Salar de Uyuni – Dias 3 e 4: nascer do sol no Deserto de Sal e mais (FT. Fui Gostei Trips)

Tempo de leitura: 4 minutos

youtube-salar-de-uyuni-dias-3-e4-fui-gostei-trips-vamos-trilhar
O terceiro dia da travessia do Salar de Uyuni foi o mais esperado. Era o dia que conheceríamos o maior Deserto de Sal do mundo.

Acordamos ainda de madrugada (4h30) no hostel de sal, arrumamos nossa mala, tomamos o café da manhã e entramos no veículo da Fui Gostei Trips para começar mais um dia de passeio.


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Estava bem frio e o local onde assistimos o nascer do sol não era tão distante de onde nos hospedamos do segundo dia de travessia para o terceiro. Foram só 15 minutos de carro até o local.

Ao chegar já vimos aquele grande espelho d’água que não tinha fim e um pouco da luz solar ao fundo, já ameaçando sair, com algumas nuvens no céu criando um cenário de tirar o fôlego. Confesso que senti uma felicidade enorme ao saber que estava ali, realizando o meu sonho. Um aperto forte no peito e uma vontade grande de chorar de felicidade.

Como havia chovido no dia anterior, ele estava com bastante água em diversos pontos, logo estava muito espelhado. A grande dica é levar um calçado impermeável para usar durante todo o dia. Como a minha bota soltou o solado ainda no Atacama, tive esse problema e fiquei com os pés encharcados de água e sal durante todo o dia. Foi um pouco incômodo mas deu pra sobreviver.

Ficamos cerca de 1 hora na parte do salar que assistimos ao nascer do sol e deu pra tirar muitas fotos maravilhosa e contemplar um grande espetáculo da natureza.

Depois disso, voltamos para o veículo e seguimos adentrando para o deserto de sal para ver outras partes com espelho d’água e outra iluminação. A segunda parada foi às 7h da manhã.

Uma curiosidade que o guia nos contou é que a região do Salar de Uyuni já foi oceano e com o surgimento das cordilheiras a água do mar subiu e formou uma lagoa. Tanto que em algumas partes dos Salar você consegue encontrar alguns corais petrificados. A lagoa evaporou e ficou todo o sal, quando chove forma o espelho d’água e dá esse efeito bem diferente no lugar. O Salar de Uyuni tem 12.600 km², o que o torna o maior deserto de sal do mundo.

A terceira parada do dia foi na parte que não havia mais espelho d’água, onde vimos o chão todo de sal do deserto, perfeito para tirar aquelas fotos em perspectiva. Foi o que fizemos. Acho que foi o ponto do passeio que ficamos mais tempo parados.

Depois disso ficamos um longo tempo viajando pelo deserto dentro do carro, deu até pra tirar uma soneca. De qualquer forma a gente só queria ficar observando todo o espelho d’água que a gente estava passando. Teve uma hora que o efeito foi tão forte, estava tão espelhado que achei que a gente fosse cair em um precipício em um momento, mas era só o reflexo do céu mesmo. Muito louco!

Da parada anterior até o Monumento das Bandeiras foi 1 hora de carro direto pelo salar. Conseguimos ver bandeiras de muitos países diferentes, inclusive o nosso amado Brasil. Ali do lado tem o Monumento Dakar, em homenagem ao Rally Dakar que aconteceu na região. Foi uma parada rápida para tirar fotos e voltarmos para a estrada.

O quinto lugar que paramos no passeio foi a feirinha de artesanatos para comprar algumas lembrancinhas da região. Nós compramos várias coisas para nossos familiares, amigos e para nossa casa. Depois já fomos almoçar no centro de Uyuni, onde comemos um bife de lhama. Estava muito gostoso. Também tinha opção para quem não come carne.

A sexta parada foi o cemitério de trens, para ver os “esqueletos” dos primeiros trens que chegaram na Bolívia. Parece que a gente voltou no tempo enquanto andamos perto deles.

Seguindo por mais 3h30 de estrada voltamos para Villamar, que foi o local que dormimos no primeiro dia de travessia, jantamos e nos preparamos para dormir cedo e descansar bastante, pois novamente acordaríamos de madrugada para voltar ao Atacama.

No quarto dia de travessia, saímos de hotel às 4 horas da manhã e iniciamos a volta. Só fizemos uma parada em todo trajeto que foi nas Termas, que também visitamos no primeiro dia, para tomar café da manhã.

Levamos cerca de 3h para chegar na fronteira e começar todo aquele processo burocrático novamente, que demorou um tempo considerável. Já no Atacama, descansamos no hostel e nos preparamos que faríamos mais passeios no mesmo dia.

Confira o vídeo:

? PARCERIA COM FUI GOSTEI TRIPS
https://www.fuigosteitrips.com.br
https://www.instagram.com/fuigosteitrips

? CUPOM DE DESCONTO: VAMOSTRILHAR5

? MEU BLOG:
https://www.vamostrilhar.com.br/

? MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar
Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar
Pinterest – https://www.pinterest.com/vamostrilhar
Tiktok – https://vm.tiktok.com/75QtcR

? CANAL DO TELEGRAM: https://t.me/vamostrilhar

? GRUPO DO FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/700736483347493

? SE INSCREVE AQUI NO CANAL: http://bit.ly/24Q5stg

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *