Conheça as cachoeiras do Quilombo Kalunga – Cavalcante – Chapada dos Veadeiros – GO

Tempo de leitura: 8 minutos

Conheça as cachoeiras do Quilombo Kalunga - Cavalcante - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Por dentro do município de Cavalcante, natureza e história convivem de forma harmoniosa.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Sua beleza natural e a força da resistência de seu povo fazem deste um lugar único.

Por ser o maior quilombo do Brasil e uma área de proteção ambiental, este lugar tem uma atmosfera única que surpreende aos visitantes, razão pela qual o turismo na região tem apresentado crescimento constante.

Por isso, prepare-se para conhecer as cachoeiras e os segredos de um dos lugares mais especiais da Chapada dos Veadeiros!

Sobre Cavalcante

Sobre Cavalcante - cachoeiras do Quilombo Kalunga - Cavalcante - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Cavalcante é um município localizado no norte do estado de Goiás. Ele costumava ser um grande produtor de ouro durante os tempos coloniais, mas hoje é mais conhecido por suas belezas naturais, rios e cachoeiras.

Cavalcante é o lar de um grande número de Quilombos, comunidades de descendentes de afro brasileiros que conseguiram escapar da escravidão.

O município está localizado ao norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e é conectado por estrada alcatroada com Teresina de Goiás. Faz parte da microrregião da Chapada dos Veadeiros.

A distância até a capital do estado de Goiânia é de 510 km e a maioria dos moradores tem maior contato com Brasília do que com a capital do estado.

Ligações auto-estrada de Goiânia são feitos por BR-153 / Anápolis / Alexânia / BR-060 / Planaltina / IR-430 / IR-118 / BR-010 / São João da Aliança / Alto Paraíso de GO / Teresina de GO / GO-241 .

Os municípios e estados vizinhos são:

  • norte: Tocantins;
  • sul: Alto Paraíso de Goiás;
  • oeste: Colinas do Sul e Minaçu;
  • leste: Teresina de Goiás.

Conta-se que os primeiros colonos chegaram à região em 1736 em busca de ouro. Logo foi descoberto ouro perto do córrego chamado Lava Pés e a vila começou a crescer tomando o nome de Cavalcante, em homenagem a Julião Cavalcante, seu fundador.

Em 1806, o ouro havia acabado e a população declinou de acordo. Em 1831 a cidade foi elevada ao status de “vila”.

Em 1953, tornou-se um município. Em 1957, o distrito de Colinas do Sul rompeu-se para formar seu próprio município. Da mesma forma, em 1988, o distrito de Teresina de Goiás foi desmembrado.

Atualmente, a pecuária é o ponto forte da economia local. A cidade também recebe algum turismo, que entra no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás , a 100 km ao sul.

Muitos turistas vão a Cavalcante para explorar as mais de 150 cachoeiras catalogadas, a maioria das quais só pode ser visitada a pé. Em uma estrada de terra que faz fronteira com o parque nacional, há conexões com Colinas do Sul e o lago artificial da Serra da Mesa.

O caminho até Cavalcante

O caminho até Cavalcante - cachoeiras do Quilombo Kalunga - Cavalcante - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Localizada ao norte, moradores da cidade de Cavalcante contam que  existem mais de 200 cachoeiras distribuídas em suas terras, sendo que muitas delas não possuem permissão para visita. Para conhecer tudo isso de perto, o acesso está a pouco menos de 90 km de Alto Paraíso e 320 km de Brasília via estrada GO-118.

Após chegar ao local, conhecido por ser uma região muito tranquila é preciso se informar no Centro de Apoio ao Turista para obter informações sobre as trilhas, realizar o pagamento da entrada  e contratar um guia turístico para grupos de aproximadamente 6 pessoas, pois os trajetos de Cavalcante não podem ser feitos sem o acompanhamento de um profissional em função da pouca sinalização e particularidades encontradas durante o  percurso.

Sobre o Quilombo Kalunga

Conforme já dissemos, ali perto há uma comunidade chamada Kalunga, composta por descendentes negros dos escravos que fugiram para o interior para formar comunidades chamadas quilombos.

Esses escravos fugidos viviam em isolamento, construindo sua própria identidade e sua própria cultura, com elementos africanos adicionados aos elementos europeus, principalmente o catolicismo tradicional do meio rural, e misturando-se à população indígena.

Hoje os Kalunga (aproximadamente 4.500 pessoas) ocupam um território que ocupa parte dos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás. Nestes territórios existem quatro centros populacionais principais: a região de Contenda e o Vão do Calunga, o Vão de Almas, o Vão do Moleque e o antigo Ribeirão dos Negros, mais tarde denominado Ribeirão dos Bois.

Famosas cachoeiras do Quilombo Kalunga

Para se chegar aos destinos, as trilhas que dão acesso são consideradas de dificuldade média e possuem mais de 5 km de extensão, portanto é preciso estar preparado.

Confira, a seguir, um pouco sobre quatro das mais famosas cachoeiras que estão dentro do Quilombo Kalunga.

Cachoeira Santa Bárbara

Cachoeira Santa Bárbara - cachoeiras do Quilombo Kalunga - Cavalcante - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Considerada como uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil, Santa Bárbara oferece aos turistas uma paisagem que combina a deslumbrante queda d’água entre as pedras com um lindo lago cristalino em tons de azul turquesa.

Por ser muito procurado, o Centro de Apoio ao Turista monitora o tempo de visitação neste local, permitindo até 150 pessoas  por no máximo 1h de visitação. Desta forma, é importante programar a ida para o princípio do dia não correndo o risco de ficar de fora da atração principal.

No caminho para Santa Bárbara encontra-se outra cachoeira, conhecida como Santa Barbarinha, com águas cristalinas e ideal para se refrescar em dias de sol intenso.

Cachoeira da Capivara

Cachoeira Capivara - cachoeiras do Quilombo Kalunga - Cavalcante - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Localizada a menos de 1 km da Cachoeira de Santa Bárbara, este destino apresenta uma beleza ímpar, pois a queda d’água de quase 80 metros desliza sobre as pedras contornando de forma magnífica a textura das rochas.

Cercadas por vegetação, o encontro dos rios Tiririca e Capivara são responsáveis por formar esse espetáculo que pode ser admirado bem perto no lago que se forma após a cascata.

Cachoeira Candaru

Cachoeira Candaru - cachoeiras do Quilombo Kalunga - Cavalcante - Chapada dos Veadeiros - GO - Vamos Trilhar

Menos conhecida que as anteriores, este destino promete grandes descobertas. Pelo fato da trilha que dá acesso à Cachoeira Candaru ser mais complicada, muitos visitantes abrem mão de visitar o local e acabam deixando de conhecer este espetáculo.

As águas desta cachoeira deslizam sobre mais de 70 metros pelas pedras e criam piscinas naturais em dois níveis, ideais para nadar com segurança,  visto que há uma parede de pedras que protege o local e desta forma, a atração pode ser aproveitada com mais segurança.

Desta forma, para desfrutar de todas as dicas e detalhes sobre os principais pontos de visita no Quilombo Kalunga só basta ir e conhecer este encanto de perto.

Confira nossos conteúdos sobre a Chapada dos Veadeiros:

Artigos

Vídeos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *