Conheça as incríveis 35 maiores montanhas do Brasil

Tempo de leitura: 11 minutos

Conheça tudo sobre o Parque Nacional de Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar

Um trilheiro de verdade procura sempre os maiores desafios. Para a sorte dos mochileiros do Brasil, nosso país é cheio de riquezas e achados naturais. Cachoeiras, praias, florestas, sítios arqueológicos e… montanhas. Sim, ao longo do nosso território, existem incontáveis montanhas prontas para serem exploradas.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Sabendo disso, resolvi trazer um guia completo, apresentando as 35 maiores montanhas do Brasil. Acompanhe!

As maiores montanhas do Brasil segundo o IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) publica todos os anos seu Anuário Estatístico do Brasil. Em 2016, o órgão incluiu no documento uma lista com as maiores montanhas do país, com diversos detalhes.

Veja, a seguir, algumas informações em torno dos pontos mais altos do país:

Pontos mais altos por região:

Regiões com pontos mais altos do Brasil - IBGE - Vamos Trilhar
Pontos mais altos por região
Tabela Pontos mais altos do Brasil - IBGE - Vamos Trilhar
Pontos mais altos do país, por ordem de grandeza

→ Saiba mais no Anuário Estatístico do Brasil 2016.

35 maiores montanhas do Brasil

Com base nas informações do IBGE, listamos a seguir as maiores montanhas do Brasil; também contamos um pouco sobre elas. Confira!

1. Pico da Neblina

Com quase 3 mil metros de altura (2.995 metros), o Pico da Neblina é o ponto mais alto do nosso território, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Ele fica localizado no estado do Amazonas e recebe o nome porque o topo da montanha fica encoberto por uma neblina grande parte do tempo.

2. Pico 31 de Março

O Pico 31 de Março é o segundo ponto mais alto do nosso território. Fica localizado na fronteira entre o estado do Amazonas e a Venezuela, na serra do Imeri. Tem 2.974 metros. 

É também conhecido como Pico Phelps. Assim como o Pico da Neblina, também fica encoberto na maior parte do tempo.

3. Pico da Bandeira

Logo em seguida, temos o Pico da Bandeira, que possui 2.891 metros de altura. A montanha fica localizada nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. 

A atração natural faz parte do Parque Nacional do Caparaó, na serra do Caparaó, e é considerada a montanha que ocupa o maior espaço no nosso território.

4. Pico do Calçado

Localizado no Parque Nacional Caparaó, entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Pico do Calçado é considerado extra-oficialmente a quarta maior formação rochosa do nosso país. 

Em termos de dimensões, o Pico do Calçado tem impressionantes 2.849 metros.

5. Pedra da Mina

Esta é oficialmente a quarta maior montanha do Brasil, de acordo com o IBGE. 

A Pedra da Mina tem 2.798 metros de altitude e fica localizada na Serra da Mantiqueira, mais precisamente entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Por incrível que pareça, a Pedra da Mina só se tornou conhecida no século XIX.

6. Pico das Agulhas Negras

Pico das Agulhas Negras - Conheça as trilhas e atrações da parte alta do Parque Nacional de Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar

Com 2.790 metros, o Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e o terceiro mais alto de Minas Gerais. A montanha fica localizada no Parque Nacional do Itatiaia e também é um excelente destino turístico do nosso país. 

7. Monte Roraima

Outra formação rochosa gigante no Brasil é o Monte Roraima, com quase 2.750 metros de altura. 

Ela fica localizada na tríplice fronteira entre a Guiana, a Venezuela e o Brasil. Esse é um dos pontos de trekking mais famosos do país e isso se deve ao fato de ser relativamente acessível para a escalada.

8. Morro do Couto

Voltando pelo mesmo caminho da Pedra do Altar - Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar-min

A próxima montanha da nossa lista é o Morro do Couto, que possui quase 2.700 metros de altura. Ele fica localizado entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, no Parque Nacional Itatiaia. 

O Morro do Couto é conhecido por ter sido um ponto de fuga dos escravos no Brasil colonial.

9. Pedra do Sino de Itatiaia

Pedra do Sino de Itatiaia - Conheça as trilhas e atrações da parte alta do Parque Nacional de Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar

A Pedra do Sino se localiza no Estado de Minas Gerais, bem na Serra da Mantiqueira. A essa altura, você não vai se surpreender ao descobrir que o ponto também está no Parque Nacional de Itatiaia. 

Com 2.670 metros de altitude, a montanha recebe esse nome por causa do seu formato, que lembra um sino.

10. Pico dos Três Estados

O Pico dos Três Estados fica nas divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro — daí o seu nome. 

Com uma altitude de 2.665 metros, a montanha fica na serra Fina, muito próxima à Pedra da Mina e ao Pico das Agulhas Negras, já vistos por nós neste post.

11. Pedra do Altar

Pedra do Altar - Conheça as trilhas e atrações da parte alta do Parque Nacional de Itatiaia - RJ - Vamos Trilhar

Seguindo a nossa lista, nós temos a Pedra do Altar, que faz parte da Serra da Mantiqueira e fica no Parque Nacional de Itatiaia, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

São 2.791 metros de altitude. Eu mesmo já fiz essa trilha. Depois de terminar aqui você pode conferir!

12. Pico do Tesouro 

O Morro do Tesouro fica no Parque Nacional Caparaó, mais precisamente na Serra do Caparaó, no Espírito Santo. 

É conhecido pelos guias da região como Pico Cabritos e é uma das montanhas de mais difícil acesso na região. Possui 2.620 metros de altura.

13. Morro da Cruz do Negro

Também localizado no Parque Nacional Caparaó, no Espírito Santo, o Morro da Cruz do Negro possui 2.658 metros de altitude. O acesso ao morro se dá pela mesmo trilha que leva ao Pico da Bandeira.

14. Pico do Garrafão

O Pico do Garrafão está localizado na Serra da Mantiqueira, mais precisamente no sul de Minas Gerais, no Parque Estadual da Serra do Papagaio. Atravessada pelo Túnel do Garrafão, a formação rochosa possui 2.359 metros de altitude. Especula-se que o túnel foi criado para a exploração da mineração.

15. Pico da Maromba

Outra atração do Parque Nacional de Itatiaia é o Pico da Maromba. A montanha possui 2.619 metros e seu acesso é considerado difícil por muitos escaladores. O ponto turístico fica localizado na Serra da Mantiqueira.

16. Pico Serra Negra

O Pico Serra Negra é outro ponto turístico localizado no Parque de Nacional Itatiaia, mais precisamente em Minas Gerais. Possui 2.572 metros. Outro nome conhecido deste local é Pedra Negra e, de lá, você pode avistar pontos como a Serra Fina, a Pedra Furada e todas as outras montanhas do parque.

17. Pico dos Marins

O pico dos Marins é um ponto turístico bastante conhecido, principalmente por conta da sua trilha até o topo que não é tão difícil de fazer, comparada com as outras que são permitidas. O pico fica localizado no estado de São Paulo, na cidade Piquete, e possui 2.420 metros de altitude.

18. Pico Maior de Friburgo

Com 2.366 metros de altitude, o Pico Maior de Friburgo está localizado em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Muito procurado para a prática de montanhismo, a formação rochosa integra os Três Picos de Salinas.

19. Pico da Caledônia

Localizado na Serra do Mar, mais precisamente no Parque Estadual dos Três Picos no estado do Rio de Janeiro, o Pico da Caledônia possui 2.255 metros de altitude. É um dos pontos turísticos mais famosos da região, já que proporciona ao viajante uma das vistas mais privilegiadas do Rio de Janeiro.

20. Morro Cara do Cão

O morro Cara do Cão está localizado no Rio de Janeiro e é um ponto estratégico do Brasil, já que lá foi formada a Fortaleza de São João e hoje tem o Centro de Capacitação Física do Exército. Seu pico possui 2.180 metros de altura.

21. Pico do Itaguaré

A formação rochosa possui 2.308 metros acima do nível do mar e está localizada entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. O nome tem origem do tupi e significa “pedra sagrada”.

22. Pico do Tira Chapéu

Com 2.088 metros de altitude, o Pico do Tira Chapéu está localizado no Parque Nacional da Serra da Bocaina, que fica nas divisas dos estados do São Paulo e Rio de Janeiro. É um dos segmentos da Serra do Mar.

23. Pico do Selado

O Pico do Selado fica entre o município de Camanducaia, de Minas Gerais, e Joanópolis, de São Paulo. É uma das principais atrações turísticas da região, já que possui uma trilha bastante acessível. Possui 2.082 metros.

24. Pico do Sol

É o ponto mais alto da Cadeia do Espinhaço, localizado no Parque Natural do Caraça, em Catas Altas, Minas Gerais. Possui 2.072 metros de altitude e é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

25. Pico Inficionado

Também localizado em Catas Altas, Minas Gerais, o Pico Inficionado é o segundo ponto mais alto da região. É outra grande atração turística do Parque Natural do Caraça, possuindo 2.068 metros.

26. Pico do Itambé

O Pico do Itambé também recebe o nome de “teto do sertão mineiro” e fica localizado na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais. Possui 2.002 metros de altura. Chegou a ser considerado como o pico mais alto da região, mas hoje sabemos que não chega nem perto disso.

27. Pedra de São Domingos

A elevação rochosa se encontra no estado de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. É uma atração turística da região e muitas empresas vendem pacotes turísticos para a visitação, inclusive. Possui 2.050 metros em relação ao nível do mar.

28. Pico do Barbado

Vamos para o nordeste brasileiro, mais precisamente na Bahia. Lá, você vai encontrar o Pico do Barbado, maior elevação rochosa da região, com aproximadamente 2.050 metros de altitude. A montanha integra a chapada da diamantina. 

29. Pico do Itapeva

Localizado no município de Pindamonhangaba, em São Paulo, o Pico do Itapeva tem 2.025 metros de altitude. A estrada para a formação rochosa é pavimentada e, por isso, é acessível inclusive por automóveis. 

30. Pico Paraná

Pelo nome, já deve saber exatamente onde fica a nossa última montanha, certo? Localizado no Paraná, no sul do país, o Pico Paraná possui 1.800 metros em relação ao nível do mar e é o ponto mais alto da região.

31. Pico da Pedra

Localizado em Camboriú, no estado de Santa Catarina, o Pico da Pedra tem 667 metros de altitude e atrai aventureiros que fazem a trilha para chegar ao cume. Lá do alto, a vista panorâmica é belíssima para o Vale do Itajaí, o que é um grande atrativo — subida forte, com bastante declive, o que requer experiência e fôlego.

32. Pico do Cristal

Localizado na Serra do Caparaó (MG), o Pico do Cristal tem esse nome, pois brilha nas noites de lua cheia: milhões de pequenos pontos de cristais de quartzo explicam o fenômeno.

Subir até lá exige preparação e acompanhamento técnico, inclusive porque em alguns trechos é preciso fazer “escalaminhadas” e saltar algumas pedras soltas. A trilha é um pouco densa/fechada no início, mas vale a pena, pois à medida que a subida avança as coisas vão ficando mais claras — até se chegar ao imenso platô no alto. 

33. Pedra Roxa

Localizada em Ibitirama, a 220km da capital do Espírito Santo, a Pedra Roxa tem 2.649 metros de altura. Quem vai à região também aproveita um roteiro de aventuras bastante diversificado, desde vales até cachoeiras. Outra atração bastante famosa é o café produzido por lá. 

34. Morro do Massena

O Morro do Massena está localizado na famosa Serra de Itatiaia, em Minas Gerais e muito próxima da divisa com o estado do Rio de Janeiro. Sua altitude é de aproximadamente 2.600 metros.

35. Pico da Cabeça de Touro

O Pico da Cabeça de Touro fica próximo de Passa Quatro, em Minas Gerais. A trilha para chegar até ele atravessa a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Paraíba do Sul e a Serra da Mantiqueira. Devido ao nível de dificuldade, poucos alpinistas chegam ao cume, que tem 2.649 metros. Lá do alto, os aventureiros se deparam com uma vista de tirar o fôlego.

Gostou da lista? Conseguiu pensar em algum lugar para visitar? Acompanhe as nossas outras postagens e descubra mais lugares para mochilar pelo Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *