Conheça todas as Cachoeiras do Vale do Peito do Pombo – Sana – RJ

Tempo de leitura: 10 minutos

Conheça todas as Cachoeiras do Vale do Peito do Pombo - Sana - RJ - Vamos Trilhar

As belezas naturais do estado do Rio de Janeiro são de tirar o fôlego. Das belas praias, famosas internacionalmente, à serra; do mangue à montanha, há muitos atrativos para aventureiros de todos os níveis. 


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Hoje resolvemos trazer um artigo sobre as cachoeiras do Vale do Peito do Pombo, localizado na região do Sana, um distrito do município de Macaé, a 165 km da capital. 

Continue lendo para conhecer um pouco mais desta região linda. Com certeza, você vai se sentir tentado a colocar esta região na sua lista de aventuras futuras!

Sobre o Sana

Entrada do Sana - RJ - Vamos Trilhar

Arraial do Sana, conhecido simplesmente como Sana, é um distrito de Macaé. Está a aproximadamente 165 km do Rio de Janeiro, capital. É a região que se concentra a maior parte da população do Sana (que também contempla a Barra do Sana e a Cabeceira do Sana).

O Arraial do Sana é um lugar bastante conhecido por suas matas e cachoeiras que englobam uma gigantesca área de preservação ambiental permanente. Por ali, estima-se que vivam mais de 345 espécies de pássaros e diversos animais silvestres e plantas, portanto, um excelente lugar para quem ama a biodiversidade.

No Sana também há muitas opções de trilhas, especialmente para os praticantes do montanhismo e do ecoturismo. Um dos destaques, como veremos mais à frente, é a subida do Pico Peito do Pombo (1.120 metros de altitude).

Localização geográfica

O Arraial do Sana situa-se na sub-bacia do rio Sana, que é parte da bacia do rio Macaé, na região serrana do município, bem próximo a Lumiar e a Nova Friburgo.

Para amantes de cachoeiras e montanhas

Por essas características montanhosas (relevo acidentado), o local abriga uma quantidade considerável de cachoeiras, sendo um dos destinos favoritos dos fluminenses que gostam de se refugiar na natureza, principalmente no verão.

Anualmente, o Sana atrai muitos místicos e jovens mochileiros em busca de experiências religiosas ou simplesmente um refúgio longe da agitação dos grandes centros. Definitivamente, com fé ou sem fé, o Sana ajuda a repôr as energias e, dizem, lavar a alma em suas cachoeiras.

Som e imagem

A região também se caracteriza por ser bastante musical. O Sana é abrigo de muitos músicos que agitam a cena aos finais de semanas em bares que só fecham as portas quando o dia amanhece. 

Foi lá que nasceu a famosa banda de forró, Raiz do Sana. E é por lá que se apresentam com frequência grupos como Pavio Curto e cantores como Rômulo Ferreira.
Mas Arraial do Sana é mais que forró. Samba e Reggae também podem ser ouvidos em alguns bares e restaurantes. 

Arte e cultura

Em Arraial do Sana também há uma feirinha onde artesãos locais vendem seus produtos, de peças em crochê a queijos, banana passa e pratos de mandioca e outras iguarias produzidas pelas mãos de famílias que se sustentam com o que produzem.

Sobre o Vale do Peito do Pombo

Entrada da trilha para as cachoeiras do vale do peito do pombo - Sana - RJ - Vamos Trilhar

Também na região do Sana está o Vale do Peito do Pombo, que é uma formação de rochas com aparência que lembra um pombo (daí o nome). Este local, por estar a 1.400 metros de altitude, é muito procurado por sua linda vista panorâmica da região. Do Pico do Pombo é possível contemplar as montanhas e serras do Sana e também de Macaé. Se o visitante der sorte, se for em dias de céu azulado, conseguirá avistar trechos de Cabo Frio, Búzios e até de Rio das Ostras, na Região dos Lagos.

A trilha do Vale do Peito do Pombo é larga, exige bom preparo físico (mais pela distância que propriamente por dificuldades do trajeto). Recomenda-se percorrê-la em dias de sol, pois com chuva ou nos dias posteriores à chuva o caminho fica cheio de lama, o que torna tudo muito difícil.

Outro alerta importante: é muito recomendado contratar um guia, pois é muito fácil se perder durante essa trilha. 

Circuito de Cachoeiras do Vale do Peito do Pombo

Assinatura na entrada da trilha das cachoeiras do vale do peito do pombo - Sana - RJ - Vamos Trilhar

A região que dá acesso às cachoeiras do Vale do Peito do Pombo faz parte do Sítio Bambu, uma propriedade privada. Por isso, é cobrado uma taxa de R$10 de acesso por pessoa, taxa única, diária. 

Vale muito a pena explorar as maravilhosas cachoeiras do Vale do Peito do Pombo.

A seguir, conheça rapidamente alguns detalhes sobre cada uma delas:

Cachoeira do Escorrega

Assinatura na entrada da trilha das cachoeiras do vale do peito do pombo - Sana - RJ - Vamos Trilhar

Com este nome auto-explicativo, a Cachoeira do Escorrega é a mais famosa de todo o Sana. Trata-se de uma laje de pedra grande, lisa e em declive, que facilita bastante o deslize para o deleite dos visitantes. É o que podemos chamar de um “playground natural”.

As águas cristalinas e frias, excelentes para os dias de calor intenso, são abrigadas pela vasta vegetação da Mata Atlântica. 

Escorregando na cachoeira - Sana - RJ - Vamos Trilhar

A Cachoeira do Escorrega está localizada próxima do Arraial do Sana. O acesso é bem fácil. O visitante pode ir por uma trilha leve, muito bem e sinalizada (cerca de 20 minutos de trajeto). 

Indo pela trilha das cachoeiras, chega-se à do Escorrega virando na primeira porteira à esquerda.

Apesar de bastante visitada e movimentada, a Cachoeira do Escorrega é uma excelente opção para levar crianças (correntezas bem fracas/calmas).

Cachoeira Recanto das Borboletas

Cachoeira Recanto das Borboletas - Sana - RJ - Vamos Trilhar

Indo pelo mesmo acesso da trilha da Cachoeira do Escorrega, chega-se à Cachoeira Recanto das Borboletas. Ela é bem menos frequentada, uma vez que o caminho para chegar até lá (ela fica depois do Escorrega) a trilha é um pouco mais difícil, com pedras escorregadias e bastante limo.

Poço na Cachoeira Recanto das Borboletas - Sana - RJ - Vamos Trilhar

Logo, não é muito recomendado levar crianças ou idosos até lá (se o fizer, é bom ter bastante cuidado e paciência, caminhar devagar e apoiar as pessoas com mais dificuldade).

Borboletas na Cachoeira - Sana - RJ - Vamos Trilhar

No entanto, o esforço é recompensado. As águas frias e claras da Cachoeira Recanto das Borboletas podem ser muito relaxantes. E há também um pocinho bem aconchegante para relaxar e curtir a paisagem.

Cachoeira da Gruta

Cachoeira da Gruta - Sana - RJ - Vamos Trilhar

Este local é mais conhecido como Poço da Gruta, pois o que mais enche mesmo os olhos é o pocinho. A Cachoeira da Gruta é uma queda bem baixinha de água, entre duas pedras grandes e redondas. 

Cachoeira das Sete Quedas

Cachoeira Sete Quedas - Sana - RJ - Vamos Trilhar

A Cachoeira das 7 Quedas é a melhor cachoeira do Sana na opinião de muitas pessoas. Seu nome é em alusão a pequena escadaria natural com sete degraus que possui. Dá pra sentar nas quedas d’água para curtir uma hidromassagem da mãe natureza e também brincar no pequeno tubo formado pela cachoeira.

Possui águas claras e também é bastante frequentada durante a temporada alta, ainda que, menos do que a do Escorrega, pois é mais distante.

Cachoeiras ‘da Mãe’, ‘do Filho ’ e ‘do Pai’

No Sana também há um complexo de cachoeiras “em família”. Trata-se da Cachoeira da Mãe, Cachoeira do Filho e Cachoeira do Pai (nesta ordem) que são muito famosas.

Há também quem chame esta localidade de “circuito das águas do Sana“. A fama é também grande devido aos platôs de onde as pessoas mais aventureira saltam de grandes alturas até poção. Pura adrenalina, o que não significa que não é preciso tomar cuidado, ok?

Vamos a cada uma delas:

Cachoeira da Mãe

Cachoeira da Mãe - Sana - RJ - Vamos Trilhar

A Cachoeira da Mãe é a primeira das três. Sua base para saltos é de aproximadamente 12 metros de altura. 

Prainha na Cachoeira da Mãe - Sana - RJ - Vamos Trilhar

Aos seus pés está um poço grande, ótimo para nadar e se refrescar em dias quentes. Há também uma laje onde é possível tomar sol, relaxar e conversar com os amigos e turistas que fazem do local uma espécie de “prainha”.

Conta-se que recebeu este nome, pois os antigos viam na cachoeira uma certa semelhança com a imagem de Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo.

Cachoeira do Filho

Cachoeira do Filho - Sana - RJ - Vamos Trilhar

Em seguida, encontramos a Cachoeira do Filho, por uma trilha um pouco mais difícil, especialmente para crianças e idosos. Das três cachoeiras, a do Filho é a menor.

Escorregando da Cachoeira do Pai para Cachoeira do Filho - Sana - RJ - Vamos Trilhar

Como nós pulamos de cima da Cachoeira do Pai, existe uma opção de escorregar pelo rio até a Cachoeira do Filho. Vai levar algumas pancadinhas, mas dá pra ir de boa e é bem divertido.

Escorregando da Cachoeira do Filho para Cachoeira da Mãe - Sana - RJ - Vamos Trilhar

Além do escorrega que citei acima, ela ainda possui um generoso poço e um “tobogã natural” que escorrega até o poço da Cachoeira da Mãe. Mas, atenção: esse escorregador é muito mais veloz que os outros que mencionei neste post, o que pode provocar acidentes. É bom tomar um certo cuidado.

Cachoeira do Pai

Cachoeira do Pai - Sana - RJ - Vamos Trilhar

A Cachoeira do Pai oferece uma visão é incrível! Sua queda d’água é fortíssima e tem aproximadamente 15 metros; desagua num poço bem fundo encravado no meio das rochas. 

Cachoeira do Pai - Sana - RJ - Vamos Trilhar

É recomendado conversar com um guia antes de fazer o salto e pegar dicas com pessoas que já saltaram. 

A volta

Outros poços ao longo do caminho - Sana - RJ - Vamos Trilhar

Na volta do circuito de cachoeiras você pode escolher se quer ir pela trilha ou se vai descendo o rio. Nós fizemos das duas formas pois visitamos o local mais de uma vez. Recomendamos ir pelo rio pois, ao longo do caminho, você encontrará diversas outras quedas d’água para se refrescar.

Como chegar nas Cachoeiras do Vale do Peito do Pombo?

Por fim, veja algumas dicas para chegar ao Sana:

Do Rio de Janeiro (165 Km de distância)

Para quem sai do Rio, ao chegar à Rodoviária de Casimiro de Abreu deve passar para o lado esquerdo da pista (sentido Rio de Janeiro) através do rodo. Seguir pelos 26 km até o centro do Arraial do Sana, dos quais 20 são asfaltados e que vai até o Portal do Sana na ponte da Amizade, que cruza o Rio Macaé na Barra do Sana, e o restante do percurso é feito em estrada de terra batida. 

De ônibus deve-se seguir até o Terminal Rodoviário de Casimiro de Abreu e dali tomar outro ônibus até o Sana.

De São Paulo (589,60 km de distância)

Saindo de São Paulo, deve-se tomar a Rodovia Pres. Dutra; Av. Brasil e seguir pela Ponte Rio-Niterói tomando a BR-101 e seguir até a entrada para o Sana em frente à Rodoviária na chegada a Casimiro de Abreu. 

De ônibus deve-se seguir até o Terminal Rodoviário de Casimiro de Abreu e dali tomar outro ônibus até o Sana.

De Vitória/ES (418 km de distância)

Saindo de Vitória, deve-se tomar a BR-262 e seguir até Viana tomando a BR-101 e seguir até a entrada para o Sana logo após o Posto de Gasolina na chegada a Casimiro de Abreu. 

De ônibus deve-se seguir até o Terminal Rodoviário de Casimiro de Abreu e dali tomar outro ônibus até o Sana.

→ Confira o episódio 25 do Vamos Trilhar, nosso programa no YouTube: Cachoeiras do Sana (Pai, Filho, Mãe, Sete Quedas e Escorrega) – RJ.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *