Conheça tudo sobre Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas – Atacama – Chile

Conheça tudo sobre Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas são dois grandes atrativos da região do Atacama, no norte do Chile. Uma aventura nesta região com toda certeza vai requerer passagem por eles, não importa o quão ousado é o visitante.

Nós aqui do Vamos Trilhar estivemos pelo Atacama em janeiro de 2020 e ficamos encantados com o que vimos. Nossa viagem foi realizada em parceria com a Fui Gostei Trips, agência sobre a qual falaremos mais adiante.

O que já adiantamos é que gostamos muito da energia e da paisagem de Piedras Rojas e das Lagunas Altiplânicas. Tanto que resolvemos contar aqui tudo o que nossos leitores poderão vivenciar quando forem para lá.

Neste post, você vai descobrir as maravilhas e a variedade de vida que é possível encontrar num deserto tão lendário quanto o Atacama. Da vegetação típica a lagos impressionantes, passando por paisagens emolduradas por montanhas e neve, a região é realmente surpreendente.

Confira a seguir!

As maravilhas da região do Atacama

As maravilhas do Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Localizado na região norte do país, o deserto do Atacama está nos limites geográficos do Chile fazendo fronteira com o Peru. Ele fica entre a Cordilheira dos Andes e a Costa do Chile, a uma altura que impede que a umidade chegue dos oceanos Pacífico ou Atlântico. Recebe menos de 1 mm de chuva por ano e algumas partes do deserto não registram nenhuma precipitação.

Até pouco tempo, a parte norte do deserto de Atacama continha muitos minerais valiosos. Bolívia e Chile tentaram reivindicar a área nos anos 1800, causando a Guerra do Pacífico  de 1879 a 1884. O Chile reivindicou a vitória e conquistou o controle da região.

Quanto à vida animal, o ecossistema extremo do Atacama dificulta a sobrevivência da maioria das espécies. No entanto, escorpiões vermelhos, raposas cinzentas, vespas do deserto e borboletas estão entre as espécies capazes de lidar com o ambiente seco.

Frequentemente, comparado ao planeta Marte, a paisagem e os solos do Atacama são únicos. Sua aparência é diferente de outros desertos e vários filmes e programas de televisão foram filmados na área. Uma das produções mais famosas é Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968). Graças à alta altitude e ao clima seco, o Atacama é também um dos melhores lugares do mundo para astronomia.

Para os visitantes de primeira viagem, as belezas começam ainda de dentro do avião, pois antes da aterrissagem, ao sobrevoar a Cordilheira dos Andes, os picos de pedra cobertos de neve já são as primeiras impressões de um país capaz de emocionar os visitantes antes mesmo do desembarque.

→ Viaje com a Fui Gostei Trips para o deserto do Atacama; use o cupom VAMOSTRILHAR10 e ganhe um desconto especial!

Hospedagem em San Pedro de Atacama

Hostel que nos hospedamos no Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

É importante ter em mente que San Pedro de Atacama é a base para todo aventureiro que desbrava a região do Atacama.

Muitas vezes chamada apenas de San Pedro, essa cidadezinha situada bem no meio do deserto de Atacama tem apenas 2,5 mil habitantes. Ela está cercada por paisagens e atrações impressionantes que o levarão para uma exploração animada do deserto.

Centro de San Pedro de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

San Pedro é considerada a capital arqueológica do país e devido ao seu privilegiado ambiente geográfico circundante por paisagens, com uma beleza singular e a cor azul profunda de seus céus, que são sempre iluminados. Sua principal atividade econômica é baseada no turismo e na agricultura.

Fique tranquilo, San Pedro tem uma grande variedade de serviços para seus turistas que visitam a cidade ano a ano, entre eles, hotéis de 2 a 5 estrelas, restaurantes e pubs, artesanato, call centers, hospitais e policiais. Nós ficamos hospedados no Hostal Ayni.

Por fim, em termos culturais, a cidade é um centro de tradições indígenas originários do Atacama. No museu Padre Le Peige, você poderá ver de perto cerca de 4.000 ancinhos, inúmeras múmias, armas e cerâmica em exposição.

Sobre o passeio para Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas

Sobre o passeio Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Este foi o terceiro passeio que fizemos em nossa viagem pelo Deserto do Atacama. Era o nosso terceiro dia também e por isso já estávamos um pouco mais aclimatados com a altitude de San Pedro de Atacama e, com isso, nosso corpo sentiria menos os efeitos da altitude deste passeio, que fica durante boa parte a 4.000 metros.

É recomendado que este não seja seu primeiro passeio quando visitar o Atacama, pois seu corpo provavelmente sentirá os efeitos do soroche, ou mal da altitude, e você vai passar mal, podendo até estragar o seu dia.

Por isso, o pessoal da Fui Gostei Trips montou todo nosso roteiro de viagem levando em conta toda essa aclimatação e funcionou muito bem, não nos sentimos mal em nenhum passeio. Pra não dizer em nenhum, apenas na descida da trilha do Vulcão Lascar que sentimos, mas era um passeio bem mais alto e com maior esforço físico.

Começamos bem cedinho nosso passeio, às 7h30 da manhã.

Laguna Chaxa – Salar de Atacama

Conheça tudo sobre o Salar de Atacama e Laguna Chaxa - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Nossa primeira parada no passeio foi o Salar de Atacama, que está a apenas 50 km de distância de San Pedro de Atacama. Tivemos 45 minutos para caminhar pelas trilhas ao redor da Laguna Chaxa e poder contemplar os flamingos, alguns até de perto, mas em sua maioria mais distantes. Não esqueça de levar um binóculo ou câmera com zoom mais potente para conseguir ver mais detalhes.

Conhecendo o Salar de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

A Laguna Chaxa é um imenso lago de águas salgadas, que apresenta vida em convívio com a natureza seca, salgada e repleta de belezas para se admirar. A beleza está presente também ao seu redor, pra onde você olha é possível ver o sal pelo chão e os vulcões mais ao fundo, formando uma paisagem incrível. É tudo muito diferente do que já havíamos visto e o local transmite uma paz sem igual.

Café da manhã no Salar de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Como começamos muito cedo o passeio, ainda não havíamos tomado café da manhã, então, depois de conhecer a Laguna, paramos no estacionamento e nosso guia já havia preparado a mesa para nosso desayuno, com ovos mexidos, pães, panqueca de doce de leite (manjar para os chilenos), queijo, presunto, frutas, sucos, chás e café. Tudo uma delícia e organizado pela Fui Gostei Trips.

Do Salar já era possível avistarmos de longe o Vulcão Lascar, que iríamos subir no nosso último dia de Atacama e já bateu um pequeno nervosinho!

Primeira parada no Povoado Socaire

Durante a subida para Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, fizemos uma pequena parada no Povoado Socaire. De lá conseguimos ver o Salar de Atacama do alto, muito bonito. Essa parada foi para reservarmos nosso almoço no restaurante e para irmos ao banheiro. Então foi bem rapidinha. Esse é o último povoado antes de subir a estrada, então é bom fazer suas necessidades para não precisar usar o “banheiro Inca”.

Subindo a estrada

Continuando a subida da estrada, o guia nos ofereceu uma planta para provarmos. Ela se chama Cachiyuyo e fiquei surpreso com o gosto, foi bem do meu agrado e é salgadinha. Também começamos a avistar alguns animais.

Parada no Mirante do Vulcão

No meio do caminho ainda fizemos uma parada em um mirante que marca o ponto mais alto do passeio, com 4.300 metros de altitude e um visual deslumbrante para o Vulcão Miñiques.

A recomendação foi para não fazermos movimentos muito bruscos, para não fazer esforço físico e não correr o risco de sentir o soroche.

Mirante de Piedras Rojas e Salar de Talar

Depois de mais um tempinho de estrada chegamos em outro mirante, onde pudemos contemplar mais do alto as Piedras Rojas e o Salar de Talar. Nesse momento estávamos a cerca de 67km da fronteira com a Argentina.

Desbravando Piedras Rojas

Desbravando Piedras Rojas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Situadas no Salar de Aguas Calientes (ou Salar de Talar), Piedras Rojas estão a mais de 4.000 metros de altitude. O local é formado por pedras de variados tamanhos com uma coloração avermelhada (roja em espanhol), resultado da grande concentração ferro oxidado.

Salar de Talar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Para tornar a paisagem ainda mais interessante, há uma lagoa que forma um verdadeiro espelho que reflete praticamente tudo ao redor. A água chega a 35º de temperatura.

Piedras Rojas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Piedras Rojas está próxima às Lagunas Altiplanicas, logo, você visita os dois atrativos no mesmo dia. A entrada em Piedras Rojas é gratuita, mas não há estrutura turística por lá (banheiros, por exemplo), pois trata-se de um lugar considerado sagrado e que não pode sofrer intervenções arquitetônicas.

Visitação ao mirante de Piedras Rojas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Antigamente você podia andar pelas Piedras Rojas porém, mais recentemente, as comunidades locais fecharam a visitação. Ouvi dizer que foi por culpa de um brasileiro.

Mirante de Piedras Rojas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Segundo o blog da Viajabi, o atleta de kitesurf Reno Romeu tem um programa chamado Kite Extremo, no Canal Off. E, nas gravações ele resolveu ignorar que as lagoas/salares de Piedras Rojas fazem parte de uma reserva natural e são um local de contemplação, e praticou kitesurf nelas. Veja o vídeo aqui.

Consequentemente, só ficamos no Mirador apreciando a paisagem mais de perto e ainda assim vale muito a pena.

Conhecendo as famosas Lagunas Altiplânicas

Botas sem solado - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-minPegamos estrada novamente, mas dessa vez em direção às Lagunas Altiplânicas e ali começou o meu pequeno perrengue da viagem. Devido ao clima extremamente seco da região, o solado das minhas duas botas soltaram e fiquei andando praticamente descalço o resto do passeio. Ainda tentei colocar silver tape, mas não funcionou, em pouco tempo soltaram novamente.

Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Assim que chegamos, quase todo mundo do nosso grupo estava com vontade de ir ao banheiro, porém lá só existem dois para todos os visitantes. Esse é um ponto negativo do lugar. Com isso, ficamos quase 30 minutos na fila e acabamos perdendo muito tempo para conhecer o local.

Vista das Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

As Lagunas Altiplânicas ficam localizadas próximas a vulcões tendo como parte deste meio ambiente a preservação de flamingos, a região é composta por natureza árida, animais, montanhas, gelo e muitas lagoas compõem cenários cinematográficos. O nosso guia disse que muitos anos atrás (cerca de 2 milhões de anos) as lagoas eram uma só. A erupção do Vulcão Miñiques separou as duas que são conhecidas como Miscanti e Miñiques. O material que as separa é lava.

Diferentemente das Lagunas Escondidas de Baltinache e Laguna Piedras (Laguna Cejar), essas não são permitidas entrar para tomar banho, são apenas para contemplação.

Laguna Miñiques

Laguna Miñiques - Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

A nossa primeira parada foi a Laguna Miñiques, que ficamos avistando durante todo o tempo que estávamos na fila do banheiro.

Vista da Laguna Miñiques - Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

No local, você vai se deparar com uma paisagem diferente de muitos lugares que certamente você já esteve. As altas montanhas em tons avermelhados dividem espaço com as salinas cristalizadas e com a água que reflete a imensidão do céu azul como um espelho d’água, paisagem exuberante que dificilmente sairá da sua memória.

Mirante da Laguna Miñiques - Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Entretanto, em função da preservação ambiental, não é possível se aproximar demasiadamente das lagoas, havendo uma área protegida somente para que os animais circulem, uma maneira de preservar o habitat dos animais e o bioma da região. Essa lagoa é avistada um pouco mais de longe e a água mais esverdeada.

Laguna Miscanti

Placa das trilhas de Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Voltamos para a van para ficar mais perto do início da caminhada pelos vários mirantes da Laguna Miscanti. É bom caminhar devagar, apreciando a paisagem. Como estamos a 4.200 metros de altitude, movimentos mais bruscos podem dar dor de cabeça.

Trilha da Laguna Miscanti - Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

A trilha é bem leve e tem duração entre 15 e 20 minutos, mas dá vontade de ficar muito mais tempo admirando a beleza do local.

Laguna Miscanti - Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

A laguna Miscanti é a que brinda a chegada dos visitantes na reserva do Atacama, mas só paramos nela na hora de ir embora. Você chega bem próximo dela e consegue ver o tom mais azulado d’água. Ela recebeu esse nome devido ao Vulcão Miscanti que compõe a sua paisagem.

Vista da Laguna Miscanti - Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Já eram quase 15h e a fome estava batendo, então fomos embora das lagunas e voltamos para o Povoado Socaire.

Segunda parada no Povoado Socaire

Menu do Restaurante no Povoado Socaire - Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Nossa segunda parada no Povoado Socaire foi para almoçar. E que comida gostosa. Na entrada comemos Sopa de Pollo, Creme de tomate e pães com pebre, um molho tradicional do Chile e muito gostoso.

Já no prato principal fomos de Assado alemão e fisca de Pollo, os dois acompanhados de arroz e salada.

Igreja no Povoado Socaire - Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Depois do almoço andamos um pouco pelo povoado, até uma igreja pequena, mas bem bonita. A agricultura é a principal ocupação da população e podemos ver os terraços agrícolas no povoado e áreas de plantio de quinoa.

Antes de ir embora, mais uma parada para ir ao banheiro e seguimos nosso caminho.

Trópico de Capricórnio

Trópico de Capricórnio - Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Ainda no caminho de volta, fizemos nossa última parada e que estávamos esperando muito, o Trópico de Capricórnio (Lat. 23° 26’ 16”). Pode parecer bobeira parar no meio da estrada para ver uma placa, mas esse lugar é muito mágico.

Estrada do Trópico de Capricórnio- Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Ele marca o caminho Inca que corta o deserto e que ligava Cuzco, no Peru (capital do império Inca) até Santiago, capital do Chile. Além disso, também possui sua importância astronômica já que é o ponto mais ao sul do sol em relação à Linha do Equador.

Povoado de Toconao

Igreja do Povoado Toconao - Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Já finalizando o passeio ainda fizemos uma última parada no Povoado de Toconao, uma vila-oásis de artesãos a noroeste do Salar do Atacama.

Praça no Povoado de Toconao - Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Visitamos algumas lojinhas de artesanato, a pracinha principal e sua igreja, o atrativo mais famoso com o seu sino em um prédio separado. É um local para fazer uma caminhada e sentir um pouco de como é a vida dos moradores locais.

Torre no Povoado de Toconao - Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Logo depois, pegamos estrada novamente para finalizar nosso passeio em San Pedro de Atacama.

Animais no passeio

Flamingo - Salar de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Em Laguna Chaxa, no Salar de Atacama, pudemos avistar 3 espécies diferentes de Flamingos, os Andinos, Chileno e James. Parece pouco, mas só existem 7 espécies em todo o mundo.

Vicunhas - Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Ao longo do passeio nos deparamos com diversos animais. Os que vimos com mais frequência foram Vicunhas e Guanacos, que são da mesma família das Lhamas e Pacas. Esses são os 4 tipos de animais da família dos camelos que existem na América do Sul.

Nós conseguimos ver um Guanaco há quase 4.000 metros de altitude, segundo nosso guia isso é uma raridade, o equivalente a um ser humano no topo do Everest.

Nhandu - Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Outro animal que vimos na estrada foi o Nhandu. que parece um Avestruz e só existe na América do Sul. É muito comum você vê-lo em regiões mais altas. Esse animal quase foi extinto e, por isso, é protegido por Peru, Bolívia e Chile. Se você caçar, pode pegar de 10 a 13 anos de prisão.

Vizcachas - Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Já em Piedras Rojas conseguimos ver um casal de Vizcachas, um roedor típico da região que lembra muito um coelho, só que mais esverdeado. Foi bem difícil vê-los, pois estavam dentro de uma pequena toca, mas são bem lindos!

Como chegar a Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas desde San Pedro de Atacama

Para se deslocar ao local, diversas agências de turismo oferecem pacotes de visitação. Os viajantes que preferem seguir rota por conta própria, é necessário estar sempre atento, de preferência com serviços de localização com auxílio de GPS visto que a rota não apresenta boa sinalização.

Já na estrada, é necessário seguir caminho até Paso Sico e de lá encontrar as placas com direção até Águas Calientes, por um trajeto de aproximadamente 170 km.

Piedras Rojas

Lagunas Altiplânicas

Viajando para o Atacama com a Fui Gostei Trips

Como você viu, Piedras Rojas e as Lagunas Altiplânicas são dois dos muitos belíssimos atrativos do deserto do Atacama. Talvez você esteja se perguntando como pode organizar sua trip para essa que é uma das áreas mais emblemáticas da América do Sul.

Sugerimos que você faça como a gente aqui do Vamos Trilhar: viaje com a Fui Gostei Trips, projeto de um casal de brasileiros que se apaixonou pelo Chile e montou uma empresa especializada em turismo na região.

Esse foi um passeio em modo regular, com guia que falava portunhol, e que durou o dia inteiro. O café da manhã e o almoço estavam incluídos no pacote.

Ao escolher a Fui Gostei Trips para sua aventura, você vai contar com roteiros escolhidos a dedo; além disso, a equipe atende em português e dá todo o suporte que os aventureiros merecem.

Não importa se você vai sozinho, em dupla ou em grupo; visite o site da Fui Gostei Trips e solicite um orçamento para o pacote de viagens dos seus sonhos. Nós recomendamos muito!

→ Use o cupom de desconto VAMOSTRILHAR10

Que tal, o Atacama está na sua lista de desejos de viagens? Ficou com vontade de incluir Piedras Rojas e as Lagunas Altiplânicas no seu roteiro de aventura na região? Deixe seu comentário!