Conheça tudo sobre os Saltos do Rio Preto – Chapada dos Veadeiros – GO

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça tudo sobre os Saltos do Rio Preto - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Os Saltos do Rio Preto são uma das quatro trilhas que os visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros podem percorrer para chegar aos diversos atrativos locais (as outras são Sete Quedas, Cânions e Seriema).


Trata-se, como o próprio nome sugere, de vários locais onde é possível saltar para dentro do rio e se refrescar nas águas geladas.

Neste artigo, você terá todas as informações úteis para colocar essa trilha na sua lista de lugares a visitar dentro da Chapada. Acompanhe!

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Vamos Trilhar

Listado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma reserva ecológica que abrange uma área de 65 514 hectares dos municípios de Cavalcante (60%) e Alto Paraíso de Goiás (40%), na região central do Brasil, estado de Goiás.

Ele está dentro da chamada Chapada dos Veadeiros, uma região de Cerrado. É é hoje um destino procurado por milhões de turistas brasileiros e estrangeiros que vão em busca de aventura e um contato mais íntimo com as riquezas naturais do local.

A entrada é franca e, para alguns atrativos, é aconselhável contratar um guia. Há ainda locais onde é obrigatório contar com o acompanhamento de um profissional.

Contato:

Rod GO 239, Km 36 – Vila de São Jorge.

Alto Paraíso – GO

Fones:(62) 3455-1114 / 3455-1116 / 9299-8536

www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros  

Como chegar?

Como chegar no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Vamos Trilhar

Partindo de Brasília, você vai percorrer 260 km até a entrada do Parque. Pegue a BR-020 em direção à Formosa-GO. No trevo, pegue a BR-010, sentido Alto Paraíso.

Fique atento: depois de cruzar a divisa do DF com Goiás, a BR-010 assume o nome de GO-118.

Chegando em Alto Paraíso, vire no trevo à esquerda em direção a São Jorge e siga pela GO-239 por cerca de 22 km de rodovia asfaltada e mais 14 km em estrada de chão.

Em São Jorge deixe o carro e vá caminhando ou de bicicleta até a entrada do Parque (percurso de cerca de 1 km), pois é menos arriscado do que chegar lá e não ter lugar seguro  para estacionar.

No Parque, contrate um guia local para te conduzir pela Trilha dos Saltos. Veja os detalhes, a seguir!

Trilha para os Saltos

Início da trilha para os Saltos do Rio Preto - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Com aproximadamente 11 km de extensão, ida e volta, a Trilha dos Saltos merece um dia todo para ser bem explorada. Ela é considerada de nível moderado, no entanto, se você optar por incluir as Corredeiras em seu passeio, pode se tornar pesada.

Terreno da trilha para os Saltos do Rio Preto - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

O percurso é feito na maior  parte do tempo em terreno acidentado e bastante pedregoso.

Garimpo de Cristal de Quartzo - Trilha dos Saltos do Rio Preto - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Na ida, você passará pelo Garimpo, considerado  o maior garimpo de cristal de quartzo da região quando estava em atividade (1912 a 1961).

Mirante do Salto do Rio Preto (120 metros) - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Depois de caminhar cerca de 4 km, você chegará ao Mirante do Salto de 120m. Ele é um dos pontos altos da trilha, pois dali é possível ver uma queda d’água que é de tirar o fôlego.  

Mirante do Salto do Rio Preto (80 metros) - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Cerca de 800 metros mais adiante, você chega ao Salto de 80m, onde poderá tomar um banho de rio. Fique atento à área delimitada, pois há níveis mais profundos onde não é aconselhável entrar.

Em seguida, depois de uma subida bem íngreme (cerca de 800 metros), e mais 1,5 km de caminhada, você chega até as Corredeiras do Rio Preto, onde também é possível  tomar banho de rio, em “hidromassagens” formadas em suas pequenas quedas.

Há uma trilha suspensa de 230 metros para as Corredeiras com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Pergunte no centro de atendimento ao turista sobre as regras para acesso com veículo particular nesta trilha.

Salto 80 metros

O Salto do Rio Preto de 80 metros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

A cachoeira de 80 metros cria um grande e belo lago aos seus pés. A caminhada para chegar até lá é de cerca de 6 km, e o caminho de volta é marcado por uma longa subida.

Idealmente, deve-se separar cerca de 4 horas para esse passeio. No entanto, se você quiser passar mais tempo relaxando e curtindo a paisagem, ele pode ter duração de até sete horas.

Salto 120 metros

O Salto do Rio Preto de 120 metros - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Já o outro salto, de cerca de 120 metros, está localizado em uma área do Parque onde a visitação não é permitida. Por isso, foi construído um mirante que proporciona uma vista fantástica, uma experiência incrível.

Outras informações

A Trilha dos Saltos é toda sinalizada com setas amarelas, o que pode facilitar para quem está sem guia.

Confira o vídeo desta trilha:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *