Roteiro de 3 dias de viagem em Santa Rita de Jacutinga – MG

Tempo de leitura: 11 minutos

Por dentro do Boqueirão da Mira - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Santa Rita de Jacutinga, no interior de Minas Gerais, é um destino que merece estar na agenda de todo aventureiro. Ela é conhecida como a “Cidade das Cachoeiras”. 


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Neste artigo, nós resolvemos propor um roteiro de três dias de viagem. Continue lendo para ver como aproveitar todas as belezas dessa cidadezinha rica em turismo ecológico, histórico e cultural!

OBS.: Algumas das cachoeiras de Santa Rita de Jacutinga estão com risco de serem extintas. A empresa HY Brasil deseja colocar uma Hidrelétrica na região e isso acabaria com as cachoeiras do Pacau, Por Acaso, Batismo e Escorrega. Isso afetaria muito a economia da cidade, que está se desenvolvendo através do turismo. Não podemos deixar isso acontecer, faça sua parte e deixe sua assinatura dizendo não para a Usina Hidrelétrica.

Sobre Santa Rita de Jacutinga

Vista do mirante da Igrejinha do Alto - City Tour a pé por Santa Rita de Jacutinga - MG

Santa Rita de Jacutinga é um município que pertence à Zona da Mata, na microrregião de Juiz de Fora. Sua localização mais exata é cerca de 370 km a sul da capital do estado, Belo Horizonte.

A população é de quase cinco mil habitantes (75,5% vivendo na zona urbana). Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,736, considerando como médio para o estado de Minas.

Estamos falando de um município que está praticamente dentro da mata atlântica. De acordo com os órgãos oficiais, sua temperatura média anual é de 20,7 °C. 

Um dos grandes atrativos de Santa Rita de Jacutinga é o turismo rural. A cidade conta com diversas e variadas pousadas onde se hospedam os visitantes que vão até lá para aproveitar as trilhas, cachoeiras e riachos. Essas atrações ecológicas possibilitam desde descanso até a prática de esportes radicais, como rapel e rafting. 

Santa Rita também conta com alguns atrativos turísticos de valor cultural ou histórico, como suas fazendas construídas no século XVIII, que remontam ao tempo da escravidão e ao período em que o Brasil era o maior exportador de café do mundo. 

Um exemplo de atrativo histórico-cultural é a Fazenda Santa Clara, que chegou a ser a segunda maior do Brasil em número de escravos durante o Brasil Colônia. 

Em Santa Rita de Jacutinga também são realizados diversos eventos durante o ano, que atraem muitos visitantes nacionais e internacionais. Os mais destacados são o carnaval e as festividades de Santa Rita de Cássia, que é a padroeira desta localidade.

→ Leia aqui todos os nossos conteúdos sobre Santa Rita de Jacutinga!

Roteiro de 3 dias de viagem em Santa Rita de Jacutinga

Nós fomos convidados pela Pousada O Meu Canto para conhecer a região e explorar o máximo da cidade das Cachoeiras em 3 dias.

Saímos bem cedinho do Rio de Janeiro e depois de 2h30 já chegamos em Santa Rita de Jacutinga. É bem pertinho, cerca de 140km. Tomamos nosso café da manhã e nos preparamos para o primeiro dia de passeios.

Confira, a seguir, nossas indicações para três dias de viagem na cidade das cachoeiras!

Dia 1: Chegada, Boqueirão da Mira, Almoço na Dona Tereza e City Tour

No primeiro dia, indicamos começar pelos seguintes atrativos da cidade:

Boqueirão da Mira e Cachoeira do Meirelles

Parte de baixo do Boqueirão da Mira - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Nossa primeira parada foi o Boqueirão da Mira, localizado no Distrito de Cruzeiro, há 17 km do centro da cidade é um dos principais atrativos da região. Trata-se de um cânion com cachoeira bem majestoso; uma fenda entre dois paredões de pedra com aproximadamente 85 metros de altura. Em seguida, a gente ia passar na Cachoeira do Meirelles, mas o tempo fechou, começou a chover, então fomos almoçar no Restaurante da Dona Tereza.

O Boqueirão da Mira está situado dentro de uma área de Preservação Ambiental (APA), o que permite contemplação de muitas espécies de fauna e flora. Logo no início da sua trilha você encontrará uma outra cachoeira que é ótima pra banho, a do Meirelles.

Almoço na Dona Tereza

Restaurante da Dona Tereza - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

O restaurante Dona Tereza é bastante tradicional em Santa Rita de Jacutinga. Ele é simples, praticamente uma extensão da casa de sua dona (que lhe dá nome).

Aproveite a experiência da maravilhosa comida mineira, feita de maneira bastante simples e com muito amor. Depois de comer, aproveite uma das redes do quintal para relaxar, tomar uma cervejinha e até tirar uma sesta. 

City Tour pelo centrinho histórico

Conhecendo a Rua de Pedras - City Tour a pé por Santa Rita de Jacutinga - MG

À tarde, uma excelente pedida é fazer um city tour a pé pelo centrinho histórico dessa pacata cidade. Você vai passar pela Rua de Pedras e poderá entrar na Igreja Matriz; imediatamente à frente, aprecie a pracinha e o coreto.

Vá até o Túnel que Chora e o Lago dos Anjos. Em seguida, passe pelas estações ferroviárias, que hoje estão desativadas. Não deixe de ir ao Pontilhão da Central e à Igreja do Alto do Monte Calvário.

Dia 2: Ilha Parque de Aventuras, Restaurante Duque, Cachoeira do Coronel Cardoso, Cachoeira e Fazenda Santa Clara

No segundo dia, você já estará apto para algumas aventuras que requerem um pouco mais de energia. O roteiro que sugerimos é o seguinte:

Ilha Parque de Aventuras

Com stand up paddle no rio preto - Ilha Parque de Aventuras - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

O Ilha Parque de Aventuras pertence aos mesmos donos da pousada O Meu Canto. Ele é, ao mesmo tempo, um lugar de aventuras e turismo ecológico e uma hospedagem inusitada; conta com três apartamentos de casal.

Não é preciso se hospedar no Ilha Parque de Aventuras para curtí-lo. Ele fica a 6 km do centro de Santa Rita de Jacutinga, às margens do Rio Preto, principal rio da região e ótimo para a prática de esportes de aventura. 

Você poderá curtir as seguintes atividades: Boia Cross, Stand Up, Canoagem, Rafiting e banho de rio. 

Almoço no Duque

Restaurante do Duque - Valença - RJ - Vamos Trilhar

O Restaurante do Duque é localizado no município de Valença/RJ. Ele está relativamente longe do centro de Santa Rita de Jacutinga. Você vai passar por ele para ir aos próximos atrativos que indicamos mais adiante. 

Para acessá-lo é possível ir pela estrada que leva ao Rio de Janeiro ou  pela estrada de Minas — sempre seguindo as indicações no caminho. Confira as rotas no Google Maps.  

O Duque também é pousada. Ele proporciona uma experiência bastante interessante, pois está na zona rural. Apesar de não estar em Minas Gerais, o cardápio é 100% inspirado na comida mineira. 

Além disso, há também uma lojinha de artesanatos e artigos típicos da região. É um local bastante agradável que merece ser visitado.  

Cachoeira do Coronel Cardoso

Conheça tudo sobre a Cachoeira do Coronel Cardoso (da Usina) - Valença - RJ - Vamos Trilhar

A Cachoeira do Coronel Cardoso é muito bela, pois tem uma queda d’água bastante forte. Tanto que serviu, durante muito tempo, de geradora de energia para uma usina hidrelétrica (fundada em 1926) que abasteceu a região por muito tempo; hoje desativada — daí que muita gente a chama de Cachoeira da Usina.

Apesar de estar localizada em Valença, no Rio de Janeiro, a Cachoeira do Coronel Cardoso costuma entrar no roteiro de quem vai a Santa Rita e inclui a Fazenda Santa Clara e outras atrações próximas aos limites dos estados de Minas e Rio.

Cachoeira e Fazenda Santa Clara

Poço da Cachoeira de Santa Clara - Fazenda Santa Clara - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

A Fazenda Santa Clara é uma das maiores de toda a América Latina. São seis mil metros quadrados de área construída, e uma sede tem três andares e é toda moldada em pau-a-pique.

Seu valor histórico-cultural é tamanho que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os historiadores dizem que é a fazenda que mais conserva as características originais do período conhecido como Ciclo do Café (século XVIII).

Além de tudo isso, vale a pena conhecer a Cachoeira Santa Clara, que está dentro dessa propriedade. Ela tem uma queda d’água bastante alta, é belíssima e tem uma vegetação bastante proeminente ao seu redor. 

Dia 3: Cachoeiras Por Acaso, Escorrega e Batismo, Cachoeira do Pacau

No terceiro e último dia, vá às minhas cachoeiras favoritas da cidade. Sugerimos a seguinte ordem de visitação:

Cachoeira Por Acaso

Conhecendo a Cachoeira do Por Acaso - Recanto das Cachoeiras - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

Rodeada de pedras, a Cachoeira Por Acaso é muito bonita. Aos seus pés está um poço raso, que pode ser aproveitado inclusive por crianças. O local, bastante arborizado tem ótima exposição ao sol, o que torna o banho e a observação uma bela experiência.

É uma cachoeira perfeita para quem quer ter a experiência de uma “hidromassagem” natural. A experiência ali é bastante relaxante e, podemos dizer também, até energizante. 

Cachoeira do Escorrega

Tomando banho na Cachoeira do Escorrega - Recanto das Cachoeiras - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

A Cachoeira do Escorrega recebe este nome porque, de fato, tem uma espécie de escorregador (uma formação rochosa) de aproximadamente uns cinco metros. Aos seus pés, forma-se um poço que não é grande e nem fundo — suficiente para acolher a descida e absorver o impacto.

Cachoeira do Batismo

Cachoeira do Batismo - Recanto das Cachoeiras - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar

A Cachoeira do Batismo é bastante imponente, ela tem uma queda d’água de aproximadamente 25 metros. Seu visual é impressionante, pois está ladeada de pedras, uma espécie de moldura selvagem.

É nesta cachoeira que, tradicionalmente, os aventureiros fazem o “batismo” de quem se inicia na atividade de cascading, ou seja, no rapel de cachoeira. 

Cachoeira do Pacau

Sobre a Cachoeira do Pacau - Santa Rita de Jacutinga - MG - Vamos Trilhar-min

Formada pelas águas do Ribeirão do Pacau, a Cachoeira do Pacau tem uma queda d’água de aproximadamente 90 metros; ela é bastante imponente, de encher os olhos. Toda essa enorme “ducha”, como não poderia deixar de ser, produz um banho bastante gelado, mas que vale bastante a pena. A dica é ir entrando aos poucos para o corpo se acostumar.

A Cachoeira do Pacau é parada obrigatória para quem gosta de praticar esportes de aventura, como por exemplo o Cascading (rapel praticado em quedas d’água). Há inclusive empresas e profissionais liberais da região que oferecem essa experiência aos turistas.

Outros atrativos para conhecer em Santa Rita de Jacutinga

Como chegar em Santa Rita de Jacutinga

Confira, a seguir, algumas indicações para chegar a Santa Rita de Jacutinga partindo de São Paulo, do Rio ou de Belo Horizonte.

→ Saindo do Rio de Janeiro

  1. Pela Rodovia Presidente Dutra pegue a saída para Volta Redonda. Entre na Rodovia dos Metalúrgicos, que liga a Dutra ao Centro de Volta Redonda, siga no sentido do Bairro do Aterrado. Atravesse a ponte sobre o Rio Paraíba. Acompanhe as placas indicando Bairro Voldac, depois Bairro Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, Amparo, Santa Isabel do Rio Preto e logo depois Santa Rita de Jacutinga MG. 100% do percurso em asfalto. Esse é considerado o trajeto mais rápido, totalizando 165 km. 
  2. Pela Dutra entre para Piraí (73 km do trevo das margaridas no Rio), siga sentido Barra do Piraí mais 30 km; no trevo do Belvedere siga sentido de Ipiabas (mais 15 km) e depois para Conservatória (20 km). Mais 23 km até Santa Isabel e mais 12 km até Santa Rita de Jacutinga. 100% do percurso em asfalto. São 173 km.

→ Saindo de São Paulo

Pela Rodovia Presidente Dutra até Volta Redonda, pegue a segunda saída para Volta Redonda; entre na Rodovia dos Metalúrgicos, que liga a Dutra ao Centro de Volta Redonda. Siga no sentido do Bairro do Aterrado. Atravesse a ponte sobre o Rio Paraíba. Depois passe a acompanhar as placas indicando Bairro Voldac, depois Bairro Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, Amparo, Santa Isabel do Rio Preto e logo depois chegará em Santa Rita de Jacutinga MG. São aproximadamente 386 km — 100% do percurso em asfalto.  

→ Saindo de Belo Horizonte

Pegue a BR-040 até pouco antes de Juiz de Fora, quando deve-se entrar para Lima Duarte/Caxambu (BR 267). Vá até Bom Jardim de Minas, entre na cidade sendo a partir daí 32 km até Santa Rita de Jacutinga (MG 457). São 342 km — 100% do percurso é asfaltado.

Nós estivemos lá e recomendamos!

A convite da Pousada O Meu Canto, nós fomos visitar Santa Rita de Jacutinga.

→ Se você for conhecer a região não esqueça de usar o nosso cupom de desconto para garantir sua hospedagem na Pousada O Meu Canto.

Basta acessar https://www.pousadaomeucanto.com.br/ e inserir o cupom VAMOSTRILHAR para ter acesso ao desconto! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *