Conheça tudo sobre as Cachoeiras Almécegas 1 e 2 – Chapada dos Veadeiros – GO

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça tudo sobre as Cachoeiras Almécegas 1 e 2 - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

As Cachoeiras Almécegas 1 e 2 estão localizadas na cidade de Alto Paraíso de Goiás, dentro da Chapada dos Veadeiros, uma região de Cerrado de altitude que abrange diversas cidades do estado de Goiás.


Elas têm, respectivamente, 50 e 15 metros de queda d’água sobre paredões rochosos. E são consideradas os principais atrativos do parque ecológico.

Vem com a gente, aqui estão informações e imagens, enfim, tudo o que você precisa saber para colocar este destino na sua lista de lugares maravilhosos a conhecer!

Mirante da Almécegas 1

Mirante da Cachoeira Almécegas 1 - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

As duas cachoeiras estão dentro da fazenda São Bento. A partir da entrada, é preciso percorrer cerca de 1,5km para chegar até a Almécegas I. Percurso de média dificuldade, com alguns trechos íngremes, para ir a pé. Muitas pessoas trilham também de bicicleta, o que é muito divertido, além de um bom exercício.

Queda d'água da Cachoeira Almécegas 1 - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

O local tem um mirante voltado para o paredão da cachoeira e um poço onde é possível nadar e relaxar. Dali, muitos aventureiros descem praticando rapel.

Leve uma boa máquina fotográfica para sacar imagens de tirar o fôlego, especialmente se você der a sorte de ter um dia bem ensolarado e com poucas nuvens.

Almécegas 1

A Cachoeira Almécegas 1 - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

A queda d’água desta cachoeira é de cerca de 50 metros. Ela forma um lindo véu de noiva sobre o paredão rochoso, que desemboca em uma piscina de águas verdejantes.

É preciso, contudo, ter um pouco de cuidado, pois o poço, apesar de não parecer, em alguns pontos é bem fundo.

Almécegas 2

A Cachoeira Almécegas 2 - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Já a Almécegas II fica a 300 metros do estacionamento de carros. A trilha até lá é fácil. Apesar de não ser tão imponente quanto Almécegas I, ali há um ótimo poço para banho e muitas pedras onde é possível deitar, tomar sol e até fazer um piquenique com os amigos.

Esta cachoeira não é muito alta, são cerca de 15 metros. No entanto, um detalhe pode compensar: é possível entrar debaixo da queda d’água sem medo de ser feliz.

Dá pra pular! (cliff diving)

Por tudo isso que dissemos até aqui, as duas cachoeiras são um dos principais atrativos da Chapada dos Veadeiros. E um detalhe costuma fazer a cabeça dos visitantes: em ambas é possível praticar o chamado cliff diving, o pulo, em bom português.

As águas são bem geladas, o que pode ser um alívio depois da trilha. Excelente para se jogar em dias de muito calor e passar horas se refrescando. A limpidez das águas também são um convite à parte para os mergulhos.

— Veja também:

Como chegar?

Como chegar nas Cachoeiras Almécegas 1 e 2 - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Em Alto Paraíso de Goiás, vá até a Fazenda São Bento.

O acesso se dá pelo km 8 da GO-239, no sentido São Jorge.

Preço da entrada: R$ 30,00 por pessoa.

Horário: das 8 às 17h, diariamente, incluindo finais de semana e feriados.

Não é preciso contratar guia.

O que levar?

Leve um kit básico de “sobrevivência” em trilhas: protetor solar, boné ou chapéu, comida, água e roupa de banho.

E seja consciente: leve seu lixo para descartá-lo fora do parque!

Confira o vídeo desta trilha:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *