Conheça tudo sobre o Pico do Itacolomi – MG

Conheça tudo sobre o Pico do Itacolomi - MG - Vamos Trilhar

Nos nossos dias de visita na região de Ouro Preto e Mariana, fizemos a trilhar do Pico do Itacolomi, que fica no Parque Estadual do Itacolomi, um dos principais locais para caminhadas, banhos e esportes de aventura da região.

Esse pico pode ser visto de diversos locais, como do centro histórico de Ouro Preto. Por isso, foi utilizado como referência para aventureiros e viajantes que andavam pela região nos séculos XVII e XVIII, quando buscavam ouro e pedras preciosas e avistavam esse pico -, que ficou conhecido como “Farol dos Bandeirantes”.

Parque Estadual do Itacolomi

Parque Estadual do Itacolomi - MG - Vamos Trilhar

O Pico do Itacolomi está localizado no Parque Estadual do Itacolomi, que foi criado em 14 de julho de 1967 e tem 7.000 hectares. Compreende montanhas, vales, rios, formações rochosas, muita biodiversidade, córregos, rio, ribeirão e vistas panorâmicas da região e arredores, como a região do Caraça.

O Parque do Itacolomi funciona de terças a domingo das 08:00 até 17:00h.  As trilhas são indicadas para crianças acostumadas a caminhar e têm sinalização adequada.

O acesso para a trilha do Pico do Itacolomi é cobrado e existe um camping no parque. Os pagamentos devem ser feitos no escritório, próximo da entrada do parque.

Atrativos do Parque Estadual do Itacolomi

Bifurcação - Parque Estadual do Itacolomi - MG - Vamos Trilhar

Seguindo a pé em uma hora, você chegará em uma bifurcação na entrada da administração do parque, onde tem uma bica de água e um banco para descansar.

Esse caminho tem vista incrível para as serras, a rodovia BR 356 e para a cidade de Ouro Preto. A vegetação foi ficando mais densa quanto mais subia, acompanhada de flores e pássaros.

A opção de camping no parque atrai turistas que se hospedam para aproveitar mais de um dia os atrativos. Há estacionamento, restaurante, alojamento, área para churrasco, área gramada, quadra de vólei de areia, parque infantil, uma casa de funcionário do parque e até um heliponto próximos do camping.

Seguindo após o camping pela esquerda da Lagoa da Curva, você chega ao Lago da Capela e depois na Casa Bandeirista, onde há banheiro e bebedouro. Essa é uma casa grande com estilo rural que remete ao século XVIII, que apresenta boas histórias locais.

Casa do Bandeirista - Parque Estadual do Itacolomi - MG - Vamos Trilhar

Próximo da Casa Bandeirista está a invejável Casa do Pesquisador, com um gramado convidativo. Margeando a Lagoa da Curva existe pequeno túnel e mais a frente as ruínas de uma antiga olaria, de onde saíam materiais para construções em Ouro Preto, além de um heliponto e da Praça de Serviços.

No caminho entre a Casa Bandeirista e o Centro de Visitantes existem várias esculturas em aço de pessoas importantes na história da região. No Centro de Visitantes encontramos informações sobre o parque e atividades interativas.

Centro de Visitantes - Parque Estadual do Itacolomi - MG - Vamos Trilhar

Ao lado do Centro de Visitantes está o Centro Administrativo, onde era a sede da antiga fazenda São José do Manso, e próximo o Museu do Chá, onde a história da importante atividade comercial da região no início do século XX está apresentada. Nesse museu se destaca o conjunto de máquinas alemães que produziam o chá-preto.

Até os Centros Administrativo e de Visitantes são 5 km desde a portaria, em estrada de terra que pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou de carro. Há um estacionamento no Centro Administrativo e deste ponto inicia realmente o caminho para o Pico do Itacolomi e outras trilhas menores.

A Trilha da Capela é uma dessas, tem 1.400 metros com subida e descida acompanhadas de vegetação até a Capela de São José, do século XX, e a Lagoa da Capela, onde há opção de banho, natação, tirolesa e um deck para descanso.

Próximo do Lago da Capela inicia a Trilha do Lago, com 400 metros e pontos de ótima visão do parque.

A trilha do Pico do Itacolomi

A trilha do Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi - MG - Vamos Trilhar

O caminho para o Pico do Itacolomi também inicia no Lago da Capela, seguindo a esquerda para o Morro do Cachorro, onde tem antenas de comunicação. Após cerca de 2 km de subida seguir a direita na bifurcação. A trilha é bem suave e plana no início, mas depois segue íngreme e acompanhada de paredões. Ela é bem marcada e sinalizada.

Subindo trilha do Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi - MG - Vamos Trilhar

Em alguns minutos tem um platô com visão imperdível para boa parte da região do entorno. Após o platô a trilha continua íngreme até chegar nos campos de altitude. Depois deve-se seguir em direção ao ponto mais alto do morro a frente, passando por uma lagoa à esquerda, em caminho único e bem marcado. Adiante 30 minutos do platô está o melhor ponto para ver a paisagem: o Mirante Principal, de onde se tem visão 360° da região que se complementa com o Pico do Itacolomi.

No topo do Pico do Itacolomi - Parque Estadual do Itacolomi - MG - Vamos Trilhar

Durante todo o trajeto pegamos um chuva constante, muitas nuvens e ventos fortes. Acabou que a nossa trilha foi muito mais pelo desafio do que para aproveitar a beleza do local, já que não tivemos vista em nenhum momento.

Do Lago da Capela até o Pico do Itacolomi são 7 km de caminhada. No final, chega à base do pico de 1.772 metros. Para subir no Pico do Itacolomi existem também vias de escalada.

Como chegar

Placa da Estrada Real - Parque Estadual do Itacolomi - Vamos Trilhar

De Belo Horizonte para o Parque Estadual do Itacolomi são 110 km, iniciando pela BR 040 para o trevo de Ouro Preto e seguindo pela Rodovia dos Inconfidentes (BR 356) no sentido para Mariana. Na Santa Casa na cidade de Ouro Preto, virar a direita para a portaria do parque.

Existem ônibus da capital que passam por Ouro Preto e Mariana e deixam na entrada do parque.

Dicas

Nessa região é comum o dia amanhecer com tempo fechado com neblina, abrindo sol forte pela manhã e início da tarde. De maio a setembro chove menos. Existem opções de guias de turismo em diferentes línguas, que acompanham toda a visita ao Pico, garantindo a segurança da visita.