Conhecendo o Buraco do Padre e a Fenda da Freira (Ponta Grossa – PR)

Tempo de leitura: 4 minutos

youtube-ponta-grossa-pr-buraco-do-padre-fenda-da-freira

O Buraco do Padre e a Fenda da Freira são dois atrativos incríveis do Parque Nacional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa no Paraná. Confira como foi nosso passeio de uma tarde por lá!


Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então segue o @vamostrilhar no Instagram agora pra acompanhar as nossas trilhas e viagens!

Logo depois de passar uma manhã inteirinha conhecendo o Parque Estadual de Vila Velha, pegamos estrada em direção ao Buraco do Padre. Levamos cerca de 1 hora até o destino final. No meio do caminho ainda pegamos chuva que achamos que estragaria nosso passeio, porém ela passou bem rápido e o sol logo abriu.

Ao chegar no local, ficamos encantados com a infraestrutura. Vendo as fotos na internet, a gente não esperava que fosse tão bem estruturado e que o parque fosse tão grande quanto é. Tem restaurante, brinquedos para crianças, espaço para fazer churrasco e muito mais. Ótimo para um passeio em família!

Paramos no Centro de Visitantes onde compramos o ingresso para entrada. Estudantes, professores, maiores de 60 anos e menores possuem direito à meia entrada. Pagamos 15 reais cada um, que deu direito a fazer a trilha do Buraco do Padre.

A trilha da Fenda da Freira tem um valor separado de 20 reais e é possível comprar o acesso na entrada dela. Não compramos no centro de visitante pois não sabíamos se daria tempo de fazê-la.

Começamos a trilha para o Buraco do Padre, que é adaptada para pessoas com deficiência, inclusive o parque possui uma cadeira anfíbia. O trajeto até o atrativo tem 880 metros de extensão, praticamente todo plano e sem obstáculos.

No meio do caminho vimos a entrada da Fenda da Freira, resolvemos arriscar e pagamos a entrada para conhecer este atrativo. O Burcado do Padre pode ser visitado até 19h e a Fenda da Freira só até às 16h30.

A trilha do Favo, que leva para a Fenda da Freira e para o Poço Encantado, é um pouco mais puxada que a do Burcado do Padre, mas nada muito complexo. Ela é toda bem marcada e já começa mais íngreme desde o início. Em alguns dos trechos tem que subir algumas pedras. Em 7 minutos chegamos em uma bifurcação que leva para outros atrativos e para a Fenda.

Encontramos com os guias logo na entrada do caminho para a Fenda da Freira, fizemos o pagamento, vestimos os equipamentos de segurança e atravessamos a cerca para entrar no atrativo.

Ao chegar na Fenda, descemos uma escadinha de madeira e já sentimos aquele ar condicionado natural das grutas, com cerca de 18 graus. Ao longo do caminho o guia vai nos dando uma verdadeira aula sobre a história e a geologia do local. Aos poucos vamos adentrando a fenda até chegar um ponto que fica tão estreito que não dá mais pra passar, só com equipamentos específicos.

Durante o trajeto, conseguimos ver algumas formações rochosas curiosas como a Proa do Navio. Também vimos algumas plantas e animais. Nós visitamos no último horário do passeio, então a visibilidade dos raios solares já não estava tão boa, começou a escurecer um pouco e acabamos este passeio para poder conhecer outros atrativos.

Voltamos para a bifurcação anterior para conhecer o Poço Encantado, a Toca do Morcego e o Buraco do Padre por cima.

Em pouco tempo chegamos ao Poço Encantado e ficamos bem surpresos. Além de um bom poço, possui uma queda d’água de um pouco mais de 2 metros de altura. Ótimo pra tomar um bom banho. Ficamos pouco tempo por lá, pois começou a chover um pouco e ficamos com medo de não conseguirmos conhecer o Buraco do Padre.

A Toca do Morcego fica logo ao lado da queda d’água do Poço Encantado, só demos uma olhadinha rápida e voltamos para a trilha. Em seguida, chegamos ao ponto do topo do Buraco do Padre. Não deu pra ver muito bem a cratera devido ao mato ao redor e também tinha uma proteção para não chegar próximo pelo risco de acidentes. Porém, dava pra ouvir bem as pessoas lá em baixo se divertindo quando entravam na água.

Voltamos para a trilha principal do Buraco do Padre, agora para seguir até o final. Mais pra perto do final, são várias passarelas de madeira para você atravessar, fazendo um cenário bem bonito de se caminhar. Conforme vamos chegando mais perto e ouvindo o barulho d’água, mais ansiosos ficávamos. Quando começamos a ver a queda d’água, ficamos sem palavras. Que lugar maravilhoso! Um dos mais lindos que já visitamos. Superou nossas expectativas, mesmo já tendo visto fotos. Ao vivo é mágico.

Conseguimos aproveitar sozinhos o local até perto da hora de fechar o parque. Voltamos para a trilha e pegamos estrada para voltar para Curitiba. Sem dúvidas, é um passeio de bate e volta imperdível!

Confira o vídeo:

? MEU BLOG:
https://www.vamostrilhar.com.br/

? MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar
Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar
Pinterest – https://www.pinterest.com/vamostrilhar
Tiktok – https://www.tiktok.com/@vamostrilhar

? CANAL DO TELEGRAM: https://t.me/vamostrilhar

? GRUPO DO FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/700736483347493

? SE INSCREVE AQUI NO CANAL: http://bit.ly/24Q5stg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *