10 principais passeios para fazer no Deserto do Atacama

Tempo de leitura: 13 minutos

10 principais passeios para fazer no Deserto do Atacama - Chile - Vamos Trilhar

Conhecer um dos desertos mais áridos do planeta pode ser a próxima parada das suas férias. O famoso Atacama, situado no Chile, é um deserto riquíssimo em biodiversidade e permite que os visitantes estejam em contato com a infinidade de surpresas que a região abriga. 


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Por fazer fronteira com outros países sul-americanos, visitar o Atacama também pode ser a oportunidade de estar em contato com outras culturas latinas como da Bolívia que faz fronteira com a região. 

→ Recentemente, nós fizemos uma parceria com a Fui Gostei Trips, uma agência incrível que foi criada por brasileiros apaixonados pela América do Sul, para explorar o Atacama sem preocupações. Ao final deste artigo, saiba mais detalhes e também aproveite nosso cupom de descontos para planejar sua próxima aventura em alto estilo! 

Agora, o que esperar desta programação? Continue lendo para entender!

Sobre o Deserto do Atacama

Centro de San Pedro de Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O Atacama é o deserto mais antigo da Terra e experimentou condições semiáridas nos últimos 150 milhões de anos, de acordo com um artigo publicado na edição de novembro de 2018 da revista Nature

Os cientistas estimam que o núcleo interno do deserto esteja hiperárido há aproximadamente 15 milhões de anos, graças a uma combinação de condições geológicas e atmosféricas únicas na área. Essa região no interior do deserto perfeitamente seca mede aproximadamente 130.000 quilômetros quadrados, de acordo com estudiosos dessa região.

O Atacama está escondido na sombra das montanhas dos Andes (a Cordilheira dos Andes), cobertas de neve, que bloqueiam as chuvas do leste. A oeste, a afluência de água fria das profundezas do Oceano Pacífico promove condições atmosféricas que dificultam a evaporação da água do mar e impedem a formação de nuvens e chuva.

Em outros desertos do mundo, como o Saara, o mercúrio pode subir acima de 50 graus Celsius. Mas as temperaturas no Atacama são comparativamente amenas ao longo do ano. A temperatura média no deserto é de cerca de 63 graus F (18 graus C).

Os arredores do Atacama abrigam comunidades de organismos que se adaptaram para prosperar em condições adversas. O núcleo hiperárido do deserto, no entanto, é amplamente desprovido de vida vegetal e animal, exceto por algumas linhagens de vida microbiana. Os cientistas esperam que o estudo das condições secas e empoeiradas do Atacama revele segredos sobre a chave da vida em outras partes do universo, como Marte.

Em média, a parte mais seca do Atacama recebe menos de um milímetro de chuva por ano. Em casos raros, torrentes de chuva caem e a vida responde. Em 2017, as flores silvestres floresceram após uma dramática chuva torrencial. Tempestades semelhantes foram registradas em março e agosto de 2015.

Embora em alguns momentos as chuvas tenham despertado campos de flores silvestres, as inundações tiveram consequências devastadoras para a vida microbiana no deserto, que se adaptou para sobreviver com muita água. Muitos micróbios no núcleo hiperárido do deserto, por exemplo, explodem depois de absorver muita água da chuva.

Os cientistas suspeitam que essas tempestades catastróficas possam se tornar mais frequentes à medida que as mudanças climáticas e as condições atmosféricas no Oceano Pacífico flutuam. Em vez de tornar o deserto mais seco, a mudança climática pode realmente torná-lo mais úmido.

Em suma, o deserto de Atacama, no norte do Chile, leva o prêmio por ser o mais seco do mundo, além de ser um dos destinos de aventura mais surreais da terra. Das paisagens lunares que a NASA usou para testar os rovers marcianos aos campos noturnos de estrelas (além de locais arqueológicos, surfe nas dunas e flamingos cor de rosa), há muito o que se fazer por lá. São 41.000 quilômetros quadrados que incluem gêiseres jorrando mais visitados ao amanhecer, dunas douradas esculpidas pelo vento, perfeitas para o surf, lagoas salgadas para flutuar e falésias de estratos coloridos conhecidos como Vale do arco íris. 

San Pedro de Atacama, a porta de entrada para o deserto

Hostel que nos hospedamos no Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

San Pedro está localizado a 1.670 quilômetros ao norte de Santiago, capital do Chile. 

Inicialmente uma cidade de mineração de quartzo e cobre, San Pedro atende principalmente às demandas dos turistas. Há uma boa seleção de cafés e restaurantes, com agências de turismo ao longo da principal rua Caracoles. Enquanto as acomodações variam de mochileiros a luxuosos, o ponto aqui não é tanto para demorar quanto para se basear em aventuras. Os edifícios da Adobe alinham estradas estreitas e poeirentas que levam a uma bonita praça e à igreja histórica da cidade, construída em 1744.

Para chegar a San Pedro, primeiro precisamos chegar a Calama, a cidade mais próxima, unida a San Pedro por uma excelente estrada asfaltada com uma deslumbrante paisagem desértica.

  • De ônibus: a viagem leva até 20 horas de Santiago. Existem ônibus de serviços de alta qualidade com assentos semi-cama. Você pode solicitar tarifas e horários nas seguintes empresas de ônibus, com meia-cama e assentos padrão: TurBus, Pullman Bus, Géminis.
  • De avião: é a maneira mais rápida de chegar a Calama e chegar a San Pedro de Atacama, a 98 km de distância. Existem cinco vôos diários de/para Santiago durante a semana e três durante o fim de semana.
  • De carro: para quem gosta da aventura de chegar a San Pedro de carro, você deve pegar a Rota 5 (Panamericana Norte). Recomenda-se dividir a viagem em duas; a primeira parada em Caldera (870 km) ou Bahía Inglesa e depois continue no dia seguinte diretamente para Calama (800 quilômetros), onde você pode obter todo o aprovisionamento necessário para San Pedro.
  • Da cidade de Calama: existem muitas empresas de transfer (ônibus Tur, Pullman Bus, Géminis, por exemplo) localizadas em sua própria estação.
  • Do aeroporto de Calama: existem serviços de transfer. Nós pagamos a tarifa de 20.000 pesos ida e volta, cada um.

10 principais passeios para fazer no Deserto do Atacama

Visitar o Atacama é explorar as belezas naturais muito famosas internacionalmente da América do Sul, continente que está entre os destinos mais visitados do mundo.

Para que você saiba tudo sobre o que este fantástico lugar oferece, reservamos algumas dicas importantes para que você não esqueça e siga viagem com sua bagagem em mãos. Confira, a seguir!

1. Valle de La Luna com Valle de la Muerte

Conheça tudo sobre Valle de la Luna e Valle de la Muerte - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Para começar, indicamos estes lugares que são como extensões da lua no deserto. A geografia local proporciona esta impressão por haver crateras que se comparam com a superfície lunar. 

Escalar as dunas de areia no Valle de la Muerte é difícil. Uma duna de 330 pés de altura, com o efeito de minar energia da areia combinada com a altitude, representa bastante o desafio dos quadríceps. Ninguém no topo lamenta o esforço, recompensado por uma visão de 360 ​​graus de uma paisagem deslumbrante, quase alienígena. 

Não é de admirar que a Nasa e a Agência Espacial Européia tenham testado seus rovers marcianos ali. Aqueles que também transportam pranchas para o cume enfrentam a emoção adicional de surfar nas dunas em alta velocidade.

→ Uma dica para quem não quer fazer tanto esforço é combinar com o guia para ir ao mirante do Valle de la Muerte, conhecido como Mirador de Kari. Ali é possível contemplar um pôr do sol simplesmente incrível!

Para chegar ao Valle de la Luna e ao Valle de la Muerte é bastante simples, pois saindo de San Pedro de Atacama, a base turística, a região se localiza a pouco mais de 15 km de distância — na companhia de um guia, é claro. 

É muito recomendado ir até a Pedra do Coiote, onde você também poderá apreciar um pôr do sol sem comparação. Fique atento, a Piedra del Coyote é bastante concorrida; converse com seu guia para tentar chegar em um horário onde possa se localizar bem para experienciar o espetáculo do sol e também fazer belas fotografias. 

Tanto o Valle de La Luna quanto o Valle de la Muerte são lugares que oferecem o contato com a geologia chilena e também podem ser visitados já no entardecer para que o pôr do sol seja apreciado desde o Mirador de Kari nas proximidades do vulcão Licancabur.

2. Tour Astronômico

Além de conhecer os vales em que a superfície parece de outro mundo, existe também a possibilidade de conhecer de perto as maravilhas do céu chileno. 

Isto porque a região é conhecida mundialmente como um dos lugares mais privilegiados para se admirar a beleza do céu, podendo conferir em detalhes através do observatório que permite a visitação durante os fins de semana.

Para os observadores de estrelas hardcore, o platô de Atacama em Chajnantor abriga o maior projeto astronômico existente — um único telescópio composto por 66 antenas de alta precisão, chamadas ALMA. É aberto ao público nas manhãs de sábado e domingo, mas lembre-se de se registrar antes de sua visita. Nós só conseguimos avistar de longe durante o passeio da Rota dos Salares.

Infelizmente, devido às condições climáticas, não conseguimos fazer o Tour Astronômico. Mais um motivo para voltarmos ao Atacama!

3. Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas com Salar de Atacama

Conheça tudo sobre Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Já pensou como seria visitar um lugar com pedras avermelhadas? Sim, no Atacama é possível. A região conhecida como Piedras Rojas garante uma visão bastante diferente de tudo o que você já visitou. 

Além disso, as Lagunas Altiplânicas também oferecem paisagens deslumbrantes por ser um santuário dos flamingos através de programas nacionais de preservação da espécie no Chile.

4. Termas de Puritama

Conhecendo os detalhes do Trekking de Guatin - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O Chile também poderá ser um lugar para purificar o corpo, pois as águas termais nas Termas de Puritama são ideais e muito enriquecidas em propriedades benéficas ao corpo. 

Após realizar uma programação aventureira como o trekking de Guatin, basta seguir o passeio adiante para ver de perto e sentir a natureza do atacama literalmente à flor da pele, certamente esta parada é um dos pontos altos da visita.

5. Lagunas Escondidas de Baltinache

Águas azuis - Lagunas Escondidas de Baltinache - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

Além das lagoas muito conhecidas da região, existem 7 lagoas escondidas que contém concentração de sal que pode chegar a quase 6x a mais que a salinidade marítima. 

Por conter uma densidade que se assemelha à salinidade do Mar Morto, é impossível mergulhar nas águas destas lagoas em função da grande concentração de sal e também por questões naturais em regiões com elevados níveis de sal.

6. Geysers del Tatio

Além de impressionar pela grandiosa beleza de suas pedras, cristais de sal, pela Cordilheira dos Andes e também pelos vulcões que se encontram próximos ao local, o Atacama também surpreende com fenômenos naturais que partem do interior da terra.

Imensas colunas de vapor se formam na atmosfera, ao entrarem em contato com as baixas temperaturas formando um grande espetáculo natural. Elas são os Geysers del Tatio. 

Os gêiseres del Tatio valem o esforço de enfrentar temperaturas geladas e começar cedo. As baixas temperaturas da manhã impedem que o vapor dos 80 gêiseres evapore, o que cria um espetáculo imensamente mágico e digno do Instagram quando os raios do amanhecer atingem as nuvens. Localizados a mais de 14.000 pés acima do nível do mar, este é o campo de gêiseres mais alto do mundo.

7. Laguna Cejar

Conheça tudo sobre as lagunas Cejar, Tebinquiche e Ojos del Salar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

A Laguna Cejar é uma lagoa que está cercada por natureza virgem e ao fundo nada menos que a imponência e exuberância do vulcão Licancabur. 

Muitos visitantes preferem se dirigir ao local durante o dia para se banharem nas águas da Laguna Piedras e nos Ojos de Salar, contudo é de se considerar que o passeio também possa ser feito em horários do entardecer pois a região durante o pôr do sol ganha uma beleza especial em contraste com a natureza da região.

8. Vulcão Lascar

Conheça tudo sobre a trilha do Vulcão Lascar - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

O Atacama também oferece atrações que atendem ao turismo de aventura, pois a subida do Vulcão Lascar é uma das rotas preferidas por quem não dispensa boa dose de adrenalina. 

Contudo, é necessário bastante preparo e nada de ingestão de álcool e carne vermelha nos dias que antecedem esta programação, pois em função da altitude, podem haver complicações como o soroche, portanto é melhor estar acompanhado de boa equipe de guias turísticos para desfrutar desta rota.

9. Valle del Arcoiris

Conheça tudo sobre o Valle del Arcoiris e Yerbas Buenas - Atacama - Chile - Vamos Trilhar-min

As rochas que se encontram no local situado a pouco mais de 1h de San Pedro de Atacama exibem uma característica muito específica. 

Em função da oxidação dos minerais que ali se encontram, vários tons de cores se formam nas rochas compondo uma paisagem com aspectos de pintura. Por conta desta característica, o local foi batizado como Valle del Arcoíris e de perto certamente sua beleza é muito mais impactante.

10. Rota dos Salares

Conheça tudo sobre a Rota dos Salares (antigo Salar de Tara) - Atacama - Vamos Trilhar-min

O destino deste passeio é o Salar de Tara (a parte que não está fechada, que pode ser observada pelo mirante), a 120 Km de San Pedro de Atacama; também os Monjes de la Pacana (pilares gigantes que se erguem sozinhos no meio do deserto) e Quisquiro (mais de 4.000 m (13.123 pés) de altitude). 

É conhecido como Rota dos Salares, pois no trajeto há muitos deles. A primeira parada é no Mirador do Licancabur, e estão contemplados também:

  • Rio Quepiaco; 
  • Mirante de la Pacana;
  • Monjes de la Pacana;
  • Salar de Tara;
  • Salar de Quisquiro;
  • Salar de Aguas Calientes.

Aproveite o Deserto do Atacama com a Fui Gostei Trips

Como você viu, o Deserto do Atacama é um lugar de extrema beleza, e que permite inúmeras aventuras. 

Talvez você esteja se perguntando como pode organizar sua trip para essa que é uma das áreas mais emblemáticas da América do Sul.

Sugerimos que você faça como a gente aqui do Vamos Trilhar: viaje com a Fui Gostei Trips. Ao escolher a Fui Gostei Trips para sua aventura, você vai contar com roteiros escolhidos a dedo; além disso, a equipe atende em português e dá todo o suporte que os viajantes merecem.

Não importa se você vai sozinho, em dupla ou em grupo; visite o site da Fui Gostei Trips e solicite um orçamento para o pacote de viagens dos seus sonhos. Nós recomendamos muito!

→ Use o cupom de desconto VAMOSTRILHAR10

Que tal, você já está pensando em incluir esses 10 principais passeios do Deserto do Atacama em seu roteiro de viagem? Gostou das nossas dicas? Siga-nos no Instagram para conferir as imagens que fizemos por lá!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *