Cachoeira do Mutum: o que fazer em Presidente Figueiredo – AM (ft. Iguana Tour)

Tempo de leitura: 4 minutos

youtube-amazonas-presidente-figueiredo-cachoeira-do-mutumNo nosso segundo dia por Presidente Figueiredo, já no fim da tarde depois de ter conhecido as Cachoeiras da Neblina e da Pedra Furada, conhecemos o atrativo mais famoso da região, a Cachoeira do Mutum.

A Cachoeira do Mutum é uma das mais belas cachoeiras do Brasil, localizada no km 54 da estrada AM-240, na cidade de Presidente Figueiredo, a 107 km de Manaus. Com suas incríveis piscinas naturais semelhantes a uma jacuzzi, a cachoeira é uma atração imperdível para quem visita a região.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Ela é formada pelo Rio Mutum e cercada por uma exuberante vegetação, o que a torna um lugar de grande beleza natural.

A maneira mais fácil de chegar em Presidente Figueiredo saindo de Manaus é de carro e seguindo pela BR-174. Nós fizemos tudo com o pessoal da Iguana Tour.

Antigamente, até início de 2019, para chegar até a cachoeira, era preciso percorrer uma trilha de 6 km após passar pela porteira no km 54 da AM-240. Era bem mais difícil chegar até ela, no mesmo nível que a trilha da Cachoeira da Neblina. Porém, mais recentemente, isso mudou. Eles abriram uma estrada depois da porteira que já nos deixa bem pertinho da cachoeira.

Estacionamos o carro e começamos a bater perna. Em poucos minutos já conseguimos ver os famosos buracos que a galera mergulha e que já estão bem difundidos em fotos na internet.

Os buracos da Cachoeira do Mutum são piscinas naturais que se formam ao longo do leito do rio, com diferentes profundidades e tamanhos. Essas piscinas são semelhantes a jacuzzis naturais e são uma das principais atrações da cachoeira. Alguns desses buracos podem chegar a incríveis 7 metros de profundidade, por isso é importante tomar cuidado ao nadar neles. Infelizmente, estava chovendo mais que o comum na região, com isso o rio estava mais alto e não conseguimos ver da mesma forma. Não tem problema, voltaremos uma próxima vez.

Seguimos à trilha para ir efetivamente até a Cachoeira do Mutum, a queda d’água. Ela estava bem cheia de pessoas, pois era um fim de semana. Vimos a queda mais de longe, pois não é permitido ir até ela, pois isso pode ser perigoso.

Ela é bastante alta, cerca de 10 metros de altura, e o volume de água é intenso, o que pode causar acidentes graves. Existem relatos até de pessoas que morreram ali, presas no redemoinho gerado pela força da água. Para evitar o acesso, tinha até uma corda demarcando até onde as pessoas poderiam ir.

A cor laranja da água é resultado do alto teor de tanino encontrado nas raízes, folhas e cascas de árvores presentes na região. O tanino é um composto orgânico que é liberado na água quando a chuva passa por esses materiais orgânicos. A substância é conhecida por deixar a água com uma tonalidade amarronzada ou alaranjada, que é muito comum em rios e cachoeiras na região amazônica. Mesmo que a cor da água possa parecer estranha para algumas pessoas, a água é considerada limpa e própria para banho.

O local tem um bom espaço para tomar banho, com água na altura da cintura, em alguns pontos ainda mais raso. Tinham muitas crianças aproveitando, sem dúvidas um programa para toda família. Como fomos no fim de tarde, o sol já não estava tão presente.

É importante lembrar que é preciso tomar alguns cuidados ao visitar a Cachoeira do Mutum. As piscinas naturais são realmente lindas, mas algumas são bastante profundas (até 7 metros) e podem acontecer acidentes. Além disso, é importante prestar atenção nas pedras, que podem ser escorregadias e causar acidentes.

A melhor época do ano para visitar a cachoeira do Mutum é entre novembro e janeiro, quando a incidência de chuvas é menor. Os visitantes pagam uma taxa no valor de R$15 para poder visitar a cachoeira, que é paga ao passar pela porteira.

Visitar a Cachoeira do Mutum é uma experiência inesquecível para quem ama a natureza e quer se refrescar nas águas cristalinas de uma das mais belas cachoeiras do Brasil. Certifique-se de seguir todas as dicas de segurança e aproveite ao máximo sua viagem. E não se esqueça de tirar muitas fotos incríveis!

Confira o vídeo:

Essa viagem foi feita em parceria com a Iguana Turismo. Se você quiser fazer esse mesmo roteiro que a gente fez, basta entrar em contato com eles:
Site – 
https://www.amazonbrasil.com.br/
Facebook – 
https://www.facebook.com/iguanaturismo/
Instagram – 
https://www.instagram.com/iguanatour
Telefone – (92) 99351-3630

? MEU BLOG: https://www.vamostrilhar.com.br/

? MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram – 
http://www.instagram.com/vamostrilhar
Facebook – 
http://www.facebook.com/vamostrilhar
Pinterest – 
https://www.pinterest.com/vamostrilhar
Tiktok – 
https://www.tiktok.com/@vamostrilhar

? SE INSCREVE AQUI NO CANAL: http://bit.ly/24Q5stg

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *