Roteiro da trilha da Cachoeira da Gruta (Horto) – RJ

Roteiro-da-trilha-da-Cachoeira-da-Gruta-Horto-RJ-Vamos-Trilhar

Na região do Horto Florestal do Rio de Janeiro existem algumas cachoeiras que você pode se banhar. Algumas bem conhecidas como a Cachoeira do Chuveiro e outras nem tanto, como a Cachoeira da Gruta.

Ficha Técnica

Localização: Parque Nacional da Tijuca – Setor B – Serra da Carioca, Horto Florestal, Rio de Janeiro, RJ.
Dificuldade: Passeio – Nível 1 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Tempo: Aproximadamente 10 minutos.
Atrativos: Cachoeiras.

Como chegar

Pela Zona Sul

Você deverá subir a rua Pacheco Leão inteira, até um pouco antes da guarita que indica a entrada do Parque Nacional da Tijuca, ainda em frente às casas da região. Se você for de ônibus procure ir nos das linhas 409 / 124 / 416 e saltar no ponto final, no Horto. Depois só é possível seguir pela estrada de transporte particular, a pé ou bicicleta. Lembrando que o trecho entre o ponto final até a Cachoeira da Gruta tem pouco menos de 1km de subida, pelo asfalto mesmo.

Pelo Alto da Boa Vista

Você deverá subir o Alto da Boa Vista até a altura do Corpo de Bombeiros, onde tem uma bifurcação (tem placas apontando o caminho certo) que leva para a Estrada Dona Castorina, que segue em direção ao Horto e passando pela Mesa do Imperador e Vista Chinesa.

Início da trilha

início da trilha da cachoeira da gruta (horto) - vamos trilhar

Subindo a Estrada Dona Castorina, aproximadamente 100 metros antes da guarita do Parque Nacional da Tijuca, existe uma entrada a direita. Ela é um pouco escondida, mas você vai conseguir identificá-la através da placa amarela escrito “Via Compartilhada” e uma casa com o número 131.

Atravessando o córrego

córrego cachoeira da gruta (horto) - Vamos Trilhar

Logo depois da entrada você verá um córrego, que está mais para uma vala onde escorre água das cachoeiras da região. Você deverá atravessá-lo, pois a trilha começa do outro lado.

Troncos caídos

trilha da cachoeira da gruta (horto) - Vamos Trilhar

Durante todo o caminho você encontrará troncos e galhos de árvore caídos pela trilha, o que pode te confundir um pouco sobre por onde seguir. Porém, a trilha é bem marcada e você pode encontrar sempre marcas da Trilha Transcarioca, que são uma pegada amarela ou um retângulo preto em pé. Se você ver essas marcas, fique tranquilo pois está no caminho certo.

Bifurcação

bifurcação cachoeira da gruta (horto) - Vamos Trilhar

Aproximadamente 20 metros antes de chegar ao destino, você encontrará uma bifurcação que seguindo pela esquerda, te levará a Cachoeira da Gruta e seguindo a direita você pegará a trilha mais longa que leva ao Mirante do Horto e a Cachoeira dos Primatas.

A Cachoeira da Gruta

a cachoeira da gruta (horto) - vamostrilhar

Essa Cachoeira está oficialmente fora do Parque Nacional da Tijuca, mas está bem pertinho da entrada dele, por isso considerei ela fazendo parte. Assim fica mais fácil de identificar. Não tem muito mistério para chegar até a Cachoeira da Gruta, uns 10 minutos depois de atravessar o córrego você chegará até ela.

placa cachoeira da gruta (horto) - Vamos Trilhar

Ela recebeu esse nome devido ao seu formato, já que a queda d’água fica dentro de uma gruta literalmente. A água cai através de uma fenda na pedra e forma uma pequena piscina do lado de fora, o suficiente apenas para sentar.

Que d'água da Cachoeira da Gruta (Horto) - Vamos Trilhar

A queda d’água não é grande, mas é boa o suficiente para se refrescar e fugir do claro que faz no Rio de Janeiro. Se quiser aproveitá-la com sol, vá até às 14h, que é quando ele ainda consegue atravessar a mata.

E aí, preparado para aproveitar essa e outras cachoeira do Horto do Rio de Janeiro? Depois nos conte como foi fazer essa trilha!