Poços e Cachoeira da Imperatriz: como fazer a trilha (Horto – RJ) #72

Tempo de leitura: 3 minutos

youtube-rio-de-janeiro-cachoeira-da-imperatriz-como-fazer-a-trilha-original-floresta-da-tijuca-vamos-trilhar

Na região do Horto Florestal do Rio de Janeiro você encontrará diversas cachoeiras. Umas já bem conhecidas, outras nem tanto, como a Cachoeira da Imperatriz.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Ela é uma cachoeira muito boa, com bom volume d’água e possui uma queda de aproximadamente 5 metros. Nas suas proximidades você ainda encontrará outras quedas e poços. Portanto, já se tornou uma das minhas favoritas da região.

Para chegar até ela, fomos de carro até o Solar da Imperatriz. Estacionamos atrás dele e começamos a trilha passando perto das casas dos moradores da região.

A trilha não é bem sinalizada, o macete é você seguir sempre a direita e ir ouvindo o som da água. Com pouco tempo de caminhada, você já começará a ver o encontro dos rios. A partir desse ponto, é só descer o barranco e ir subindo o rio para aproveitar os Poços do Solar da Imperatriz.

Você encontrará uns 4 poços e quedas subindo o rio. Eles não são profundos, o máximo de profundidade é na cintura. Tem queda que chega a no máximo 2 metros. Pode não parecer grande coisa, mas o lugar é bem vazio, e ótimo pra você se refrescar e fugir das multidões das praias e outras cachoeiras mais badaladas da cidade.

Aproveitamos bastante e voltamos para a trilha. Seguimos em direção à Trilha Transcarioca. Como não tem nenhuma placa sinalizando, continuo com minha dica de seguir a direita, para quem está saindo dos poços.

Em 5 minutos você chegará a um largo, onde encontrará o Jequitibá do Solar, uma árvore centenário que deve ter uns 20 metros de altura. Nesse ponto, começamos a ver sinalização da Trilha Transcarioca indicando o caminho para a Cachoeira do Jequitibá.

Seguimos por mais 10 minutos por uma trilha fácil, com subida bem leve, praticamente plana a maior parte do tempo e bem demarcada, até chegarmos a placa indicativa da Cachoeira da Imperatriz.

Descemos até chegar e aproveitar a bela queda. Haviam poucas pessoas no lugar. Ela possui um poço bem raso e 3 pontos onde você consegue aproveitar a queda, sendo que em 2 você tem que ir subindo a cachoeira. Tem que tomar bastante cuidado pois é bem escorregadio.

Voltamos para a trilha e continuamos em direção a Cachoeira do Jequitibá. Menos de 5 minutos depois, chegamos até a Represa. Ali temos a opção de continuar a trilha para o Jequitibá, mas atravessamos o rio e subimos a Represa.

Subindo o rio, você chegará até uma outra queda d’água também de aproximadamente 5 metros, bem vazia e com bom volume d’água. Como não havia nenhuma placa indicativa, chamamos o local de Cachoeira da Represa.

Voltamos para a trilha e seguimos de volta ao Solar da Imperatriz. Em menos de 15 minutos já chegamos no estacionamento e estávamos preparados para ir embora.

Sem dúvidas esse é um ótimo lugar para você conhecer aqui na cidade do Rio de Janeiro e se refrescar do calorão carioca!

Veja o vídeo:

Fique por dentro de várias trilhas e outras aventuras.
Acesse: https://www.vamostrilhar.com.br/
Inscreva-se no canal – http://bit.ly/24Q5stg
Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar
Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *