Qual o segredo das fotos da Pedra do Telégrafo – RJ?

Tempo de leitura: 2 minutos

Roteiro da trilha da Pedra do Telégrafo - RJ - Vamos Trilhar

Sabe aquela foto que pelo menos algum conhecido seu já postou, em que estava dependurado numa rocha à beira do precipício no Rio de Janeiro? Provavelmente foi tirada na Pedra do Telégrafo, um dos pontos mais procurados para aproveitar a paisagem carioca.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Sobre a Pedra do Telégrafo

A verdadeira Pedra do Telégrafo - RJ - Vamos Trilhar

A Pedra do Telégrafo é um dos destaques do setor das Praias Selvagens do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), que é um dos maiores do mundo.

Para chegar na Pedra do Telégrafo temos que subir por 1.880 metros de caminho e 356 metros de altitude, que leva em média 1 hora a partir do bairro de Barra de Guaratiba, na zona oeste carioca. A trilha é sinalizada e devemos seguir para as praias selvagens até o acesso para nosso destino.

Apesar de chamada de Pedra do Telégrafo, o nome dado à rocha onde podemos tirar a famosa foto é outro: Pedra do Cavalo, da Bigorna ou do Abismo. Do seu topo podemos ver a Praia de Grumari, as Praias Selvagens de Guaratiba e as Pedras da Gávea e do Pontal.

A verdadeira Pedra do Telégrafo alguns minutos a pé subindo o morro. Para escalar nela é preciso equipamentos e no seu topo há uma bandeira do Brasil onde havia uma estação militar de monitoramento da costa, com vista deslumbrante da região.

Para os que preferem passeios mais seguros e acompanhados indicamos que procure por um guia, que pode ainda apresentar outros atrativos turísticos da região.

Perigo ou ilusão de ótica?

Ilusão de ótica - Pedra do Telégrafo - RJ - Vamos Trilhar

Quem vê as fotos da Pedra do cavalo (“Pedra do Telégrafo”) e não conhece o lugar tem certeza que é uma loucura. A rocha que fica mais no extremo tem uma ponta virada para o penhasco e logo ao lado está o precipício, por isso todo cuidado é pouco.

Porém, 50 cm abaixo dessa ponta há uma parte lisa com pouco declive onde podemos ficar em pé e nos pendurar para fazer a posição. Com a foto planejada, o posicionamento e enquadramento adequados a fotografia mostra somente a área da ponta da rocha, parecendo não existir apoios.

Como este é um atrativo muito visitado no Rio de Janeiro, dê preferência para visitar nos dias de semana, pois a fila para tirar a foto pode demorar até 3 horas nos fins de semana. O período da tarde é o mais indicado porque a luminosidade é maior nessa área.

Fotos da Pedra do Telégrafo

Muita gente mesmo tem se disposto a subir “o Telégrafo” e tira onda com as fotos nas redes sociais. Veja algumas imagens que encontramos por aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *