filtro solar e óculos de sol. 

Além disso, alguns snacks são mais do que bem vindos para paradas entre a visitação de uma atração e outra. 

Geralmente, em visitas a outros lugares, os hotéis oferecem produtos de cuidado pessoal, mas no Chile esta facilidade não está incluída em alguns dos hotéis. 

Portanto, também é necessário carregar consigo produtos produtos de higiene pessoal e álcool gel, pois em alguns trechos da viagem, principalmente em Uyuni, não há água e neste momento o álcool ou lenço umedecido será um grande aliado para deixar as mãos limpas.

Caminhando sobre Salar do Uyuni

Por ser um local formado por muito sal e este ser talvez o maior diferencial desta paisagem, os cristais de sal podem formar cristais extremamente pontiagudos. 

Imagine só caminhar sobre estes cristais com calçados que não protejam o pé em totalidade ou que não ofereçam o devido suporte para uma caminhada confortável? Não seria boa ideia. 

Por isso, existem botas específicas que além de serem térmicas e à provas de água, possuem o solado especial para caminhadas em ambientes mais agressivos, como é o caso do que encontramos no Salar do Uyuni. 

Para isso, o uso de tênis de academia, calçados de corrida ou demais calçados esportivos estão dispensados. Eu levei minha bota, mas tive um problema durante a viagem e ela perdeu as duas solas. Resumindo, tive que ir para o Salar de tênis de corrida. Resultado, meus pés ficaram molhados o tempo inteiro, cheios de sal e o calçado molhado mais de um dia. Tive que usá-lo molhado mesmo.

Prefira os calçados que aqueçam o pé e que também ofereçam proteção extra contra os fenômenos naturais que podem virar um verdadeiro pesadelo em caso de pés desprotegidos.

Visitando pontos turísticos no Atacama

Além de todos os detalhes mencionados, para os visitantes que desejam se refrescar nas lagoas pelo deserto, levar consigo toalhas, toucas e roupas de banho também é necessário, portanto é necessário incluí-las também na bagagem.

Em outras palavras, a visita ao Atacama precisa de utensílios essenciais, sem espaço para acessórios volumosos que ocupariam a vaga de outro produto que certamente deixaria a viagem mais confortável.

Como se manter aquecido?

Como já citamos no princípio do texto, as roupas térmicas são bastante apropriadas e há versões de todos os tipos. 

As calças são indicadas para todas as estações do ano, as blusas térmicas também podem ser ótima opção para que você não utilize roupas que não te deixarão suficientemente protegido contra o frio. 

Além disso, há determinados tipos de jaqueta conhecidas como corta vento, algumas com maior proteção contra frio, outras com menos. 

Escolha as jaquetas deste modelo mas que também tragam algum preenchimento interior, assim não será necessário colocar tanta roupa por baixo comprometendo os seus movimentos.

Durante o verão, no Atacama, é possível levar roupas normais, bermuda, camisetas, etc. Porém, sempre no fim do dia precisará de um casaco e/ou corta vento para se proteger da temperatura mais baixa e do frio da noite. No Uyuni, você vai ficar de calça e casaco o tempo todo, é bem mais frio que o Atacama. Vale a pena levar roupa de banho apenas para entrar na água das Termas de Polques.

Como ter a bagagem sempre organizada durante a viagem?

Em destinos em que é necessário levar bastante detalhes para não ser pego por imprevistos, invista em organização mesmo quando estiver no hotel. 

Como dica de viagem, separe as roupas por sacos plásticos identificados uma vez que já estiverem fora da mala, assim será muito mais fácil encontrá-las e verificar quais são as roupas que precisam ser lavadas e as que podem ser reutilizadas. 

Além disso, não esqueça que nestas programações as meias têm um papel primordial no conforto dos pés, há modelos que encontramos facilmente em lojas de departamento que trazem pêlos no interior e outras que possuem a fibra mais grossa, são estas as peças indicadas para que os pés estejam bem protegidos e possam te levar para conhecer lugares extraordinários. 

Aventure-se pelo Atacama e pelo Salar de Uyuni com a Fui Gostei Trips

Como você viu, é muito possível explorar Atacama e Salar de Uyuni em uma única viagem, sem esquecer de tudo o que é preciso levar para não passar perrengues.

Talvez você esteja se perguntando como pode organizar sua trip para esses que são os mais emblemáticos destinos de aventura da América do Sul.

Sugerimos que você faça como a gente aqui do Vamos Trilhar: viaje com a Fui Gostei Trips. Ao escolher a Fui Gostei Trips para sua aventura, você vai contar com roteiros escolhidos a dedo; além disso, a equipe atende em português e dá todo o suporte que os viajantes merecem.

Não importa se você vai sozinho, em dupla ou em grupo; visite o site da Fui Gostei Trips e solicite um orçamento para o pacote de viagens dos seus sonhos. Nós recomendamos muito!

→ Use o cupom de desconto VAMOSTRILHAR10

Que tal, você está se preparando para viajar para Atacama e Salar de Uyuni? Gostou das dicas que trouxemos neste artigo? Siga-nos no Instagram para conferir a galeria de imagens deste destino incrível!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *