Trilha da Cachoeira do Sossego e Ribeirão do Meio: o que fazer na Chapada Diamantina (BA)

Tempo de leitura: 4 minutos

youtube-chapada-diamantina-trilha-da-cachoeira-do-sossego-ribeirao-do-meio-vamos-trilhar

A Cachoeira do Sossego, situada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, em Lençóis, é um paraíso natural perfeito para aventureiros que apreciam trilhas desafiadoras.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

A cidade de Lençóis, ponto de partida para grandes expedições pela Chapada Diamantina, é uma joia colonial com arquitetura extraordinária e uma atmosfera que parece perdida no tempo. Além da Cachoeira do Sossego, Lençóis oferece trilhas e cachoeiras encantadoras em seu entorno.

Visitamos esta cachoeira no dia seguinte de ter feito a trilha para o Mirante do Vale do Pati. Estávamos bem cansados mas conseguimos descansar um pouco mais que nos outros dias pois a trilha começou apenas às 09h30. Tomamos um ótimo café da manhã na pousada e subimos a estrada de carro. O início da trilha fica a apenas 5 minutos de distância de onde nos hospedamos.

A trilha para a Cachoeira do Sossego é desafiadora, exigindo habilidade dos viajantes, especialmente ao atravessar o leito do rio pulando de pedra em pedra. Começamos a caminhada de 6km até a Cachoeira do Sossego e logo no início já vimos uma cobra coral e gafanhotos gigantes.

O caminho não é tão difícil, mas possui vários aclives e declives, fazendo com que fique mais cansativa. Pelo caminho passamos por algumas ruínas de construções dos garimpeiros que atuavam na região para encontrar diamantes.

Mais ou menos na metade do caminho, a trilha segue pelo leito do rio. A partir desta parte, é só pulando de pedra em pedra. Ao longo do percursos passamos por várias pequenas quedas e poços que já dá vontade de parar e aproveitar. Também atravessamos uma grande gruta por dentro da água e foi muito divertido.

Vale ressaltar que é muito fácil se perder nela, nós mesmos encontramos pessoas perdidas no caminho e as ajudamos. Por isso recomendamos que vá com um guia como o @guiachapadadiamantinaa que conhece bem a região.

O tempo médio para chegar à cachoeira é de 2h30, e o acesso depende das condições climáticas, sendo desaconselhado em dias chuvosos devido à escorregadio das pedras.

Chegamos na cachoeira e já fomos direto para seu mirante tirar fotos em um ângulo privilegiado. Mais pra perto de 12h começa a bater sol no poço e na queda, o que torna o banho bem mais agradável.

Nos acomodamos, comemos nosso lanche e fomos aproveitar o local. De cara já pulamos de uma pedra com altura de cerca de 6 metros, ótimo para testar sua coragem pois o poço tem água bem escura, mas é fundo.

Também conseguimos ir nadando até a queda d’água. Dá pra ir atrás dela e tomar um bom banho de cachoeira. Vale tomar cuidado nessa parte pois é bem escorregadio e também não chegar na queda principal pois você pode se afogar com a força da água.

Ficamos cerca de 3 horas aproveitando-a e voltamos toda a trilha. O percurso de 14 km (ida e volta) é repleto de belos mirantes, pedras imponentes e árvores grandiosas, oferecendo várias oportunidades para refrescantes banhos em águas de tonalidade caramelo típica da região. A recompensa pelo esforço é a deslumbrante Cachoeira do Sossego, com uma queda de 15 metros de água amarronzada e gelada.

Mais pra perto do fim da trilha pegamos um desvio para o Ribeirão do Meio, conhecido como o Tobogã Natural da Chapada, oferecendo uma experiência única de escorregador natural, e que também possui um poço bem amplo. Acho que foi o maior escorregador de cachoeira que já fui.

Ficamos até o fim do dia nela e indo embora ainda encontramos uma estrutura para comprar uma bebida e alguns cristais. Para chegar até lá também tem um trilha na mesma estrada que começamos o percurso para a Cachoeira do Sossego, foi neste ponto que terminamos o passeio do dia.

Além disso, você pode incluir o Ribeirão de Cima, com seus caldeirões de água formando hidromassagens, no seu roteiro, mas optamos por não ir desta vez.

Seguimos direto para o centro de Lençóis para comprar mantimentos para amanhã, conhecer um pouquinho do local e jantar em um restaurante bem gostoso. Voltamos pra pousada para descansar pois o dia seguinte começaria cedo.

Confira o vídeo:

GUIA NA CHAPADA DIAMANTINA: https://www.instagram.com/guiachapadadiamantna/

? MEU BLOG: https://www.vamostrilhar.com.br/

? MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram – 
http://www.instagram.com/vamostrilhar
Facebook – 
http://www.facebook.com/vamostrilhar
Pinterest – 
https://www.pinterest.com/vamostrilhar
Tiktok – 
https://www.tiktok.com/@vamostrilhar

? SE INSCREVE AQUI NO CANAL: http://bit.ly/24Q5stg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *